Seguimento Sul - Novembro 2012

vitoreis

Cumulus
Registo
28 Ago 2012
Mensagens
206
Local
Faro
Isto promete:

far121103175030.jpg
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Essa célula foi até V.R.S.António :) eu estive la até cerca das 14h e choveu tanto que o parque de estacionamento do Pingo Doce ficou literalmente submerso... Aqui em Giões(Alcoutim) é que pouco choveu, as ribeiras estão sequinhas!! ai ai....:(

Pois isso é o que eu temia! Há uma faixa do sueste aletenjano/nordeste Algarvio que tem estado praticamente de fora todos os eventos. Apesar de ter chovido sempre em todos os eventos esta zona tem levado o que se chama de "rega" , ou seja 5/10mm de cada vez e pouco mais.
A ribeira do Vascão, Foupana e Odeleite, os "rios" selvagens Algarvios praticamente nem pegos de água têm depois de um ano de seca extrema.
A ribeira de Odeleite, recordo-me que praticamente não secava nas zonas mais a montante na serra do Caldeirão, em que mantinha grandes pegos de água, e que por ser uma zona pluviosa era das primeiras ribeiras a correr, logo em Outubro.
Ontem ainda estava sequíssima. Esperemos que chova bem esta noite nas nossas serras e no Algarve/ Alentejo em geral.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Pois isso é o que eu temia! Há uma faixa do sueste aletenjano/nordeste Algarvio que tem estado praticamente de fora todos os eventos. Apesar de ter chovido sempre em todos os eventos esta zona tem levado o que se chama de "rega" , ou seja 5/10mm de cada vez e pouco mais.
A ribeira do Vascão, Foupana e Odeleite, os "rios" selvagens Algarvios praticamente nem pegos de água têm depois de um ano de seca extrema.
A ribeira de Odeleite, recordo-me que praticamente não secava nas zonas mais a montante na serra do Caldeirão, em que mantinha grandes pegos de água, e que por ser uma zona pluviosa era das primeiras ribeiras a correr, logo em Outubro.
Ontem ainda estava sequíssima. Esperemos que chova bem esta noite nas nossas serras e no Algarve/ Alentejo em geral.

Essa zona não será muito beneficiada, claro olhando para os modelos. A chuva tem caído na maior parte no litoral entre Almancil e Olhão, Tavira tem muito menos precipitação que esta zona e na zona da serra só hoje é que choveu mais. Até agora, tem sido muito parecido com o ano passado, a ver se não sai outro Inverno seco, espero bem que não.

A ver se levamos uma boa rega, esta noite e que faça umas trovoadas valentes que já tenho saudades delas. :lol:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A passagem da pequena mancha amarela provocou um período de 10-15 minutos de chuva intensa em Aljezur. Se o resto da mancha for idêntica vem ai uma carga de água. :rain:

far121103192030.jpg
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pois isso é o que eu temia! Há uma faixa do sueste aletenjano/nordeste Algarvio que tem estado praticamente de fora todos os eventos. Apesar de ter chovido sempre em todos os eventos esta zona tem levado o que se chama de "rega" , ou seja 5/10mm de cada vez e pouco mais.
A ribeira do Vascão, Foupana e Odeleite, os "rios" selvagens Algarvios praticamente nem pegos de água têm depois de um ano de seca extrema.
A ribeira de Odeleite, recordo-me que praticamente não secava nas zonas mais a montante na serra do Caldeirão, em que mantinha grandes pegos de água, e que por ser uma zona pluviosa era das primeiras ribeiras a correr, logo em Outubro.
Ontem ainda estava sequíssima. Esperemos que chova bem esta noite nas nossas serras e no Algarve/ Alentejo em geral.

Sim isso é verdade, as ribeiras que mencionaste costumam manter a água durante todo o ano nas zonas mais húmidas da serra, embora durante o Verão deixem de correr e fiquem apenas com pegos. A Ribeira do Beliche, por exemplo, costuma manter água até entrar no concelho de Castro Marim, depois de passar a aldeia do Pego dos Negros a altitude diminui, a paisagem fica gradualmente mais árida até à foz, o que denota alterações climáticas motivadas pela orientação do relevo. O mesmo sucede com a ribeira de Odeleite quando entra no concelho de Castro Marim.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Sim isso é verdade, as ribeiras que mencionaste costumam manter a água durante todo o ano nas zonas mais húmidas da serra, embora durante o Verão deixem de correr e fiquem apenas com pegos. A Ribeira do Beliche, por exemplo, costuma manter água até entrar no concelho de Castro Marim, depois de passar a aldeia do Pego dos Negros a altitude diminui, a paisagem fica gradualmente mais árida até à foz, o que denota alterações climáticas motivadas pela orientação do relevo. O mesmo sucede com a ribeira de Odeleite quando entra no concelho de Castro Marim.

Em situações de seca extrema como este ano até é normal estar tudo seco, o que acho estranho é até à data e com tantos eventos com bom potencial que têm passado, a região central da serra( Mú, Cavalos, Barranco do Velho e Alcaria do Cume) estarem a meu ver bastante abaixo da sua precipitação normal e até comparando com certas regiões do litoral e sotavento.
Relembro que estas zonas têm médias anuais que rondam os 1000mm, muito diferente dos 500mm de regiões mais a Norte nas planícies Alentejanas ou nas regiões mais a sul como o barrocal/litoral Algarvio.
Além disso são estas zonas que captam grande parte da água que consumimos no Algarve. Até os grandes aquíferos do Barrocal estão indirectamente ligados às escorrências quem vêm destas serras.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Contra as minhas melhores espectativas e a pensar que a chover bem ia ser de madrugada eis que começa a cair forte em Giões(Alcoutim) e o algarve está a ser todo bem regado! acho que vou passar a noite a olhar pra ribeira a espera de uma enchurrada.. ehehe :)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Aqui por esta zona está a cair certinha há mais de meia hora e já começa a haver sinais de saturação nos terrenos. Já devemos ir a caminho dos 50mm, isto desde ontem à tarde:)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Contra as minhas melhores espectativas e a pensar que a chover bem ia ser de madrugada eis que começa a cair forte em Giões(Alcoutim) e o algarve está a ser todo bem regado! acho que vou passar a noite a olhar pra ribeira a espera de uma enchurrada.. ehehe :)

Tudo depende do que cair na serra do Mú e na zona dos Cavalos e Ameixial.
Se tivermos mais de 40mm no decorrer desta noite talvez já chegue aí qualquer coisa;)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Parecia que vinha tudo abaixo com a água afinal ... chegou a terra, evaporou-se tudo .... bahhhh !

Pois... foi "muita parra e pouca uva...!":D

A chuva foi fraca e deu para acumular apenas mais uns mm, totalizando agora 9,8mm no Sitio das Fontes e 15mm aqui em Silves.