Seguimento Sul - Janeiro 2010

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Aqui na cidade de Lagoa, o acumulado de hoje é de 26,8mm :rain:até agora! No Sitio das Fontes, o acumulado está em 23,4mm:rain:.

Pela imagem de satélite, vê-se bem o centro da depressão localizado sobre a zona de Lisboa (ou um pouco mais a este de Lisboa). Para aqui, poderão surgir alguns aguaceiros fortes para esta noite.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Vento forte arranca árvores e chapas de metal em escola de Vila Viçosa

Um fenómeno localizado de vento forte, com rajadas, arrancou hoje várias árvores e chapas de metal no recinto da Escola Secundária de Vila Viçosa (Évora), que suspendeu as aulas para efectuar o balanço dos prejuízos. O director da escola, Rui Sá, explicou à agência Lusa que os estragos aconteceram “cerca das 12:30”, após o que as aulas foram suspensas “durante o resto do dia”, devendo ser retomadas “terça-feira”.
“Isto pareceu uma espécie de tornado. A escola está em obras e, no espaço de quatro ou cinco minutos, o vento passou entre os monoblocos [contentores] onde decorrem as aulas e fez ‘voar’ várias chapas de metal”, afiançou. O director do estabelecimento de ensino, frequentado por perto de 760 alunos, disse que o vento forte “arrancou grande parte da estrutura de chapas” que funciona como cobertura entre os monoblocos, para proteger da chuva, e “várias das divisórias de metal” que separam a zona de obras do restante recinto da escola.
“Muitas dessas divisórias de metal ‘voaram’, nem sabemos para onde, e os aparelhos de ar condicionado dos monoblocos foram parar ao chão”, acrescentou, precisando que foram ainda arrancadas “pelo menos quatro árvores”. Segundo afirmou, o fenómeno não provocou feridos mas causou “susto” entre a comunidade escolar, até porque “a porta de um dos contentores também foi arrancada enquanto decorria uma aula”.
“Foi um autêntico pandemónio. Vamos reunir esta tarde com os engenheiros da obra e da fiscalização e a associação de pais, mas pensamos retomar as aulas terça-feira, apesar dos monoblocos não terem ar condicionado”, afiançou Rui Sá. Uma das funcionárias da escola, Maria Armanda, que se encontrava no interior de um dos monoblocos, revelou à Lusa que sentiu “tudo a abanar” e que foi “um grande susto”. “Ouviu-se um vento muito forte e os monoblocos começaram a abanar. Fui para abrir a porta com outra colega e vimos virem as chapas grandes da obra”, pelo que “fechámos a porta novamente”, contou. A mesma funcionária descreveu também que, durante aqueles minutos, “só ouvia as crianças a gritar” e que muitas delas “já estavam debaixo das mesas” das salas de aula, mas “ninguém se aleijou”.
Uma “minoria” de alunos não foi dispensada das aulas desta tarde, de acordo com o director, por se trataram de estudantes de cursos profissionais e dos SEF, que dão equivalência ao nono ano. “Esses alunos têm aulas num dos edifícios próprios da escola, que não foi afectado, e têm horas para cumprir em termos de carga curricular”, ressalvou Rui Sá.
Contactado pela Lusa, o Instituto de Meteorologia (IM) esclareceu que as suas estações não detectaram qualquer tornado naquela zona alentejana, mas frisou que tal não significa que o fenómeno não possa ter ocorrido. O IM esclareceu que o território continental, “especialmente a região Sul”, está hoje a ser afectado por uma situação de “instabilidade convectiva, moderada a severa, muito localizada”. “Esta instabilidade traduz-se por fenómenos de vento forte e rajada, precipitação forte e, por vezes, queda de granizo e trovoada. O que aconteceu nessa região foi instabilidade local, com fenómenos de vento forte”, disse.
Também por volta da hora de almoço, entre as 12:55 e as 13:15, os bombeiros tiveram de resolver “cinco pequenas inundações” em Borba, uma delas num hipermercado, duas em moradias e duas em estradas, adiantou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora. Além disso, o CDOS de Évora registou uma queda de árvore no Seminário de S. José, em Vila Viçosa, e o CDOS de Portalegre resolveu outra queda de árvore, desta feita na Estrada nacional 372, no concelho e Elvas.

PÚBLICO
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Aqui por Montemor a madrugada e dia foram marcados por fortes aguaceiros e periodos de chuva moderada a forte, a temperatura rondou os 15 graus e muita humidade.

A noite está a ser marcada por periodos de chuva sob a forma de aguaceiros por vezes fortes.
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Neste momento esta a chover forte e o vento esta a atingir os 34km/h com uma temperatura de 15º.
Teem se formado pequenas celulas mesmo perto da nossa zona, atingindo-nos e deixando estas chuvadas que aparecem de 30 em 30 minutos mais ou menos.
Quanto ás possibilidades de trovoada so garanto certezas se se formar alguma celula grande mesmo ca ao pe de nos e que chegue ca com a força toda. Mas vamos la ver o que é que S.Pedro nos reserva para esta noite!:lol:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
A noite foi animada :w00t:
Alguém conseguiu tirar fotos?
04012010y.jpg

Boas... foi uma madrugada animada, cheio de trovoada, pena que os raios eram dentro da nuvem e dispersos, ou seja nunca se focalizavam num só sitio. Dai nao ter conseguido tirar fotos.

Já o barulho era muito timido, mas timida não foi a chuva que caio em forma diluviana ao ponto das garangens ficarem com agua...

Foi toda a madrugada assim.

Foi musica para os meus ouvidos... ;) Mas faltou estoiro da parte da trovoada!!

Aqui fica o report!!:D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 11,2 ºC (10h51)
Temperatura mínima = 8,6 ºC (09h31)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 9,1 ºC
Pressão atmosférica = 1007 hPa

Notável subida da pressão atmosférica no dia de hoje.

Este mês: Temp. máxima = 12,7 ºC (dia 4, às 12h07)); Temp. mínima = 5,4 ºC (dia 1, às 01h11).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Ontem, choveu 23 mm e hoje ainda não registei nada, até estranho quando passa um dia sem chover.:lol: Finalmente, os campos estão verdinhos e completamente alagados. Amanhã à tarde promete mais aguaceiros fortes e trovoada essencialmente no Alentejo e Algarve. Amanhã que chegam os reis magos em camelos a Olhao é que chove.:D
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Região Sul:
Céu geralmente muito nublado.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente moderado
(15 a 30 km/h), predominando de noroeste, no Litoral.
Períodos de chuva ou aguaceiros a partir do fim da manhã, que podem
ser fortes durante a tarde.
Possibilidade de queda de neve nos pontos mais elevados da
Serra da S.Mamede.
Descida de temperatura.
Neblina ou nevoeiro matinal.

Fonte IM
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,


A manhã já trouxe alguma chuva, sendo o acumulado até ao momento de 6,3mm


A temperatura mínima (até agora ;)) foi de 6,5ºC e a Máx 7,5ºC

Temp. actual 7,5ºC ; Humidade 98% ; vento fraco de SE


Venha lá então o :cold: :cold:
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Boas, sigo com chuva por vezes fraca com vento a 9km/h de Oeste/Noroeste e uma temperatura de 14º. Estive a analisar o sat24 e esta uma grande celula que tras de certeza muita animação.
Mas a minha duvida é que nao sei se ela vem para ca ou vai para outros lados e gostava de saber isso.
Alguem me pode tirar esta duvida e responder sffvr??:)
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Boas, sigo com chuva por vezes fraca com vento a 9km/h de Oeste/Noroeste e uma temperatura de 14º. Estive a analisar o sat24 e esta uma grande celula que tras de certeza muita animação.
Mas a minha duvida é que nao sei se ela vem para ca ou vai para outros lados e gostava de saber isso.
Alguem me pode tirar esta duvida e responder sffvr??:)

Pelo movimento que leva parece-me que vai passar cá, mas a parte mais forte deve passar no mar...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Também estou curioso em relação á imagem de satélite ... pois não sei se são apenas nuvens altas ou se são aguaceiros e trovoadas que é trazida por essa(s) célula(s) !!

Agora estou numa fase bastante calma ... depois de duas horas de chuva moderada .. !!

Se alguém souber que diga qualquer coisa ..
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Também estou curioso em relação á imagem de satélite ... pois não sei se são apenas nuvens altas ou se são aguaceiros e trovoadas que é trazida por essa(s) célula(s) !!

Agora estou numa fase bastante calma ... depois de duas horas de chuva moderada .. !!

Se alguém souber que diga qualquer coisa ..

Olá Aurélio,

Dá uma vista de olhos no Estofex.
A "coisa" tem bom aspecto :)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Também estou curioso em relação á imagem de satélite ... pois não sei se são apenas nuvens altas ou se são aguaceiros e trovoadas que é trazida por essa(s) célula(s) !!

Agora estou numa fase bastante calma ... depois de duas horas de chuva moderada .. !!

Se alguém souber que diga qualquer coisa ..

Isso que vês no satélite é um MCS. Se manter o turbo vai ser uma noite animada pelo Algarve e Alentejo.