Seguimento Sul - Outubro 2013

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,206
Local
loule-caldeirao
Boas, por aqui, dia de céu nublado com uma chuvinha fraca há uma hora atrás que não deu para acumular nada.

Máxima: 24.6ºC
mínima: 19.9ºC
actual: 22.6ºC

O IPMA prolongou o aviso amarelo para o distrito de Faro até 06:59:59 (hora de Portugal). O aviso está mais de acordo com as previsões dos modelos, um até um pouco exagerado que é o Arome, a precipitação prevista só ocorreria se formasse um MCS aqui em cima. :rolleyes: :unsure: A precipitação poderá variar entre 5 a 10 mm, agora mais do que isso tenho sérias dúvidas, embora às vezes exista surpresas.

Não confio nada na previsão do Arome. Está bastante exagerada a meu ver, já a do Aladdin parece-me ser demais... Apostaria mais nesses valores que dizes. Mesmo assim a avaliar pelas imagens de satélite qualquer leigo diria que seria impossível precipitar esta noite:D
Será que haverá surpresas?
 


GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Em Évora tudo tranquilo, continuo sem perceber o porquê do IPMA prever chuva forte das 0h às 12h para este distrito quando nos distritos vizinhos prevê aguaceiros fracos e o satélite/radar parece impávido e sereno não fazendo prever algum evento extremo de chuva forte. Será alguma célula que vai crescer de repente aqui e descarregar apenas neste distrito? :huhlmao:

Enfim, cheira-me a diarreia mental. :confused:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Em Évora tudo tranquilo, continuo sem perceber o porquê do IPMA prever chuva forte das 0h às 12h para este distrito quando nos distritos vizinhos prevê aguaceiros fracos e o satélite/radar parece impávido e sereno não fazendo prever algum evento extremo de chuva forte. Será alguma célula que vai crescer de repente aqui e descarregar apenas neste distrito? :huhlmao:

Enfim, cheira-me a diarreia mental. :confused:

Provavelmente trata-se de um erro. :unsure:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
vamos aguardar mais um pouco porque a orientação não é grande coisa... parece ir mais a este do que o modelo previa mas está a crescer...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Acabou por não acontecer nada. Alguma chuva fraca, as precipitações mais interessantes entraram por Ayamonte e mais tarde por Huelva.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Acabou por não acontecer nada. Alguma chuva fraca, as precipitações mais interessantes entraram por Ayamonte e mais tarde por Huelva.

Já vai sendo hábito!:D

Por aqui o dia amanheceu com algumas nuvens e as mínimas da noite foram de 17,1ºC no Sítio das Fontes e 20,1ºC em Carvoeiro.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,206
Local
loule-caldeirao
Mais uma vez passámos do muita coisa ao nada!

Já esteve mais limpo esta manhã, agora vai ficando mais nublado mas não passará disto. A tendência é para melhoria!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A estação de Tavira, apesar de tudo, acumulou quase 40 mm nestes últimos dias, o que é um excelente valor para esta época do ano. Fazendo uma espécie de meta-análise de várias normais climatológicas antigas constata-se que o grosso da precipitação só começa lá mais para o final de Outubro.

Para além disso a orientação da linha da costa favorece a região entre Huelva e o estreito de Gibraltar em alguns eventos. Noutros até são os algarvios os favorecidos. A precipitação média anual de Huelva é idêntica à de VRSA e a de Cádis é idêntica à de Tavira.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A estação de Tavira, apesar de tudo, acumulou quase 40 mm nestes últimos dias, o que é um excelente valor para esta época do ano. Fazendo uma espécie de meta-análise de várias normais climatológicas antigas constata-se que o grosso da precipitação só começa lá mais para o final de Outubro.

Para além disso a orientação da linha da costa favorece a região entre Huelva e o estreito de Gibraltar em alguns eventos. Noutros até são os algarvios os favorecidos. A precipitação média anual de Huelva é idêntica à de VRSA e a de Cádis é idêntica à de Tavira.

Onde é que tu vês os dados da Estação de Tavira .... precisava dos dados de estações aí da zona do Sotavento para juntar áquelas que já disponibilizei no tópico " Climatologia de Portugal" mas não encontro no Wunderground.....
Esqueceste de dizer .... que costuma vir pela Feira de Faro, e já os "antigos" diziam que a chuva aparece é pela Feira de Faro !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, céu nublado com abertas e ainda choveu qualquer coisita durante a noite, que acumulei 1 mm. :D Aqui, sempre ouvi dizer que as primeiras chuvas ocorriam pela Feira de Olhão, de 27 a 29 de Setembro e este ano assim foi.

Não posso queixar-me por aqui, ainda choveu 38 mm, nada mau e bem melhor que o ano passado.