Seguimento Sul - Março 2020

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
JLRy0MC.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
expectativas frustradas... as minhas em relação ao mês de março.

não se vê nada de chuva. Este é um inverno totalmente falhado penso que ainda pior que 2005 até por causa das temperaturas anormalmente elevadas. Frio podemos dizer que não existiu.

o governo deve avançar já com o aproveitamento da água salgada em escala industrial. Não temos água que chegue sequer para todo o verão.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
A partir de hoje começarei a reportar a partir da bonita (e quente :calor:) cidade de Beja. Motivos profissionais levaram-me a vir viver para esta belíssima terra, infelizmente muito esquecida pelos decisores políticos. Continuarei a reportar Vila Viçosa/Alandroal nalguns fins-de-semana.

Esta manhã apanhei pequenos aguaceiros (tipo spray) no caminho V.Viçosa-Beja, mas desde que cheguei a Beja não tem chovido. Algum vento que diminui a sensação térmica mas não está frio (16.5ºC de temp.máx.). Estão previsto alguns aguaceiros para esta noite.. mas nada de extraordinário.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A partir de hoje começarei a reportar a partir da bonita (e quente :calor:) cidade de Beja. Motivos profissionais levaram-me a vir viver para esta belíssima terra, infelizmente muito esquecida pelos decisores políticos. Continuarei a reportar Vila Viçosa/Alandroal nalguns fins-de-semana.

Esta manhã apanhei pequenos aguaceiros (tipo spray) no caminho V.Viçosa-Beja, mas desde que cheguei a Beja não tem chovido. Algum vento que diminui a sensação térmica mas não está frio (16.5ºC de temp.máx.). Estão previsto alguns aguaceiros para esta noite.. mas nada de extraordinário.

Esquecida também pelo São Pedro! Beja tem sofrido uma notável redução das precipitações médias anuais, que nas normais antigas andavam perto dos 600 mm.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,578
Local
Gondomar (105 metros alt)
A partir de hoje começarei a reportar a partir da bonita (e quente :calor:) cidade de Beja. Motivos profissionais levaram-me a vir viver para esta belíssima terra, infelizmente muito esquecida pelos decisores políticos. Continuarei a reportar Vila Viçosa/Alandroal nalguns fins-de-semana.

Esta manhã apanhei pequenos aguaceiros (tipo spray) no caminho V.Viçosa-Beja, mas desde que cheguei a Beja não tem chovido. Algum vento que diminui a sensação térmica mas não está frio (16.5ºC de temp.máx.). Estão previsto alguns aguaceiros para esta noite.. mas nada de extraordinário.
Eu por vezes vou a Beja
Já vivi um ano (2015—16)
Vou estar 2 dias em Beja , nos dias 7 a 9 abril
Tem faltado chuva , como em todo o sul do país

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Só para termos a noção de como as coisas estão más no Sul: nos últimos anos, o Pego do Inferno teve sempre alguma corrente de água. Inclusive em 2018 houve cascata no verão. No entanto, nada corre por lá desde maio de 2019. Nem mesmo com o dilúvio de dezembro houve a formação da cascata. :(

Então porque é que me lembrei disto só agora? Pois bem, um grupo de amigos meus esteve por lá há poucos dias e disse-me que o Pego do Inferno está seco. Tem apenas um laguinho com algas verdes, totalmente morto, e metade da bacia está seca. :sad:
Em julho de 2018 estava assim: :uau:
photo0jpg.jpg


Se não chover mais nestes meses, até diria que o Pego do Inferno irá secar. Isso, que eu saiba, não sei se alguma vez aconteceu... :surprise:
Mas sim, a seca é gravíssima no Algarve e está pior que a de 2017!!!
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Só para termos a noção de como as coisas estão más no Sul: nos últimos anos, o Pego do Inferno teve sempre alguma corrente de água. Inclusive em 2018 houve cascata no verão. No entanto, nada corre por lá desde maio de 2019. Nem mesmo com o dilúvio de dezembro houve a formação da cascata. :(

Então porque é que me lembrei disto só agora? Pois bem, um grupo de amigos meus esteve por lá há poucos dias e disse-me que o Pego do Inferno está seco. Tem apenas um laguinho com algas verdes, totalmente morto, e metade da bacia está seca. :sad:
Em julho de 2018 estava assim: :uau:
photo0jpg.jpg


Se não chover mais nestes meses, até diria que o Pego do Inferno irá secar. Isso, que eu saiba, não sei se alguma vez aconteceu... :surprise:
Mas sim, a seca é gravíssima no Algarve e está pior que a de 2017!!!
Não sei precisar o ano, mas, a primeira vez que lá fui, foi um ano depois do grande incêndio que destruiu a ponte que fazia a passagem para lá (só existia a estrutura metálica muito debilitada), em pleno verão, então fomos obrigados a ir “caminhar” pelas pedras do suposto ribeiro que passa lá ao lado... não havia cascata, apenas um charco. Por acaso é um lugar lindo, mas que tem os seus dias contados.

Quanto à chuva: aleluia que caiu qualquer coisa! Depois de 3 dias de poeiras, chuviscou lama no sábado e ontem, esta madrugada pelas 4h/4h30 lá choveu mais ou menos e tocadinha a vento.
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A verdade é que a cascata seca várias vezes ao ano, não é de agora.
Evidentemente, e com a situação atual de seca, para além de não existir cascata, a lagoa não deve estar nas melhores condições.
Sim, mas eu nem sequer referi a questão da cascata, mas sim sobre o charco (a cascata já eu sei que seca). É que o próprio charco, pelo que me disseram, está praticamente seco!!! :surprise:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,185
Local
loule-caldeirao
Sim, mas eu nem sequer referi a questão da cascata, mas sim sobre o charco (a cascata já eu sei que seca). É que o próprio charco, pelo que me disseram, está praticamente seco!!! :surprise:
O pego se calhar nunca secou, pelo menos na idade moderna. Pior que isso é estar seco ou quase no ínicio de Março. Para informação o pego tem cerca de 9m de profundidade na zona mais profunda que é tipo pia/sanita o que queiram chamar.
Não sei a realidade concreta deste pego em particular, ou seja se está efetivamente seco ou não, mas por exemplo, o açude do castelo de Paderne, que nunca o vi seco, mesmo em Setembro, está actualmente completamente seco!
O que dá a entender é que qualquer aquífero Algarvio está neste momento em situação grave uns mais que outros dependendo da exploração. Obviamente mantendo-se este cenário a situação ficará crítica.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
O pego se calhar nunca secou, pelo menos na idade moderna. Pior que isso é estar seco ou quase no ínicio de Março. Para informação o pego tem cerca de 9m de profundidade na zona mais profunda que é tipo pia/sanita o que queiram chamar.
Não sei a realidade concreta deste pego em particular, ou seja se está efetivamente seco ou não, mas por exemplo, o açude do castelo de Paderne, que nunca o vi seco, mesmo em Setembro, está actualmente completamente seco!
O que dá a entender é que qualquer aquífero Algarvio está neste momento em situação grave uns mais que outros dependendo da exploração. Obviamente mantendo-se este cenário a situação ficará crítica.

O Pego do Inferno desde de 2012 com o incêndio de Tavira nunca mais voltou a ser o mesmo e tenho sérias dúvidas que volte a ser como era antes do incêndio, porque investimento não existe parece que antigamente tudo era belo e bonito, ardeu acabou-se e num país aonde se paga tantos impostos é uma verdadeira vergonha como aquilo se encontra.

http://safeplace52.blogspot.com/2020/02/pego-do-inferno-hoje-dia-2002.html
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O Pego do Inferno desde de 2012 com o incêndio de Tavira nunca mais voltou a ser o mesmo e tenho sérias dúvidas que volte a ser como era antes do incêndio, porque investimento não existe parece que antigamente tudo era belo e bonito, ardeu acabou-se e num país aonde se paga tantos impostos é uma verdadeira vergonha como aquilo se encontra.

http://safeplace52.blogspot.com/2020/02/pego-do-inferno-hoje-dia-2002.html
Em 2018 estava completamente diferente, tal como podes ver na fotografia que publiquei neste tópico. :)