Seguimento Sul - Junho 2017



Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Mais um exemplo de um outlow boundary. Proveniente de uma célula a NW de Badajoz, resistiu a 2 células que encontrou pelo caminho e seguiu a sua viagem.

IDP6hxb.gif
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Um pouco tarde, mas aqui ficam as fotos que tirei aos mammatus que apareceram e ao magnifico pôr do sol:
iRvx88B.jpg

P1PPaT9.jpg

75rhxPT.jpg

aspeto do céu após a passagem da célula:
y2XFM2L.jpg

uQAw87I.jpg

Pôr do sol:
mammatus do lado esquerdo:
HZeSrDf.jpg

WHpeRhq.jpg

lvrLc0x.jpg


Sigo neste momento com uns agradáveis 26,5ºC
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Mais uma noite tropical com +22,8ºC, agora +26ºC e está muito abafado. Em perspectiva mais um dia insuportável, IPMA prevê +41ºC.
Mas o dia começou da melhor maneira, cerca das 6h30m acordei com trovoada e ainda caiu um pequeno aguaceiro.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas,
Mais um dia quente em preservativa, e a mínima a roçar os 25ºc.
Pelas minhas contas hoje já é o 10º dia desta onda de calor que ainda vai durar até ao fim-de-semana, só aí ao que tudo indica é que vamos ter um alivio, metade do mês a ser passado com esta onda de calor:wacko:.
Vão crescendo várias nuvens de desenvolvimento e o ambiente é abafado.:calor:
 

Hitchens

Cirrus
Registo
23 Jul 2016
Mensagens
80
Local
Pavia (187 mts)
Boa tarde.
35.6ºC;
Hum. relativa: 27%
Vento moderado de Sul (com rajadas).

Ontem não tive possibilidade de registar fotograficamente mas deparei-me com o seguinte: em regra, em dias como o de ontem, sem chuva nem grande aproximação de células activas, tenho uma visibilidade (orientação SE) de aproximadamente 36 km em linha recta (de onde fotografo os seguimentos que partilho aqui no fórum). Ontem, ao final da tarde a visibilidade não ultrapassou dos 200/300 mts. Não houve formação de nevoeiro. Fica a dúvida se se tratou de acumulação de poeiras (embora a barreira fosse esbranquiçada) ou se poderá ter sido efeito da evaporação da (muita) água precipitada durante o evento de downdraft de sábado.
 
Última edição: