Seguimento Sul - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
JLRy0MC.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo.

Máxima: 29.2ºC
mínima: 19.3ºC
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Dia de céu limpo e algum calor, excelente para piscina! :D
Máx: 33,7ºC
Min: 14,4ºC

Tatual: 24,5ºC
________
@Manmarlopes, Obrigado pelo comentário que ainda escreveste no tópico de Julho. Abraço :)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,671
Local
Loures
Por Manta Rota, há cerca de meia-hora estavam 20,7ºC. Agora, após a mudança da direcção do vento para o quadrante Norte, estão 28,0ºC (dados do sensor auriol). EDIT 21:46 - 28,4ºC.

Um típico dia algarvio, mais concretamente do sotavento: dia a aquecer pela manhã, pelas 11/12h o vento roda para o quadrante Sul e a temperatura desce, estagnando à porta dos 30ºC. Ai final da tarde/início da noite, volta o vento de Norte e a temperatura dispara.

Nota para a água gelada, especialmente durante a manhã. No quadro da concessão estava escrito "18ºC", mas não me admirava se estivessem menos. Já fui duas vezes a Matosinhos este ano e não me custou tanto a entrar na água. No levante, no party :D
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Por Manta Rota, há cerca de meia-hora estavam 20,7ºC. Agora, após a mudança da direcção do vento para o quadrante Norte, estão 28,0ºC (dados do sensor auriol). EDIT 21:46 - 28,4ºC.

Um típico dia algarvio, mais concretamente do sotavento: dia a aquecer pela manhã, pelas 11/12h o vento roda para o quadrante Sul e a temperatura desce, estagnando à porta dos 30ºC. Ai final da tarde/início da noite, volta o vento de Norte e a temperatura dispara.

Nota para a água gelada, especialmente durante a manhã. No quadro da concessão estava escrito "18ºC", mas não me admirava se estivessem menos. Já fui duas vezes a Matosinhos este ano e não me custou tanto a entrar na água. No levante, no party :D
Boas férias Duarte

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Por Manta Rota, há cerca de meia-hora estavam 20,7ºC. Agora, após a mudança da direcção do vento para o quadrante Norte, estão 28,0ºC (dados do sensor auriol). EDIT 21:46 - 28,4ºC.

Um típico dia algarvio, mais concretamente do sotavento: dia a aquecer pela manhã, pelas 11/12h o vento roda para o quadrante Sul e a temperatura desce, estagnando à porta dos 30ºC. Ai final da tarde/início da noite, volta o vento de Norte e a temperatura dispara.

Nota para a água gelada, especialmente durante a manhã. No quadro da concessão estava escrito "18ºC", mas não me admirava se estivessem menos. Já fui duas vezes a Matosinhos este ano e não me custou tanto a entrar na água. No levante, no party :D

Podes crer, Duarte, está um verdadeiro gelo. No ano passado, estava mais 3ºC do que está por esta altura. :D

Por aqui, a temperatura também ronda os 28ºC. com vento Norte.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Podes crer, Duarte, está um verdadeiro gelo. No ano passado, estava mais 3ºC do que está por esta altura. :D

Por aqui, a temperatura também ronda os 28ºC. com vento Norte.
Basicamente está a acontecer algo idêntico a 2014. Esse ano também foi resumido a muita nortada e em Julho a água no Algarve estava gelada. A boa notícia é que começou a chover logo no início de Setembro e o outono foi bastante chuvoso, mas quanto ao inverno não se pode dizer o mesmo. Veremos o que está reservado este ano. :p
Hoje, uma noite mais típica do Algarve no verão, pois, já há mais calor acumulado no Alentejo para ser arrastado. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Dias iguais sucedem-se e nesta altura também não se pode esperar outra coisa. :p Não fosse este tempo mais suave e onde andaria a pouca água que nos resta?! Hoje esta questão foi tema de conversa e infelizmente ainda não sabemos o que nos espera daqui para a frente. Tendo em conta aquilo que tem ocorrido nos últimos anos em Setembro e Outubro, é sempre um receio.
Ribeira de Arronches...
2y4jU31.jpg

Tendo em conta o estado da mesma, na horta apenas restam as plantações de sequeiro...
DC2hIPg.jpg

....
AnwLRih.jpg

Poente marcado pelo fumo do incêndio de Tomar/Abrantes...:(
0CN7rZb.jpg

________________
Máx: 34,2ºC
Min: 13,8ºC

Tatual: 23,7ºC
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Há 1 ano atrás, registava neste mesmo dia (e provavelmente por esta hora) 46,1ºC. Uma onda de calor histórica, pelos vários recordes registados, mas principalmente devido à sua duração. Era bom não voltar a ocorrer tal coisa tão depressa, mas são situações cada vez mais frequentes no futuro, infelizmente!
O dia de hoje segue com céu limpo e calor, um típico dia de verão portanto.
Máx: 33,8ºC
Min: 16,1ºC

33,2ºC atuais com algum vento de Oeste.
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
De novo pelos Algarves, mas desta vez para férias, sigo aqui em Cabanas com 25°C e céu limpo. :)

Reparei, a caminho daqui, que os solos estão completamente ressequidos, até os arbustos estão secos. Já parece 2017, ou pior, 2005. Se vier para aí uma vaga de calor no outono do género de setembro de 2016, acho que teremos bastantes problemas... :( :rain:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,671
Local
Loures
Boa noite,
De novo pelos Algarves, mas desta vez para férias, sigo aqui em Cabanas com 25°C e céu limpo. :)

Reparei, a caminho daqui, que os solos estão completamente ressequidos, até os arbustos estão secos. Já parece 2017, ou pior, 2005. Se vier para aí uma vaga de calor no outono do género de setembro de 2016, acho que teremos bastantes problemas... :( :rain:

Estive esta noite por Cabanas, jantei no restaurante "O Ideal", recomendo vivamente :p

Ambiente muito agradável, algum vento de Norte a manter a temperatura nos 27ºC (temperatura que o carro marcava pelas 23h).

Agora de regresso a Manta Rota, 24,1ºC e vento moderado de Norte.
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
A última noite aqui por Cabanas foi tropical, com uma mínima de 20,4°C.
Agora estão 25,3°C e céu limpo. A máxima, como é habitual, registar-se-á lá para o fim da tarde/início da noite. :) :calor:

Há exatamente um ano atrás, estava eu de férias em Albufeira durante a vaga de calor. Nesse dia, estavam 25°C, um vento fresco e um céu de trovoada. De facto, trovejou e choveu bem. :rain:
Após a passagem da trovoada, assisti a um evento raríssimo: um "heatburst". A temperatura subiu de 23°C até 37°C em 5 minutos. Como tinha chovido bem, não havia ninguém na praia, logo foi uma tarde incrível e para recordar. :) :hehe:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.