Seguimento Sul - Maio 2017



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Dilúvio por Portalegre e com trovoada! A água foi tanta que alguns esgotos já estavam a deitar a água fora. :rain: saudades!
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Eu deixei de comentar tanto por aqui por situações como as que li. Quem mora no Alentejo/Algarve sabe bem como as coisas andam (péssimas, por sinal) e comentarmos que vem aí mais um mês e que não vai mudar nada, os outros não compreendem. Não compreendem porque estamos em Maio, no Norte/Centro até tem chovido bem para o Inverno que tivemos, e aqui não houve nada disso. Mas as pessoas pensam que aqui chove como lá! Hoje até podia chover o dia todo sem fim, mas é nuvens de trovoada, nao deixam a todos e onde deixam depressa se vai. Na semana passada Aljezur chegou aos 33oC! Estamos na Primavera! Mas pronto, isto sou eu a falar. Hoje chove de pancadas, amanhã já sobem as temperaturas e voltamos ao verão-primaveril. Maaas há que meter ferro naqueles que não encontram em Maio a salvação para as barragens que abastecem milhares deixarem de estar abaixo dos 20% da capacidade. Sim, porque o Alqueva não chega a todos!!!

Hoje choveu de madrugada.
Choveu pelas 10h.
E tudo à roda de Odemira tem apanhado chuva e trovoada desde aí e cá nada.
Tenho dito.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eu creio que o Joralentejano se queria referir á Evapotranspiração, que é a perda de água no solo que nesta altura do ano é muito maior, chovendo por exemplo 10mm em Maio e 10mm em Janeiro não é a mesma coisa, os 10mm de Maio " desaparecem" muito mais depressa do solo que os 10mm de Janeiro, isto porque está mais calor nesta altura do ano.
Mas vamos ver o que nos reserva este mês de Maio é sempre melhor chover algo do que não chover.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Eu deixei de comentar tanto por aqui por situações como as que li. Quem mora no Alentejo/Algarve sabe bem como as coisas andam (péssimas, por sinal) e comentarmos que vem aí mais um mês e que não vai mudar nada, os outros não compreendem. Não compreendem porque estamos em Maio, no Norte/Centro até tem chovido bem para o Inverno que tivemos, e aqui não houve nada disso. Mas as pessoas pensam que aqui chove como lá! Hoje até podia chover o dia todo sem fim, mas é nuvens de trovoada, nao deixam a todos e onde deixam depressa se vai. Na semana passada Aljezur chegou aos 33oC! Estamos na Primavera! Mas pronto, isto sou eu a falar. Hoje chove de pancadas, amanhã já sobem as temperaturas e voltamos ao verão-primaveril. Maaas há que meter ferro naqueles que não encontram em Maio a salvação para as barragens que abastecem milhares deixarem de estar abaixo dos 20% da capacidade. Sim, porque o Alqueva não chega a todos!!!
Não vou deixar de publicar no fórum só por situações destas, ás vezes o melhor é escolhermos a opção ignorar mas quando se fala na seca aqui parece que estamos a dizer alguma coisa de mal. Infelizmente, a região sul tem perdido muitos membros e todo o forum em geral e muitas das vezes é graças a estas atitudes da treta. Apenas quem acompanha a situação todos os dias sabe como está, entretanto outros nem por isso e não compreendem. Neste momento tudo o que menos quero é saber das médias, quero é que chova pelo menos para regar alguma coisa porque quanto ás barragens e aos cursos de água já não há nada a fazer. Neste evento mais uma vez, o sul foi a zona menos beneficiada e nos próximos também será igual, infelizmente.
Eu creio que o Joralentejano se queria referir á Evapotranspiração, que é a perda de água no solo que nesta altura do ano é muito maior, chovendo por exemplo 10mm em Maio e 10mm em Janeiro não é a mesma coisa, os 10mm de Maio " desaparecem" muito mais depressa do solo que os 10mm de Janeiro, isto porque está mais calor nesta altura do ano.
Mas vamos ver o que nos reserva este mês de Maio é sempre melhor chover algo do que não chover.
Sim, e não só. Normalmente nestes meses quando chove é tudo de uma vez, por exemplo pode-se atingir a média num só dia e não é assim que as coisa vão ao lugar, os meses de inverno são sempre melhores porque não chove tudo de uma vez, distribui-se bem ao longo de todo o mês e os solos absorvem melhor a água para as ribeiras, etc manterem um bom caudal ao longo de todo o inverno para abastecer os recursos hídricos.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Voltando ao seguimento...hora de almoço com uma boa chuvada mas durante toda a tarde apenas chuviscou. Boas formações hoje, ficam alguns registos:
yKUug1b.jpg

65RiMty.jpg

jQsTFzL.jpg

f5brHBB.jpg

ToRI3Uu.jpg

0NPv0x9.jpg

PrBLBGE.jpg

___________
Neste momento, vão continuando a surgir cumulonimbus! Estão 16,5ºC