Seguimento Sul - Março de 2011



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Não. Marcava mesmo 7.3ºC, só se estava sobe influência de alguma radiação solar que o meu RS (ainda mal feito) não protegeu.

Nada disso. Há 3 pessoas que a viram e sem desprimor para o Spider e a Sissi, o Nuno Pimenta sabe bem o que é neve, procurem e verão as várias reportagens que já cá colocou.. por isso! ;).

Quanto ao fenómeno em si é muito provável que aconteça, há ar frio em altura e nos níveis médios. E é um ar seco com vento do quadrante Este. o floco tem condições para vir até cá abaixo se for numa corrente descendente mais rápida.
Estou mesmo sem tempo, mas se procurarem verão fotos minha do ano passado em que nevou por breves momentos em Elvas com temperaturas muito positivas igualmente! ;)

Aqui não há fenómenos do entroncamento, há física e meteorologia ;).

A tudo isto temos de não nos esquecer que as cotas a que eles estão rondam os 500m e têm ali uma serra com 1000 metros ao lado! :)
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Nada disso. Há 3 pessoas que a viram e sem desprimor para o Spider e a Sissi, o Nuno Pimenta sabe bem o que é neve, procurem e verão as várias reportagens que já cá colocou.. por isso! ;).

Quanto ao fenómeno em si é muito provável que aconteça, há ar frio em altura e nos níveis médios. E é um ar seco com vento do quadrante Este. o floco tem condições para vir até cá abaixo se for numa corrente descendente mais rápida.
Estou mesmo sem tempo, mas se procurarem verão fotos minha do ano passado em que nevou por breves momentos em Elvas com temperaturas muito positivas igualmente! ;)

Aqui não há fenómenos do entroncamento, há física e meteorologia ;).

A tudo isto temos de não nos esquecer que as cotas a que eles estão rondam os 500m e têm ali uma serra com 1000 metros ao lado! :)


=D
De facto não estariam os 7.6ºC. Podemos consultar fonte oficial (IM) e podemos constatar que de facto foi nesse periodo em que tivemos aguaceiros e queda da temperatura. Não podemos dizer que nevou, nevou.Na realidade cairam uns flocos que deram para limpar a vista. Derretiam ao cair no solo. Na serra sim aqui a apenas 3 Km, nevou.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
=D
De facto não estariam os 7.6ºC. Podemos consultar fonte oficial (IM) e podemos constatar que de facto foi nesse periodo em que tivemos aguaceiros e queda da temperatura. Não podemos dizer que nevou, nevou.Na realidade cairam uns flocos que deram para limpar a vista. Derretiam ao cair no solo. Na serra sim aqui a apenas 3 Km, nevou.
Sim, foi água-neve como disse. Mas daqui onde vivo até à estação do IM é muito, nunca posso comparar com outras estações porque a temperatura acaba sempre com alguma diferença, já que há muita elevação e etc. E eu sim avisei nos posts acima, poderá ter sido o RS, não sei mas 30 mins antes estavam 7ºC, estavam que o carro também os marcava.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
No centro da Europa em especial, nesta altura do ano (Março-Abril) são relativamente normais episódios convectivos com temperaturas diurnas a rondar os quase 10º, e "surpreendentes" aguaceiros fortes de neve enorme a fazer a temperatura descer, mas por vezes até a rondar ou acima dos 5º.
Isto graças à convivência entre massas de ar frio em níveis médios altos, com radiação já relativamente importante no solo. Mas estas temperaturas altas são enganadoras, mesmo apenas nos níveis baixos. Ah e claro, graças a muito baixas humidades do ar.
Aqui realmente não é muito frequente, mas como se vê também acontece. Não acho que haja motivos para duvidar dos relatos aqui sinceramente!!
Ainda ontem se viam relatos semelhantes dos espanhóis, hoje a situação chegou ao nosso interior.
Pena que não vá durar muito, pois vai ser varrido um pouco este frio, e entrar mais humidade. Mas até amanhã à tarde, não serão de descartar algumas "surpresas" destas de neve a cotas médias/baixas com temperaturas a 2m altas.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
E para dar mais uma achas para a fogueira da neve! Uma tia minha que hoje foi a uma consulta a Portalegre e por lá estava (zona do Hospital, como o colega Nuno) também contava admirada da neve que caiu na cidade! ;)

Como vêem toda a minha gente que por lá estava viu o floquinho a cair! ;)
Bem toda a gente não... eu não estava! :sad:

Pelo radar a precipitação vai rareando... Ainda vi algumas nuvens ao longe com uma precipitação muito densa a cair delas, mas não chegaram até mim. :mad:

Neste momento vou com 6,9ºC e céu estrelado.

Que grande nevada Nuno! Belos e grandes flocos lá por São Julião em plena serra!

@ Teles: Tens a certeza que isso é água neve? Desculpa lá mas é uma água-neve muito estranha, ao ponto de estar acumular no solo e nas margens desse lago...
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
@ Teles: Tens a certeza que isso é água neve? Desculpa lá mas é uma água-neve muito estranha, ao ponto de estar acumular no solo e nas margens desse lago...[/QUOTE]

;)