Seguimento Sul - Abril 2012



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de chuva de manhã e ao final da tarde, este evento tem sido muito fraco em termos de trovoadas.

Máxima: 18.0ºC
mínima: 12.2ºC

Precipitação: 10 mm

Desde do dia 29 até agora, registei 95 mm. :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tarde típica primaveril, com muita chuva e trovoada:

etz02042012b.JPG


etz02042012a.JPG


etz02042012c.JPG


etz02042012d.JPG
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Numa hora consegui acumular 7,2mm com a trovoada que se abateu aqui, por sinal moderada, no total 7,8mm. Neste evento total de 14,7mm.

Agora sigo com 11,9ºC e 94% HR com vento fraco e céu nublado.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas, por aqui, dia de chuva de manhã e ao final da tarde, este evento tem sido muito fraco em termos de trovoadas.

Máxima: 18.0ºC
mínima: 12.2ºC

Precipitação: 10 mm

Desde do dia 29 até agora, registei 95 mm. :D

Por aqui em Santa Bárbara desde o dia 29 de Março rendeu cerca de 60 mm, contando já com o dia de hoje.....
O mês de Março com cerca de 50 mm (superior á média de Faro não de Santa Bárbara) e Abril rendeu até ao momento cerca de 12 mm ....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Por aqui em Santa Bárbara desde o dia 29 de Março rendeu cerca de 60 mm, contando já com o dia de hoje.....
O mês de Março com cerca de 50 mm (superior á média de Faro não de Santa Bárbara) e Abril rendeu até ao momento cerca de 12 mm ....

Parece que o sotavento é o grande vitorioso !
Mesmo assim 60mm não é nada mau...mas ter Olhão com mais precipitação do que a zona serrania de Santa Bárbara, e nesta altura do ano é algo raro. Não sei os acumulados totais nas serras, como Monchique ou Barranco de Velho, por exemplo, mas devem andar à volta do mesmo que Olhão, quando normalmente nesta altura costuma ser o dobro.
A convectividade tem destas coisas...

Por aqui segue com uma manhã de Inverno muito escura e húmida, mas sem chuva. Há a hipótese de aguaceiros e trovoadas pela tarde mas parece que a acontecerem será apenas junto à fronteira nas regiões do interior.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Bom parece que vai tudo para Olhão! Tenho relatos que chove torrencialmente em Olhão desde há 30min. Ao ver as imagens de radar está uma célula minúscula a afectar o litoral do sotavento.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Bom parece que vai tudo para Olhão! Tenho relatos que chove torrencialmente em Olhão desde há 30min. Ao ver as imagens de radar está uma célula minúscula a afectar o litoral do sotavento.

Boas, por aqui, parece que choveu. Em Faro não vi chover durante a manhã, mas no caminho para Olhão parece que choveu uma boa chuvada.

Hoje, não esperava já precipitação por estas bandas acumulei cerca de 14 mm. Tem passado tudo por aqui, ainda vem o tempo que vai passar tudo ao lado. :lmao:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Rescaldo de ontem, acumulei 7,8mm de precipitação enquanto a EMA Portalegre (Cidade) acumulou uns impressionantes 19mm e a EMA principal apenas 6. Foi um bom evento de trovoada finalmente.

Hoje sigo com 12,8ºC e 77% HR com vento moderado de NW. Mínima de 9,6ºC.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Hoje fiquei a zeros, se choveu só menos de 0.2mm, mas não me parece.

E parece que vi um árvore que levou com um raio, era um sobreiro velho ainda vivo que tinha a cortiça chamuscada(isto já dos incendios de 2005) por isso ainda tenho duvidas, mas metade de uma pernada estava no chão como se tivesse sido arrancada por uma explosão, e havia muitos bocados de cortiça e troncos partidos à volta, ainda era uma rama com 3-4 metros de comprimento e uns 150Kg.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tirando os aguaceirtos moderados hoje por volta do meio-dia no sotavento algarvio, o tempo esteve mais tranquilo em todo o sul do continente. Para amanhã deverão voltar novamente as condições de instabilidade, especialmente para as regiões montanhosas do interior, com o reposicionamento do sistema depressionário que tem afectado a Península Ibérica.

Alandroal segue agora com 11,5 ºC, com mínima de 10,5 ºC na noite passada.