Seguimento Sul - Janeiro 2010

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Tendo em conta que essa estação está a 420m de altitude, e que a Foia tem 902m, a probabilidade de estar a nevar lá é muito grande.


Há registo de descargas a sul de Faro.

semttulo2jpg1.jpg
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Muito interessante o registo! :)
Não terá sido antes sleet?


Garanto-te que não! ;) E sei muito bem o que é sleet. Aliás sleet foi o que ocorreu no final do mini-episódio de aguaceiro de neve. E até te digo mais, foi precisamente na parte mais a sueste da célula e da cidade que mais nevou!

Só estou à espera de umas fotos que me dizem ter tirado (na zona da cidade que nevou com mais intensidade), e se houver alguma de jeito eu posto aqui :cool:.


Neste momento vou com 3,4ºC e já tenho esta temperatura estagnada há uns bons minutos.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Garanto-te que não! ;) E sei muito bem o que é sleet. Aliás sleet foi o que ocorreu no final do mini-episódio de aguaceiro de neve. E até te digo mais, foi precisamente na parte mais a sueste da célula e da cidade que mais nevou!

Só estou à espera de umas fotos que me dizem ter tirado (na zona da cidade que nevou com mais intensidade), e se houver alguma de jeito eu posto aqui :cool:.


Neste momento vou com 3,4ºC e já tenho esta temperatura estagnada há uns bons minutos.

Ok, obrigado pelo esclarecimento. :thumbsup:
A que altitude se fez o registo ( suponho que na cidade de Elvas se esteja a um pouco mais de 300 metros) ou não?
E na Serra de S. Mamede como estão as coisas?
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Aqui também aconteceu igual...entre as 16:30h/16:45h :D

A Temperatura desceu cerca de 4ºC...estavam na altura do aguaceiro 5,1ºC e um Chill perto dos 0ºC

Temp. actual 6,4ºC

E a tua webcam, não "apanhou" o evento?
Como Gerofil não se manifestou mais, calculo que não tenha caído nada pelo Alandroal não? :unsure:


Ok, obrigado pelo esclarecimento. :thumbsup:
A que altitude se fez o registo ( suponho que na cidade de Elvas se esteja a um pouco mais de 300 metros) ou não?
E na Serra de S. Mamede como estão as coisas?

Eu estava a pouco mais de 300 mts, mas onde houve precipitação com maior intensidade em forma de neve (isto por relatos de familiares e amigos), foi na zona SE da cidade e as cotas andam nos 270 mts :eek:.

Como o Vince já confirmou e eu bem desconfiava, houve vento a puxar e uma HR na ordem dos 46% logo foi o suficiente. Ainda no Redondo e segundo o Kraliv andavam pelos 5ºC aproximadamente, mas aqui foi com uns escaldantes 7ºC. A Natureza tem certamente destas coisas e é este factor surpresa que me apaixona tanto na meteorologia. :thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Como Gerofil não se manifestou mais, calculo que não tenha caído nada pelo Alandroal não? :unsure:

Eu passei a tarde em Estremoz; por contactos telefónicos soube que apenas choveu, tanto no Alandroal como em Vila Viçosa.

Entretanto uma banda de nebulosidade já atravessou, esta noite, o Baixo Alentejo e o Algarve, de Este para Oeste, com precipitação em alguns locais.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 11,7 ºC (14h50)
Temperatura mínima = 1,4 ºC (07h18)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 4,6 ºC
Pressão atmosférica = 1018 hPa

Finalmente o vento quase se calou e a temperatura já está muito mais agradável.

Este mês: Temp. máxima = 15,4 ºC (dia 18); Temp. mínima = - 1,9 ºC (dia 9)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Garanto-te que não! ;) E sei muito bem o que é sleet. Aliás sleet foi o que ocorreu no final do mini-episódio de aguaceiro de neve. E até te digo mais, foi precisamente na parte mais a sueste da célula e da cidade que mais nevou!

Só estou à espera de umas fotos que me dizem ter tirado (na zona da cidade que nevou com mais intensidade), e se houver alguma de jeito eu posto aqui :cool:.


Neste momento vou com 3,4ºC e já tenho esta temperatura estagnada há uns bons minutos.


Ora e como o prometido aqui fica uma foto que ilustra e bem o momento de ontem :thumbsup:. Pena não haver mais em condições, mas acho que apanhou toda a gente de surpresa e os flocos não era de grande tamanho, como tal fica para a posteridade. Neve em Elvas com 7ºC :shocking:

foto0055medium.jpg


Quanto ao dia de hoje (ou melhor ontem,porque já passa da meia-noite :hehe:), a máxima foi até aos 13ºC e a mínima foi de 3,4ºC. O dia foi de Sol, mas à sombra não se podia estar! :cold:

Neste momento registo 3,3ºC e continua a descer. A pressão está nos 1016hPa
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia!

A noite aqui para estes lados foi bem fresquinha:cold::cold:!
Tive uma minima de 1,2ºC:cold: no Sitio das Fontes, e hoje de manhã, em Silves, o carro que tinha ficado na rua durante a noite, estava com uma fina camada de gelo em cima!:cold::cold:

Durante o dia a temperatura deverá subir até aos 16ºC, ou um pouco mais! Grande amplitude térmica!!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 12,2 ºC (15h15)
Temperatura mínima = 1,8 ºC (07h37)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 8,0 ºC
Pressão atmosférica = 1013 hPa

Definitivamente o frio instalou-se por cá e os valores da temperatura aos 2 M vão sendo sempre inferiores aos apontados pelo GFS.

Este mês: Temp. máxima = 15,4 ºC (dia 18); Temp. mínima = - 1,9 ºC (dia 9)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado de manhã e nublado à tarde.

Máxima: 16.3ºC
mínima: 3.8ºC
actual: 12.8ºC
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Boa noite

Ontem ás 11 da noite,apanhei alguns sitios na auto-estrada a caminho do Algarve,com 3/4 graus. Chegado a Portimão estavam 7 graus.
Hoje em Portimão de manhã teve um sol radioso,céu completamente limpo e pouco vento.Para o fim da tarde,o céu foi ficando muito nublado,e o vento aumentou bastante.Agora já em Sagres,está uma noite algo fresca,principalmente por causa do vento!