Seguimento Sul - Fevereiro 2014

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Local
Terra
Sei que esteve a chover em Aljezur mas a "frente" estagnou de tal forma que pelo radar ainda não passou de Portimão... :rain:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Local
loule-caldeirao
Por aqui já dá ares a Primavera:) Não tanto pela temperatura (14/15ºc) mas pelo sol radioso e pelas muitas flores que já começam a desabrochar.
Oficialmente a nossa Primavera está aí à porta!

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Local
Terra
A manhã começou agradável mas já está a ficar nublado... Lá vão eles, temos boas pendentes no Algarve com mais de 10% de inclinação mas são todas muito curtas.

36c6a48d-9f62-4462-b957-e2c03cf86855_zps10abe1c1.jpg

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, manhã com algumas nuvens mas a tarde já foi soalheira.

Máxima: 16.6ºC
mínima: 7.3ºC

No final da etapa de hoje da Volta ao Algarve eis o insólito aconteceu :D

https://www.youtube.com/watch?v=hVHpYRe7g8g

• Gosto
Reactions: CptRena

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Local
Elvas (~300m)
Boa noite pessoal!

O dia que acabou à pouco deixou ainda 1,4mm de precipitação acumulada! :rain:

Foi um dia marcado pelas nuvens e pelo chuviscos. Só já perto das 20h é que choveu mais a sério.

A máxima foi de 14,9°C pelas 13h50 e a mínima do dia foi atingida às 23h57 com 8,9°C.

Neste momento céu com alguma nebulosidade e 7,9ºC.

Só um aparte. Parabéns à malta do Algarve, têm ai um pelotão de participantes de tirar o chapéu. Apesar de ser tão perto tenho pena de não ter disponibilidade para ir ver o nosso Rui Costa! :thumbsup:

SpiderVV

Staff
Registo
26 Ago 2010
Local
Portalegre (400m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado tornando-se nublado durante a tarde.

Máxima: 16.2ºC
mínima: 8.3ºC
actual: 8.5ºC

As cegonhas começaram a regressar a Olhão é sinal que a Primavera vem aí.

Fevereiro pode ainda ter alguma precipitação na próxima 2ª feira, mas tendo por base a normal climatológica 1981-2000 de Faro, levo com apenas 55.9 % em relação à média já incluindo este mês.

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Local
loule-caldeirao
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado tornando-se nublado durante a tarde.

Máxima: 16.2ºC
mínima: 8.3ºC
actual: 8.5ºC

As cegonhas começaram a regressar a Olhão é sinal que a Primavera vem aí.

Fevereiro pode ainda ter alguma precipitação na próxima 2ª feira, mas tendo por base a normal climatológica 1981-2000 de Faro, levo com apenas 55.9 % em relação à média já incluindo este mês.

A tendência é para que a partir de Segunda feira o tempo melhore bastante por estas bandas talvez já com umas mostras de Primavera. Aliás esta semana já senti um arzinho a Primavera que apenas não foi tão notório pela temperatura que ainda anda abaixo dos 18ºc. A questão daqui para a frente será mais a temperatura porque precipitação nem vê-la.

Bom em relação a este quase final de Inverno, por aqui vai-se notando uma subida do lençol freático, muito lenta e que apenas foi notória nestes últimos dias com alguns nascentes a começarem a correr. Nada de extraordinário pois normalmente isto acontece no mês de Dezembro e ainda mais quando não se avizinha nada de relevo para os próximos tempos. Janeiro/Fevereiro apesar de terem sido húmidos, (por aqui) não vão chegar a Novembro/Dezembro normais.
O destaque vai, ainda assim, para esta zona que mantêm o título de "penico" do Algarve:lol: pois comparado com zonas 5km mais a sul leva umas 3x mais precipitação.

Bom a manhã segue:

Temperatura: 15,62ºc
Pressão: 1028,78hpa
Vento: fraco a nulo (média de 2km/h)
Humidade:56,7%

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Local
Elvas (~300m)
Este registo deve ter escapado a alguns mas parece que...
http://meteoglobal.ipma.pt/relatos/neve-no-alto-alentenjo
http://meteoglobal.ipma.pt/relatos/neve-no-alto-alentenjo-1?from_page=meteoglobal_view

Dia 17 chegou a nevar na Serra.

Bom, 10,4ºC e 60% HR.

Vamos por partes:

Nesse dia houve precipitação? Que eu tenha memória, não!

Aqui ficam os gráficos da precipitação nas duas EMAs do IPMA que existem em Portalegre;

EMA Portalegre (cidade):

OpYyiJf.png

EMA Portalegre (serra)

mxMhlB0.png

E aqui ficam os dados horários da temperatura para esta mesma EMA de Portalegre (serra):

dGmgCbW.png

Ou seja não houve precipitação e a temperatura esteve muito elevada para tal fenómeno. Que até poderia ser muito localizado, porque não? Já aqui assistimos a muitas coisas que desafiam a ciência e os seus moldes por vezes muito quadriculados. E esta visão mais dúctil que nós amadores temos, também é uma das mais valias destas comunidades! ;)

Para reforçar a ideia temos aqui ainda os registos das duas EMAs amadoras que a cidade têm, a do colega SpiderVV e do colega Talingas.

- Registo do dia 17/02/2014 da estação do SpiderVV
- Registo do dia 17/02/2014 da estação do Talingas

Mas alguns perguntar-se-ão porquê esta minha insistência ou desconfiança...

É que a fotografia que o dito observador do fenómeno publicou é minha! :D

Podem vê-la num tópico do saudoso ano 2009 com o título: "Chuva, Neve e Granizo - «Bóris» 20 Janeiro 2009"

E aqui fica a imagem em questão:

P1204345Medium.jpg

É por estas e por outras que mais vale, sempre que possível, deixar uma marca de água nas fotos, pois infelizmente aparecem estes "artistas" a tomar como seu o que é de outros e ainda por cima para corroborar falácias descaradas!
Evidentemente vou informar o IPMA, que possivelmente nem vai ligar nenhuma, já que o projecto Meteoglobal parece ser algo completamente moribundo e com marcado desinteresse.

Conclusão, não afirmo a pés juntos que tudo seja mentira, mas... não dou mais de 5% de credibilidade! :cool:

Voltando ao tema do seguimento:
Por cá, até ao momento, a mínima foi de 3,8°C pelas 07h47 e a máxima de 12,3°C pelas 12h49.
Já tive um momento de chuvisco há cerca de 40 minutos que ainda deu para molhar a estrada, mas nada mais que isso! :(.

Em todo o caso o mês segue acima da média com 78mm acumulados.

Abraço à comunidade.

P.S.- Spider tu que até és um bom observador, acho que foste levado pelo desejo de ver o branco elemento! :D

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo mas com nebulosidade na zona serrana.

Máxima: 16.0ºC
mínima: 4.7ºC
actual: 7.9ºC

SpiderVV

Staff
Registo
26 Ago 2010
Local
Portalegre (400m)
P.S.- Spider tu que até és um bom observador, acho que foste levado pelo desejo de ver o branco elemento! :D

Pois, provavelmente :D a foto parecia me extremamente familiar mas não estava a reconhecer de onde por isso considerei verdadeira. Nem me ocorreu que não tinha havido precipitação no dia 17...