O ano passado uma vez vi um mapa desses numa rede social e fiquei também intrigado com uma mancha, dessa vez foi a norte. Não entendi porque estaria a qualidade do ar nesse dia tão má comparativamente a outra região vizinha, nem sequer era dia de atmosfera parada e inversões.
Também andei à procura de explicações.
Isso vem da Plume Labs e é alimentado por uma rede de sensores públicos e privados.
Street-by-street, real-time levels of PM2.5, PM10, O3 and NO2 in hundreds of cities. The first ever street-level air quality maps, by Plume Labs.
air.plumelabs.com
Mas quando acedemos por exemplo à rede nacional QA não aparece essa anomalia
Quão poluído está o ar hoje? Confira o mapa da poluição do ar em tempo real para mais de 100 países.
aqicn.org
Este Sistema de Informação (SI) fornece informações sobre a qualidade do ar em Portugal. Utiliza modelos de previsão da qualidade do ar desenvolvidos pela Univesidade de Aveiro e FCT-UNL.
qualar.apambiente.pt
Desconfiei que podia haver outro tipo de sensores de "casa" que fazem parte de algum equipamento, eletrodomésticos, AVAC e assim e que também alimentariam de dados o sistema. Análogo ao que acontece com as estações meteorológicas amadoras que por vezes registam dados em redes.
E na altura percebi que essa mesma empresa produzia sensores de bolso chamados Flow que se ligavam a uma APP
Flow is the intelligent device that fits into your daily life and helps you make the best air quality choices for yourself, your family, your community.
plumelabs.com
E percebi que há no mercado vários dispositivos desse tipo de diferentes empresas e ligados a redes.
Pensei que podia haver um sensor desses a funcionar mal e a lixar tudo. Tal como há estações meteorológicas a transmitir dados muito errados.
Mas a plataforma estaria particularmente mal feita se bastasse apenas um sensor a funcionar mal para tramar o mapa desta forma.
Pelo que fiquei na mesma, sem saber muito bem o porquê, se havia de facto algo anómalo no ar ou era apenas algo terrivelmente mal feito.
Eu penso que é mesmo algo mal feito.
Essa empresa o ano passado deixou de produzir esses Flow, quem sabe se isso significa algo.
Talvez se possa entrar em contato com essa Plume Labs para esclarecer a dúvida.