Seguimento Sul - Janeiro 2017



joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas
T.máxima de 17°C
T.atual de 12,8°C

864c85dcf605c63dc73e5fb7201a9992.jpg


Enviado do meu PULP através de Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Noites geladas, dias amenos. E a isto se tem resumido este inverno.
Máx: 17,1ºC
Min: -4,0ºC

Tatual: 5,4ºC
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Continua a arrefecer pouco no Algarve! As minímas não são nada de especial mesmo nos locais do costume. Aqui na campina de Faro é comum descer até perto dos 0ºc e mesmo temperaturas negativas entre Dezembro e Fevereiro e até ao momento penso que pouco foi além dos 5ºc. Não tenho dados para comprovar mas sinto pouco arrefecimento à noite.
Entretanto tem-se assistido a um arrefecimento progressivo desde o fim de semana, a ver se temos o período mais frio da temporada, por agora...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
1,5ºC por aqui :cold:provavelmente a descida irá ser interrompida ou mesmo que desça vai ser devagar devido à entrada de alguma nebulosidade dos restos das frentes :buh:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Continua a arrefecer pouco no Algarve! As minímas não são nada de especial mesmo nos locais do costume. Aqui na campina de Faro é comum descer até perto dos 0ºc e mesmo temperaturas negativas entre Dezembro e Fevereiro e até ao momento penso que pouco foi além dos 5ºc. Não tenho dados para comprovar mas sinto pouco arrefecimento à noite.
Entretanto tem-se assistido a um arrefecimento progressivo desde o fim de semana, a ver se temos o período mais frio da temporada, por agora...

Concordo! Sempre segui e sigo os registos das temperaturas mínimas de Aljezur com particular interesse e faz me confusão como nos últimos invernos os registos não são nada de outro mundo. Não sei se a estação está a registar bem, por vezes penso isso. Aquela várzea enorme em tempos liderava (a par de outras estações) as mínimas da rede Ipma, agora é o que se vê. Se calhar agricultores/ residentes talvez observem uma diminuição no números dias de geada, ou menor intensidade das mesmas.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
o último dia do ano foi uma noite fria...

o inverno tem sido acima do normal nas temperaturas. Faz frio mas frio tolerável.

No ano passado nao fez frio nenhum, resultado, pragas com fartura.

Em 2005 a geada deu cabo da laranja.

Frio em Dezembro e Janeiro e optimo mas nada de geadas, estragam as culturas algarvias.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
-1,1ºC em Aljezur pelas 06:00... geada fraca.

o automático promete -3 e -4 dentro de alguns dias, serão geadas moderadas.

Sinceramente, nem sabia que o IPMA já fazia a sua previsão das mínimas para Aljezur para valores bem próximos da realidade tendo em conta a habitual inversão.
Muito boas noticias, esperemos que se esforce também no sentido de uma melhor previsão das mínimas em dezenas de vilas/cidades que se encontram em áreas de inversão.(Tenho a plena noção da dificuldade, mas talvez por esse mesmo motivo seja um bom desafio).
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Sinceramente, nem sabia que o IPMA já fazia a sua previsão das mínimas para Aljezur para valores bem próximos da realidade tendo em conta a habitual inversão.
Muito boas noticias, esperemos que se esforce também no sentido de uma melhor previsão das mínimas em dezenas de vilas/cidades que se encontram em áreas de inversão.(Tenho a plena noção da dificuldade, mas talvez por esse mesmo motivo seja um bom desafio).
Também tenho reparado nisso, em todas as previsões as mínimas já se aproximam mais da realidade. Por exemplo no caso da minha zona, a previsão automática do IPMA para Arronches nestas situações já prevê sempre mínimas inferiores às de Portalegre, coisa que não acontecia antes. Nos meteogramas do GFS isso também já acontece. Também acompanho a previsão da AEMET para as localidades mais próximas e isso também já é notável. Aos poucos e poucos os modelos vão melhorando a sua dificuldade de previsão de mínimas em localidades propicias a inversão:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Concordo! Sempre segui e sigo os registos das temperaturas mínimas de Aljezur com particular interesse e faz me confusão como nos últimos invernos os registos não são nada de outro mundo. Não sei se a estação está a registar bem, por vezes penso isso. Aquela várzea enorme em tempos liderava (a par de outras estações) as mínimas da rede Ipma, agora é o que se vê. Se calhar agricultores/ residentes talvez observem uma diminuição no números dias de geada, ou menor intensidade das mesmas.

Este ano, como nos últimos, tem havido muito pouco ar frio em altitude quando há condições para inversões térmicas. As poucas entradas frias que houve (iso 0) coincidiram com vento forte e/ou nebulosidade, que não deixaram haver inversões. Mesmo assim, temperaturas a rondar os -1, 0 ou 1ºC têm sido recorrentes, e são as mínimas mais baixas das estações do Sul do país. Hoje até provavelmente terá sido a estação com a mínima mais baixa do país, com -1,1ºC.

Já vi uma inversão fazer o termómetro descer até -8,3ºC em Aljezur, salvo erro naquele mês de Fevereiro 2012. Mas estavamos com a iso -4ºC bem em cima do continente.