Seguimento Sul - Março de 2011

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
sul.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.[/QUOTE]
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: Março com temperaturas baixas. Neste momento 11,9 ºC, depois de ter uma mínima de 3,8 ºC esta manhã.

Instrumentos meteorológicos que utilizo para recolher os dados:
LIDL_Tronic.JPG


Os sensores exteriores encontram-se protegidos da radiação solar directa e afastados da parede (o ar circula livremente em torno de ambos os sensores). Os valores que registam-se estão quase sempre aproximados aos valores registados pelo IM na estação de Estremoz (erro máximo até 2 ºC), com excepção no Inverno em situações de altas pressões (os meus sensores estando a cerca de 5 metros acima do solo têm tendência para registar temperaturas mínimas ligeiramente mais altas).
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Estremoz: Março com temperaturas baixas. Neste momento 11,9 ºC, depois de ter uma mínima de 3,8 ºC esta manhã.

Instrumentos meteorológicos que utilizo para recolher os dados:
----

Os sensores exteriores encontram-se protegidos da radiação solar directa e afastados da parede (o ar circula livremente em torno de ambos os sensores). Os valores que registam-se estão quase sempre aproximados aos valores registados pelo IM na estação de Estremoz (erro máximo até 2 ºC), com excepção no Inverno em situações de altas pressões (os meus sensores estando a cerca de 5 metros acima do solo têm tendência para registar temperaturas mínimas ligeiramente mais altas).
Qual deles usas para os registos no fórum? Estão pegados à parede, isso não influencia muito?
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Qual deles usas para os registos no fórum? Estão pegados à parede, isso não influencia muito?

Aqui no Fórum coloco os dados que registo na estação do LIDL, cujo sensor está exposto a este. O Tronic tem o sensor exposto a oeste, no outro lado da casa e serve apenas para conferir/validar os dados; raramente existem diferenças superiores a 2 ºC entre os dois sensores (afastados entre si por um edifício com cerca de 5 metros de largura).
Os sensores não estão colados à parede; o sensor do Tronic é a extermidade de um fio com cerca de dois metros de comprimento e o sensor da estação do LIDL tem apenas 0,5 cm2 de superfície em contacto com o suporte colocado na parede (a restante superfície do sensor está afastado da parede, cerca de 1 cm, de tal modo que o ar circula livremente entre o sensor e a parede).
Engenhocas em perfeito funcionamento e que registam valores bastante semelhantes (diferenças na ordem de algumas décimas de temperatura) a outras estações de membros da zona (Elvas/Redondo), que servem-me também de referência para registar os meus dados.
Curiosamente já tenho observado que os meus registos aproximam-me bastante mais dos registados por outros membros do Alentejo que aqui colocam dados, do que os dados do IM.

em Serpa 19,2ºC

Esse valor deverá estar influenciado cerca de 4 a 5 ºC relativamente se fosse registado em condições ideais, naturalmente fora do espaço urbano, onde o vento que se faz sentir hoje não deverá ter deixado subir tanto a temperatura.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
tenho uma igual á tronic mas da marca auriol, mas nunca me regulo por ela porque dá valores muito superiores(ex:na semana passada chegou aos 35ºC)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado e nova descida da temperatura.

Máxima: 16.1ºC
mínima: 8.5ºC
actual: 11.0ºC

Quando tiver tempo, logo coloco uma foto onde tenho o meu sensor.