Seguimento Sul - Janeiro 2022

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Dia fresco e ventoso, 15 graus. Alguma neblina a querer tapar o Sol.

Edit 13h20: grande ventania.

20220129_120456642.jpg
 
Última edição:


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boa noite,
Ventania de Leste nestes últimos dias e hoje chegaram novamente as poeiras. Temperaturas diurnas são amenas e durante a noite, devido ao vento, não descem muito. Nada de especial para contar, portanto. Cada vez se nota menos o verde dos campos porque este vento seca tudo e não se vê água a correr em lado nenhum.
Céu esbranquiçado devido às poeiras que foram aumentando gradualmente. Notava-se a diferença entre o quadrante Norte e Sul em termos de densidade das poeiras.
Deixo umas fotos tiradas em Elvas.
tlJnXOW.jpg

Para os lados de Badajoz:
HVDHLHN.jpg


Máx: 17,5ºC
Min: 6,5ºC

12,0ºC
atuais.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boa noite,
Por cá, a temperatura mínima desceu em relação aos últimos dias devido à diminuição do vento de Leste. De resto, foi mais um dia ameno e com poeiras.
Deixo umas fotos tiradas ao final do dia com o sol filtrado devido às poeiras.
4avfMdB.jpg

neTTfaa.jpg

3L5UbAV.jpg

gzq3r75.jpg

Bem visíveis as manchas solares:
CkzDFoe.jpg


Máx: 18,2ºC
Min: 2,6ºC

Atual de 6,4ºC com uma ligeira brisa.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Boas,
O mês começou quente e terminou quente, não me lembro de pelos menos nos últimos anos de um Janeiro assim, praticamente sem frio e chuva e fevereiro aparenta ter o mesmo cenário, já é preciso regar :facepalm:
Não é normal termos um período seco tão longo com estas temperaturas. É normal virem dois ou três dias assim, não semanas a fio.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, o São Pedro andou a limpar a mobília e teve uma poeirada tremenda. :D

Máxima: 21.6ºC
mínima: 9.9ºC

A máxima mais alta que registei em Janeiro foi de 22.8ºC a 23/01/2008.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boa noite,
A noite de hoje foi mais fria, mas não houve formação de geada significativa, pois a humidade continua com níveis bastante baixos. Não estive por cá durante o dia, mas foi mais um com temperatura amena.

Máx: 19,0ºC
Min: 0,9ºC

-1,4ºC
no meu sensor.

Saí de Arronches, pelas 9:30h, com 5ºC e cheguei a Portalegre com 16ºC um pouco antes das 10h. A EMA não baixou dos 12ºC durante a noite. Humidade a rondar os 20% em grande parte das horas. :wacko:

Janeiro termina com 3.9mm por aqui.

Valores de precipitação que equivalem a 0, temperaturas perto dos 20ºC vários dias, vento de leste constante e como consequência valores de humidade baixíssimos. Nem sei o que diga, caso isto não mude. As previsões não mostram qualquer mudança, anticiclone na Europa a bloquear tudo e a dar continuidade ao vento de leste.
Nem uma frente fraca que dê uns chuviscos ou umas nuvens só para variar, cá chega. Meu deus!

Atual de 9,3ºC.