Seguimento Sul - Janeiro 2015

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Só tenho a dizer que nunca vi tanta geada em certos sítios por aqui :shocking: Em certos sítios mais abrigados não se via nem um bocado verde dos campos, quem não reparasse quase confundiria com neve, acompanhado de nevoeiro e 0ºC pelas 8h. Por aqui a mínima ficou-se pelos 3,4ºC, também com nevoeiro e alguma geada, mas menos.
Infelizmente não tenho fotos.
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Só tenho a dizer que nunca vi tanta geada em certos sítios por aqui :shocking: Em certos sítios mais abrigados não se via nem um bocado verde dos campos, quem não reparasse quase confundiria com neve, acompanhado de nevoeiro e 0ºC pelas 8h. Por aqui a mínima ficou-se pelos 3,4ºC, também com nevoeiro e alguma geada, mas menos.
Infelizmente não tenho fotos.

Estive em Ponte de Sôr de ontem para hoje e lá o cenário foi um bocadinho diferente.
Madrugada fria e manhã até ás 10h30m. Ás 9h30m estavam +1ºC* com nevoeiro.
Ás 11h15m estavam +8ºC* e nevoeiro a levantar.
Calculo que a mínima deverá ter estado entre os 0ºC e os +1ºC.
Mas estranhamente havia pouca geada...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e SpiderVV

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Só tenho a dizer que nunca vi tanta geada em certos sítios por aqui :shocking: Em certos sítios mais abrigados não se via nem um bocado verde dos campos, quem não reparasse quase confundiria com neve, acompanhado de nevoeiro e 0ºC pelas 8h. Por aqui a mínima ficou-se pelos 3,4ºC, também com nevoeiro e alguma geada, mas menos.
Infelizmente não tenho fotos.
Estive de manhã em Portalegre e de facto havia boa geada, mas menos do que aqui, no passado dia 20 de Dezembro é que a geada foi forte! parecia mesmo que tinha nevado, já há muitos anos como esse dia não acontecia por aqui
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e SpiderVV

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
b3svA6W.jpg

UtUABse.jpg

Deixo aqui 2 fotos da geada hoje ( tiradas com o telemovel)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Tempo instável quanto à localização da camada de inversão, com algum nevoeiro... 4,6ºC no telhado enquanto ao nível do 2º andar... 3,1ºC.

Edit 22:20: 3,9ºC em descida acentuada no telhado. :eek:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boa noite! :)

O dia que agora termina teve os seguintes extremos na minha estação:
Temp. Máx.: 7,9°C às 15h47
Temp. Mín.: 0,9°C às 08h40

Amanheceu com uma geada menor que em anteriores noites, mas havia zonas da cidade mais abrigadas onde precisamente devido a uma maior humidade no ar, a geada e o gelo eram maiores que noites anteriores:

iZetP9S.jpg


oOPNh5g.jpg



O nevoeiro cedo se instalou e com o frio instalado ajudou a manter baixas as temperaturas diurnas.
Aqui uma foto com os dois ingredientes, a geada e o nevoeiro;

d0Z1jm6.jpg



Neste momento 3,9ºC, nevoeiro cerrado e bastante húmido, ao ponto de ter já rendido 0,4mm de precipitação acumulada. ;)

gK5OojP.jpg


Num outro sensor que tenho a 2m do solo a mínima foi ainda de -2,1ºC alcançada pelas 07h03.


Abraço!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Madrugada com mínima de -0,3ºC no Sítio das Fontes e 5,6ºC em Carvoeiro.
Alguma geada nas zonas mais abrigadas, tanto em Silves como em Lagoa, com muitos carros cobertos por uma camada de gelo, bem como alguns campos...:D:cold:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar