Seguimento Sul - Fevereiro 2014

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Isto promete promete mas o radar está um vazio enorme!
Pela imagem que se pôs ao fim da tarde (escuro e com períodos de chuva forte) e pelo vento que se faz sentir eu diria que estava aí a vir algo que os modelos não previam mas parece-me que não.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Isto promete promete mas o radar está um vazio enorme!
Pela imagem que se pôs ao fim da tarde (escuro e com períodos de chuva forte) e pelo vento que se faz sentir eu diria que estava aí a vir algo que os modelos não previam mas parece-me que não.

É verdade, olhando para as imagens de radar e de satélite do IPMA, não me parece que os algarvios sejam bafejados com a chuva de forma significativa, nas próximas horas. O evento de hoje para aí é para esquecer...:angry:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
É verdade, olhando para as imagens de radar e de satélite do IPMA, não me parece que os algarvios sejam bafejados com a chuva de forma significativa, nas próximas horas. O evento de hoje para aí é para esquecer...:angry:

Não de esperar grandes precipitações em termos de intensidade mas sim vento forte e agitação marítima... mas segundo a GFS a chuva começará a cair com alguma intensidade a partir das 23h... venha ela que é bem vinda!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já não é de agora essa fama...deve de estar aí a resposta para o Aurélio:lol:

Por aqui apanhei um valente aguaceiro acerca de meia hora com água muito
grada, ainda criou uns bons riachos na estrada mas foi sol de pouca dura e depois acalmou tudo.

Lamento mas não me convences ... este valor é equivalente ao que se passou na Praia da Luz em Lagos que conseguiu ter quase 50 mm em cerca de 20 minutos, impressionante não ????
Pois nem sempre as estações debitam os dados correctamente e não tenho qualquer dúvida que este valor está errado ....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Lamento mas não me convences ... este valor é equivalente ao que se passou na Praia da Luz em Lagos que conseguiu ter quase 50 mm em cerca de 20 minutos, impressionante não ????
Pois nem sempre as estações debitam os dados correctamente e não tenho qualquer dúvida que este valor está errado ....

Aurélio, o erro da estação está no dia 13 de Janeiro, não choveu 20.2 mm, os outros valores estão dentro dos limites e a diferença não é assim tão grande.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aurélio, o erro da estação está no dia 13 de Janeiro, não choveu 20.2 mm, os outros valores estão dentro dos limites e a diferença não é assim tão grande.

O valor da Praia da Luz está completamente errado foi num dia de grande temporal, em que na maré cheia a estação deve ter levado com ondulação em cima, por estranho que possa parecer. Confirmei isso mesmo com as imagens de satélite ....

No Patação admito que tenha chovido no máximo um valor idêntico ao de Almancil, ou seja cerca de 60 mm ...

Quer dizer em Loulé chove 80 mm, em Almancil 58 mm, na Luz de Tavira 69 mm, Faro apesar de ter um erro no dia 17, nesse dia choveu uns 20 mm (no máximo) que faz com que haja um valor semelhante a Almancil, tu deves ter uns 60 mm acumulados, e Patação terminava com 100 mm ??
Mas andamos aqui a enganar quem ....

Gostava era de saber onde posso consultar os dados diários da estação do Patacão ..... para conseguir detectar a anomalia !

Sabes o link directo para esses dados ?
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)