Seguimento Sul - Fevereiro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas,
Fevereiro vai chegando ao fim e deverá ser considerado dos mais secos e quentes desde que há registos.
Lá passou mais uma frente que agora são as típicas dos nossos invernos.
Acumulados de hoje:
Portalegre: 2.3mm
Netatmo: 2mm
Elvas: 1.5mm

Mensais:
Portalegre: 12.1mm
Netatmo. 3.8mm
Elvas deve rondar os 3mm.

Muito Triste!

A média de 71/2000 para Portalegre é 95.5mm. No caso da minha zona, esta situação começou a ser mais sucessiva desde 2015 e provavelmente nos anos anteriores a esse, não deverá ter havido uma quebra muito significativa.
Quanto ás temperaturas, entre 71/2000 estes foram os valores de temperatura máxima mais elevados nas duas estações do IPMA:
Portalegre: 22.5ºC (28/1987)
Elvas: 23ºC (21/2000)

O IPMA não disponibiliza para já, valores mais recentes, mas certamente que estes valores já foram batidos.
De qualquer das maneiras, no domingo passado Portalegre registou 23,4ºC e na segunda-feira, Elvas registou 24,1ºC.

A seca irá voltar a cobrir toda a região Sul. Entre amanhã e segunda deverá chover de forma razoável, mas depois disso não se vislumbram grandes acumulados.
 
Boas, por aqui, dia de céu nublado com chuvisco/chuva fraca. Mesmo assim, ainda rendeu 1 mm, a EMA registou 0.8 mm.

Máxima: 17.9ºC
mínima: 8.8ºC

Assim, o mês acaba com 1 mm. .
 
Boas.
Choveu um pouco de manhã...chuva fraca e em reduzida quantidade.
Apesar de aqui na Serra de Grândola estar tudo verde, esta foto tirada ontem mostra como a terra está seca a pouca profundidade.
Vê-se bem naquele cabeço ao centro da foto:
pwUSGVR.jpg

Hoje à tarde, quando o sol reapareceu e o vento parou ficou um final de dia cálido e ameno....como tem sido costume em Fevereiro:
Jh6Mibw.jpg

Acabou com um pôr do sol interessante:
tTcbLtr.jpg

Mas apesar de ser bonito...a ameaça de seca severa torna-se mais provável com o avançar do calendário...
Amanhã entramos em Março...
Temo sinceramente pelos próximos meses.
;).
 
Estado
Fechado para novas mensagens.