Seguimento Sul - Maio 2017

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Forte vento de sueste... penso que é o terceiro episódio deste género.

algumas quedas de árvores velhas ou mortas, troncos partidos. Em faro ainda há plátanos partidos pelo tronco que não foram cortados do episódio de abril.

festival islâmico de mértola cancelado no dia final.

tempo abafado, está calor mas parece estar a chuviscar.
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Rajadas de vento derrubam estruturas e obrigam a evacuar Festival Islâmico de Mértola
21 mai 2017 18:41
MadreMedia com Lusa
Vida
Fortes rajadas de vento derrubaram hoje algumas estruturas do mercado de rua do 9.º Festival Islâmico de Mértola, no Alentejo, o que levou a organização a fechar e a evacuar o chamado "souk" por "questões de segurança".



Devido a “rajadas de vento muito fortes”, registaram-se “episódios de queda de algumas estruturas” do mercado de rua marroquino, sobretudo de estacas de tendas de comerciantes e de lonas de tecido e caniços que cobriam ruas do centro histórico da vila onde decorria o “souk”, explicou à agência Lusa Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola, no distrito de Beja.

Segundo o autarca, “não houve feridos”, apenas alguns danos materiais, mas, “por questões de segurança”, a organização do festival e a Proteção Civil Municipal decidiram fechar por volta das 15:00 o mercado de rua, um dos principais atrativos do festival, evacuaram as ruas onde o evento estava a decorrer e pediram às pessoas que se encontravam no local para saírem do “souk”.

“As previsões apontavam para a continuidade de rajadas de vento, o que poderia realmente causar danos a pessoas e, por questões de segurança, decidiu-se fechar três horas mais cedo do que o previsto (18:00) e evacuar o mercado de rua”, explicou Jorge Rosa, frisando que “a organização do festival e a Proteção Civil Municipal atuaram a tempo de impedir que se registassem incidentes com pessoas no local”.

Segundo o autarca, as pessoas presentes no local “estavam a sentir a força das rajadas de vento, compreenderam a situação e, pouco a pouco, foram saindo do mercado de rua”, onde, cerca das 16:30, só estavam comerciantes a arrumarem e a carregarem as mercadorias para as suas viaturas.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja disse à Lusa que “não há registo de feridos, nem de pessoas assistidas no local” e a operação de evacuação do mercado de rua foi efetuada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil com o apoio de duas viaturas e nove operacionais dos Bombeiros de Mértola e da GNR.

Devido à situação e às condições climatéricas, a organização, além de fechar o mercado de rua, decidiu cancelar todas as iniciativas do festival, que deveria terminar hoje ao final do dia, após o espetáculo de encerramento, o qual estava marcado para as 18:00, no Largo Vasco da Gama, em Mértola, e incluía as atuações de quatro grupos corais alentejanos e dois de Marrocos.

Promovido pela Câmara de Mértola, o Festival Islâmico de Mértola, cuja 9.ª edição arrancou na passada quinta-feira, recupera as ligações com o Norte de África e as vivências da vila naqueles séculos, quando se chamava “Martulah” e era capital de um reino islâmico e um importante porto comercial nas rotas do Mediterrâneo.
http://24.sapo.pt/vida/artigos/raja...brigam-a-evacuar-festival-islamico-de-mertola
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu muito nublado, vendaval de sueste e a 1ª noite tropical do ano.

Máxima: 22.3ºC
mínima: 20.1ºC

Fóia, o local mais frio do país, com apenas 13.9ºC. :cold:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Não tenho dados concretos para sustentar o que vou dizer, mas da-me impressão que nos ultimos dois anos temos tido muitos mais eventos de lestada, fora no verão, e com isso provoca registos impressionantes de temperatura. Por exemplo onde vivo estão ocorrer umas festividades, na noite de dia 19 esteve sempre 13/14ºC, ontem com a lestada a temperatura andou nos 25/26ºC. É incrivel que de uma noite possa ocorrer tamanha diferença, a lestada está cada vez mais constante e potente, dá que pensar. No palco até referiram em tom brincadeira, que estava uma estranha noite de Agosto. Hoje à meia noite a estação da Praia do Guincho registou 27,1ºC, não acho normal.
Desculpem o offtopic.
Exato, não há dados que concluam se os eventos de lestada têm aumentado nos últimos anos ou não mas não há duvidas que no ano passado foi incrível, raros foram os dias em que aparecia nortada para aliviar um pouco a situação. Essa diferença que referiste, no dia em que esteve 13/14ºC talvez o vento ou estava nulo ou havia nortada, já no dia a seguir havia lestada. Tal como disse à uns dias no tópico da Monitorização do clima de Portugal, o vento de leste é tudo menos bom para nós, este ano por exemplo, nas poucas vezes que choveu, nos dias a seguir havia sempre vento de leste, ou seja, pouca diferença vinha fazer a chuva. Aqui no interior, durante o dia o vento de leste no verão faz com que a temperatura não suba tanto mas no litoral disparam estrondosamente, a sorte é que a nortada está presente grande parte do verão.:p
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
O sol ainda apareceu e a temperatura ainda chegou quase aos 30ºC. Notável aumento da poeirada ao longo do dia. :wacko:
Máx: 29,3ºC
Min: 19,6ºC

Agora estão 21,4ºC e 65% de HR. finalmente alguma humidade.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Dia abafado e com muita poeira. Amanhã terei um novo recorde de temperatura máxima e será muito provavelmente acima dos 35ºC. :calor:
Máx: 28,8ºC
Min: 16,9ºC

Agora estão 27,1ºC
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Boa tarde,
Dia super quente
Mínima de 15°C
Estão a esta hora 34,5 °C
Nem se aguenta na rua, transpiro por todo o lado !

Enviado do meu PULP através de Tapatalk
Prepara-te para quando qualquer dia chegar aos 40ºC :p:hehe:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por aqui o dia segue bastante quente mas o vento de leste constante está a impedir uma subida mais rápida. Se não fosse isso as temperaturas atingiriam valores muito mais elevados. :calor:
Sigo então com 34,2ºC (atual máxima diária e anual).
 
  • Gosto
Reactions: joselamego