Seguimento Sul - Maio 2024

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,477
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado com algumas nuvens altas.

Máxima: 24.0ºC
mínima: 15.0ºC

A temperatura tem estado abaixo da previsão para estes dias.
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,834
Local
Faro
Boas,
Mais um dia fresco, máxima de 16,6°c.
A semana seguirá assim, fresca e nublada, com pouca precipitação, neste momento Maio leva pouco mais de 6mm.
E vai seguir assim até pelo menos dia 20...
Mesmo assim até ao momento a temperatura no sul até segue cerca de +2c acima da média das máximas.
O mais mais quente já registado foi Maio 2022 em que Évora é Beja tiveram 28,6 c de máxima..
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,231
Local
loule-caldeirao
Entretanto chuva e refiro-me ao sul, nada!
Parece-me que no relatório de Abril que deverá estar aí a sair deverá regressar a seca, pelo menos ao sotavento Algarvio.
Como dizia na saída do anterior relatório referente a Março, é o "toca e foge". Saímos da seca e voltamos a entrar!
No ano passado após uma Primavera de "terror" tivemos alguma instabilidade no interior a partir de meio de Maio e até Junho. Resta esperar que ainda possa vir algo até meados de Junho.
Alguma humidade principalmente nas serras é muito importante antes da entrada em pleno do Verão.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,457
Local
Arronches / Lisboa
Entretanto chuva e refiro-me ao sul, nada!
Parece-me que no relatório de Abril que deverá estar aí a sair deverá regressar a seca, pelo menos ao sotavento Algarvio.
Como dizia na saída do anterior relatório referente a Março, é o "toca e foge". Saímos da seca e voltamos a entrar!
No ano passado após uma Primavera de "terror" tivemos alguma instabilidade no interior a partir de meio de Maio e até Junho. Resta esperar que ainda possa vir algo até meados de Junho.
Alguma humidade principalmente nas serras é muito importante antes da entrada em pleno do Verão.
O relatório de abril saiu ontem. Aparece seca fraca pontualmente no sudeste.
nDlJJAi.png


Eventos convectivos típicos desta altura são uma miragem. As entradas de noroeste valem pelo tempo mais fresco porque de resto, nada têm para contar.

8mm mensais em Arronches.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,487
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E a chuva l continua certa. Parece que o IPMA enganou-se nas previsões. E pela imagem de satélite hoje e amanhã continua a chuva. Já sigo com 6 mm acumulados e a subir
Efectivamente a EMA de Alvalade é a que leva um acumulado maior pela região sul, 3,7mm (e pode estar até novamente a entupir). A precipitação conseguiu ultrapassar a barreira das serras litorais.
Alcácer com 2,1mm e Sines com 1,1mm são as outras estações do mapa IPMA que atestam este relativo sucesso da entrada de noroeste.
 

Attachments

  • PPVA_20240516_00.gif
    PPVA_20240516_00.gif
    82.4 KB · Visto: 5
  • PPVA_20240516_06.gif
    PPVA_20240516_06.gif
    81.8 KB · Visto: 6
  • PPVA_20240516_12.gif
    PPVA_20240516_12.gif
    82.5 KB · Visto: 6
Última edição: