Seguimento Sul - Fevereiro 2017



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,439
Local
Arronches / Lisboa
Boas.
A acção principal ficou toda acima de Setúbal, mas aqui ainda apareceu algo lá bem longe, no horizonte a Sul do Barlavento.:D



Belas fotos!! :thumbsup:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,439
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Por aqui apenas ocorreu um aguaceiro um pouco antes das 8h. Vão aparecendo algumas nuvens de desenvolvimento no horizonte.
Mínima de 2,3°C entretanto apareceu nebulosidade e começou a subir.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Disseram-me que as barragens do sotavento estao abertas, a ser verdade ja encheram.

Nao sei ate que ponto aqueles valores tao baixos de ha uns meses atras nao serao o reflexo dos novos investimentos em pomares e estufas no sotavento, por um lado e positivo que se modernize a agricultura e se invista em regadio, por outro e conveniente nao esquecer que aquelas duas barragens em anos de seca nao serao suficientes para consumos tao elevados, pelo que devera ser repensada a estrategia para a agua na regiao.

Tenho andado à procura de confirmação, pois também já desconfiava que estes últimos dias de chuva seriam o suficiente para atestar as barragens do Sotavento Algarvio.

Na verdade nem é os pomares que me preocupam em anos prolongados de seca, os campos de golf gastam muito mais agua que os pomares que até tem sistema de rega gota a gota ou em certos casos recorrem a furos.

Aqui segue o video de inicio de descarga da Barragem de Odeleite (a barragem de Odeleite tem sistema de alerta por sirene devido à proximidade de habitações imediatamente a jusante do descarregador.


Ter em conta que este túnel é a saída do descarregador de superfície.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Trovoadas zero, não vi um único relâmpago durante a noite.

Off-Topic: Na nossa zona não, mas quando fui para Portalegre (21h) viam-se alguns flashes à distância. Calculei que fosse das células perto de Santarém, dada a distância em que se notavam os flashes.

Hoje, às 8h em Portalegre, estava uma sensação térmica bastante desagradável... Normalmente está mais agradável do que em Arronches, mas hoje era exactamente ao contrário...
Por agora, em Arronches, o céu permanece muito nublado, por vezes com cara de poucos amigos, temperatura agradável e vento fraco.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Atenção novamente ao Sotavento Algarvio.. já anda tudo a 'abanhar'

Fotos de Olhão há momentos:
857f2f0ed75d7d121b25f45ffd33c752.jpg

d1da144940899a8223a0c5195e3d538a.jpg

36f1934e8ea57ba8023eb1aedbc91016.jpg

ab74d74ced8649e315025aa81921a81c.jpg


O mítico túnel sob a linha de comboio deve estar engraçado...
 
Última edição:

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Atenção novamente ao Sotavento Algarvio.. na anda tudo a 'abanhar'

Fotos de Olhão à momentos:
857f2f0ed75d7d121b25f45ffd33c752.jpg

d1da144940899a8223a0c5195e3d538a.jpg

36f1934e8ea57ba8023eb1aedbc91016.jpg

ab74d74ced8649e315025aa81921a81c.jpg


O mítico túnel sob a linha de comboio deve estar engraçado...
Acabou de passar no jornal da SIC uma reportagem a falar sobre inundações nesse túnel.

Diga quentinho, com nuvens a passear, choveu só de noite e até agora nem uma pinguinha.
Ontem foi um dia idêntico, tirando que durante a manhã tivemos trovoadas.
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Atenção novamente ao Sotavento Algarvio.. na anda tudo a 'abanhar'

Fotos de Olhão..

As riberias procuram caminhos alternativos,
A maior parte dos n/ribeiros são de aluvião, quase não têm água durante a grande parte do ano em que não chove (até porque a maior parte das suas nascentes foram retidas para abastecimento de água) os seus leitos naturais foram ocupados e/ou encanados, quando chove mais eles procuram caminhos alternativos
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,208
Local
loule-caldeirao
As células foram muito pontuais e estáticas daí esses efeitos por Olhão. Por Faro não choveu nada de especial!
Por agora segue bem mais aberto com bons períodos de sol mas continua uma corrente de sul. Não sei se virá mais alguma coisa nas próximas horas...parece-me que não!
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,439
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Pelo o que me disseram e o que o @Dias Miguel disse, tem estado a chover à bastante tempo em Arronches, hoje caiu a sorte grande a esta zona, em Portalegre durante o dia todo apenas caíram uns pingos por volta das 16h, também não vale a pena olhar para a estação do Assumar pois registou apenas 0.8mm no dia todo, é caso para dizer, nada melhor do que ter uma estação no local de seguimento mas o dinheiro não chega para tudo. :p Boa rega antes de vir o tempo primaveril.
Neste momento já parou e dou como terminado este evento, que foi bastante bom. :thumbsup:
11,3ºC