Seguimento Sul - Junho 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
JLRy0MC.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
O dia começou novamente fresco mas rapidamente aqueceu.
3348axv.jpg


A mínima foi de 15,6ºC

Neste momento estão 34,4ºC praticamente sem vento. As temperaturas na próxima semana vão saber pela vida!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo, embora, a partir do meio da tarde, ficou o céu cheio de fumo proveniente do incêndio na zona de Huelva.

Máxima: 26.3ºC
mínima: 17.9ºC

2ª feira, promete ser um dia bem quentinho, por aqui.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Algumas nuvens altas durante a tarde. Amanhã o dia será idêntico ao de hoje para na segunda começar a descer. :uau:
Máx: 36,7ºC (nova máxima anual)
Min: 15,6ºC

Neste momento, 24,5ºC e vento nulo.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Estremoz: primeiro dia verdadeiramente de calor este ano, com máxima de 35,3 ºC (17h12). Hoje também foi a primeira noite tropical do ano, com a mínima de 21,4 ºC (06h43).

Boa noite Gerofil.

Os valores que indica são de uma estação sua ou são valores provenientes de outra estação que segue em Estremoz?

Já agora, há algum link em que possa fazer acompanhamento dos valores que indica?

De Estremoz apenas sigo os dados da estação IPMA e da estação amadora NETATMO junto à ribeira de Tera no bairro da Fonte do Imperador. Aproveito também para perguntar se acha/sabe se esta última estação é 100% fiável? No inverno normalmente apresentava temperaturas inferiores em comparação com a estação IPMA, mas a sua localização junto à ribeira "justificava" estes valores... hoje por exemplo chegou aos 38.9ºC o que me causa alguma incerteza na fiabilidade da sua instalação. :hmm:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Boa noite.
Algum vento por aqui, na ordem dos 30 km/h, com 27.9ºC e 20% HR, a descer devido à intensificação do vento. Ao final do dia ainda parecia que ia descer qualquer coisa, ou mesmo haver inversão térmica, mas não. Máxima de 35.4ºC, que é a máxima do ano... :hehe:

Nem a casa dá para refrescar assim, a temperatura está praticamente igual à exterior, o vento que entra é mais para enganar :lol:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Mínima de 16,7ºC

Neste momento, estão 33,1ºC com algumas nuvens altas. Hoje, junto ao litoral é que se está bem! :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Boa noite Gerofil. Os valores que indica são de uma estação sua ou são valores provenientes de outra estação que segue em Estremoz?

Olá, JPAG. Os dados que publico são de um sensor externo da Digital Weather Station model H10515 Verson 09/2006, na periferia urbana de Estremoz. Tenho o sensor num segundo andar, abrigado da luz directa do sol; nenhum dado é oficial mas os valores que apuro são muito próximos dos valores da estação do IPMA (excepto no inverno, quando ocorrem situações de inversão térmica associadas às altas pressões, em que a temperatura mínima da estação do IPMA por vezes é mais baixa entre 5 e 10 ºC do que o valor que eu registo).

Já agora, há algum link em que possa fazer acompanhamento dos valores que indica?

Não tenho os dados publicados. Mas envio gratuitamente para quem quiser; basta apenas fazerem-me o pedido numa mensagem privada (coloquem o vosso email, por favor). Estou também a pensar em os colocar no scribd.

De Estremoz apenas sigo os dados da estação IPMA e da estação amadora NETATMO junto à ribeira de Tera no bairro da Fonte do Imperador. Aproveito também para perguntar se acha/sabe se esta última estação é 100% fiável? No inverno normalmente apresentava temperaturas inferiores em comparação com a estação IPMA, mas a sua localização junto à ribeira "justificava" estes valores... hoje por exemplo chegou aos 38.9ºC o que me causa alguma incerteza na fiabilidade da sua instalação. :hmm:

Será provavelmente de uma colega minha que reside na zona; podes enviar-me o link dessa estação? A zona da Fonte do Imperador localiza-se a sudoeste de Estremoz, no lado esquerdo da estrada nacional 4, logo depois do acesso à autoestrada... porventura os dados estarão de facto muito próximos da realidade.
 
Última edição:

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Olá, JPAG. Os dados que publico são de um sensor externo da Digital Weather Station model H10515 Verson 09/2006, na periferia urbana de Estremoz. Tenho o sensor num segundo andar, abrigado da luz directa do sol; nenhum dado é oficial mas os valores que apuro são muito próximos dos valores da estação do IPMA (excepto no inverno, quando ocorrem situações de inversão térmica associadas às altas pressões, em que a temperatura mínima da estação do IPMA por vezes é mais baixa entre 5 e 10 ºC do que o valor que eu registo).



Não tenho os dados publicados. Mas envio gratuitamente para quem quiser; basta apenas fazerem-me o pedido numa mensagem privada (coloquem o vosso email, por favor). Estou também a pensar em os colocar no scribd.



Será provavelmente de uma colega minha que reside na zona; podes enviar-me o link dessa estação? A zona da Fonte do Imperador localiza-se a sudoeste de Estremoz, no lado esquerdo da estrada nacional 4, logo depois do acesso à autoestrada... porventura os dados estarão de facto muito próximos da realidade.

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Dadas as distâncias e a semelhança entre as localidades de Estremoz e Vila Viçosa opto por seguir com atenção os valores das estações de Estremoz pois serão concerteza os mais próximos dos valores sentidos aqui em Vila Viçosa.

O link é este: https://weathermap.netatmo.com/

Sempre me pareceu com valores correctos, mas agora nos últimos dias tem tido máximas um pouco altas em comparação com as do IPMA. Mas a sua localização numa zona mais baixa e possivelmente abrigada de ventos devido à galeria ripícola da ribeira fazem-me acreditar na sua fiabilidade ;)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas.
Finalmente o vento de NW a varrer o calor. Rápida descida da temperatura nas estações da zona a coincidir com a hora de intensificação do mesmo.
Máxima de 36,5ºC.

Atualmente estão 26,6ºC com vento moderado.