Seguimento Sul - Janeiro 2014

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Fui à Serra mas não subi até lá acima. Ás 8.25 marcava no carro 2.0ºC com nevoeiro muito cerrado. Regressei. No entanto acredito que nas antenas possa haver alguma coisa. Tivesse aquela chuvada das 4.15 sido ás 8h e agora estariamos radiantes.

Obrigado Nuno! São coisa que ninguém nos paga e fazes um grande favor em prol das comunidade despendendo tempo e dinheiro (que o combustível está caro) de forma altruísta!
Um bem haja para as pessoas assim. É isto que foi, é e espero sempre seja a base desta comunidade MeteoPT.

Este ano está realmente difícil o branco elemento fazer uma pequena visita ao nosso Alentejo! :(
Ainda falta Inverno, esperemos pois por alguma surpresa, nem que seja na serra e que algum de nós possa lá estar para registar o momento! :thumbsup:

Por aqui o dia de ontem foi também desagradável devido ao vento frio que se fez sentir. A máxima foi de 12,3ºC pelas 14h18 e a mínima de 4,5ºC pelas 07h50.
O momento em que muita coisa poderia ter sido diferente se tivéssemos vento de leste e um com menos intensidade foi com o aguaceiro que por cá caiu cerca das 05h. Ainda deu uma bela rajada de 56,3 km/h ás 04h52 e a temperatura desceu um bom bocado dos 8ºC para os 5ºC.

PXKif66.png


1FiNkOT.png


Enfim fica para a próxima!

Esta madrugada a mínima ainda desceu até aos 4ºC, mas esperava mais. Culpa do vento novamente. ;)

Neste momento céu azul e uma agradável temperatura de 11,3ºC.

Abraço

P.S.- Talingas que bonita panorâmica de Portalegre! Temos fotografo! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: talingas


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Chuvisca no Alto Alentejo ou é ruído do radar?

Analisando a imagem de satélite e radar, pode-se deduzir que seja chuva em altitude que não toca no solo, mas quem esteja no local dará a confirmação final ;)
Por aqui está uma mancha azul bebé no radar e chuvisca lá fora. Segundo o satélite, proveniente de nuvens mais baixas.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
Já não há pachorra para este tempo...nem chuvisco é...é uma névoa mais parece a rega das alfaces na estufa ou nem isso:angry:
Por aqui nem dá para regar!

Desde Terça 21 que não acumula praticamente nada de Loulé para baixo. A minha Quinta perto de Quarteira já pede uma aguinha, muito por culpa dos ventos de Norte Noroeste que se têm feito sentir e que levam a humidade do terreno. Os dias esses também já puxam pelas plantas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, o dia foi de céu pouco nublado com mais nebulosidade durante a manhã.

Janeiro até não foi assim tão mau em termos de precipitação, por aqui, fecho o mês com 45 mm, coisa que o ano passado somando o Janeiro e Fevereiro nem chegou lá, com apenas 41 mm. Em relação ao ano hidrológico este ano tem sido mais seco devido ao mês de Novembro principalmente onde tenho menos 97 mm do que em igual período do ano passado.
 
  • Gosto
Reactions: GCCordeiro

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
Boas, por aqui, o dia foi de céu pouco nublado com mais nebulosidade durante a manhã.

Janeiro até não foi assim tão mau em termos de precipitação, por aqui, fecho o mês com 45 mm, coisa que o ano passado somando o Janeiro e Fevereiro nem chegou lá, com apenas 41 mm. Em relação ao ano hidrológico este ano tem sido mais seco devido ao mês de Novembro principalmente onde tenho menos 97 mm do que em igual período do ano passado.

Parece-me que o mês de Janeiro, o ano passado, foi mais chuvoso nas serras do que este ano mas posso estar enganado...
40mm tem tido o Minho praticamente em cada frente que tem atravessado o país e já lá vão umas quantas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece-me que o mês de Janeiro, o ano passado, foi mais chuvoso nas serras do que este ano mas posso estar enganado...
40mm tem tido o Minho praticamente em cada frente que tem atravessado o país e já lá vão umas quantas.

Loulé foi de muito longe o local do Algarve (com estações do Wunderground) que mais precipitação teve com cerca de 80 mm até ao momento e falta dois dias que teve ter acumulado uns 5 mm.
O Barlavento foi onde choveu menos entre 30 a 40 mm, na zona central do Algarve tivemos entre 40 a 60 mm, com excepção de Loulé que teve quase 80 mm, e depois no Sotavento tivemos Tavira com cerca de 45 mm.
Ou seja, um mês com cerca de 80% a 90% da média na zona central do Algarve e depois cerca de 50% no Barlavento e uns 70% do Barlavento.
Isto claro comparando com a média de Faro, mas como sabemos tirando a zona mais a Sotavento esta é das regiões mais secas do Algarve.
Mesmo assim face aos ultimos Invernos rídiculos que tivemos este mês de janeiro até acho que foi dos melhores ... Loooollll

Precipitação no Inverno no Algarve é sempre a afundar ... bahhh !
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Dia passado marcado por um sol radiante e algumas nuvens. Por agora tudo encoberto e sem vento.
Temp_actual: 13.4ºC

Bem em relação a precipitação...isto vai mesmo de mal a pior esta temporada! uns com +500mm e nós aqui a contar tostões...é assim a vida!! é o que temos! :D