Seguimento Sul - Outubro 2019

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
JLRy0MC.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Por Arronches, nevoeiro pela manhã, mas agora já está o céu limpo e vai aquecendo. Parece que a próxima semana vai ser de Verão e chuva, nem vê-la.
Mínima de 12,1°C

Neste momento, 23,8°C e vento fraco.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Dia agradável com algumas nuvens altas. As noites já vão sendo bem frescas.
Máx: 26,6°C
Min: 12,1°C

13,9°C
atuais.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Já não estou por Arronches, mas cá deixo o contributo no tópico quanto ao dia de hoje.
A mínima foi de 8,1ºC. A máxima deverá ter superado os 30ºC. :hehe:

Diferença sempre assinalável...:D
VHPanJN.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa Noite,
Já não estou por Arronches, mas cá deixo o contributo no tópico quanto ao dia de hoje.
A mínima foi de 8,1ºC. A máxima deverá ter superado os 30ºC. :hehe:

Diferença sempre assinalável...:D
VHPanJN.png

Verdade que diferenças!
Acrescentaria o valor da minima da estação instalada junto à ribeira de Nisa, uns frios 5,8 graus.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,570
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boa Noite,
Já não estou por Arronches, mas cá deixo o contributo no tópico quanto ao dia de hoje.
A mínima foi de 8,1ºC. A máxima deverá ter superado os 30ºC. :hehe:

Diferença sempre assinalável...:D
VHPanJN.png
Mas a mínima não foi tropical, aqui foi de 17,9°c, uma enorme diferença em relação a ontem que foi de 9,8°c.
Máxima de 28,2°c.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Verdade que diferenças!
Acrescentaria o valor da minima da estação instalada junto à ribeira de Nisa, uns frios 5,8 graus.
A partir de agora, já se sabe que nos vales é assim. Em contrapartida, com as temperaturas ainda elevadas durante o dia, as zonas altas têm estes valores e Portalegre, já se sabe como é. No entanto, este caso é igual seja em que altura for.
Por exemplo, em Janeiro tínhamos isto...
CquF2pf.png

Lá ia o Jorge de Arronches com -3/-4ºC e chegava a Portalegre com 10ºC. Belas experiências! :D

Mas a mínima não foi tropical, aqui foi de 17,9°c, uma enorme diferença em relação a ontem que foi de 9,8°c.
Máxima de 28,2°c.
Pois, porque como é habitual a partir de uma certa hora da manhã a temperatura desce. A mínima horária foi de 18,8ºC registada entre as 10h e as 11h. :lol:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,570
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A partir de agora, já se sabe que nos vales é assim. Em contrapartida, com as temperaturas ainda elevadas durante o dia, as zonas altas têm estes valores e Portalegre, já se sabe como é. No entanto, este caso é igual seja em que altura for.
Por exemplo, em Janeiro tínhamos isto...
CquF2pf.png

Lá ia o Jorge de Arronches com -3/-4ºC e chegava a Portalegre com 10ºC. Belas experiências! :D


Pois, porque como é habitual a partir de uma certa hora da manhã a temperatura desce. A mínima horária foi de 18,8ºC registada entre as 10h e as 11h. :lol:
Pois nem sempre é assim, depende de vários fatores, nomeadamente do vento, ontem a mínima até foi mais baixa aqui do que aí, estas situações ocorrem essencialmente nos dias de céu limpo.

Também já me aconteceu várias vezes, sair daqui com temperaturas positivas, e chegar à Portagem com temperaturas negativas e bastante geada.

Seria bom, não termos muitas inversões térmicas seria sinal de estabilidade, precisamos é de chuva.
 
Última edição:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas
Os dias continuam com algum calor por cá... e sequinhos...
Ao menos sempre se vai vendo alguma coisa para quebrar a monotonia! eheh!
Esta manhã em Silves:

 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,615
Local
Portalegre
Verdade que diferenças!
Acrescentaria o valor da minima da estação instalada junto à ribeira de Nisa, uns frios 5,8 graus.

As diferenças são avassaladoras, inclusive em questão de menos de um km linear.
No passado sábado fui a Marvão e quando regressei às 23.30, no alto da vila estava algum vento mas nada desagradável. Quando cheguei à Portagem, sentia-se bem o frio, com 11/12 ºC medidos pelo carro. No caminho de Portalegre, antes de começar a descer o Alto de Monte Paleiros era essa a temperatura; quando cheguei à primeira curva apertada com a encosta virada a S/SE, a temperatura automaticamente passou para os 15/16 ºC, tudo em menos de 1 km. Sinceramente não me recordei de ver a temperatura em Portalegre, mas creio que estaria próxima dos 19/20 ºC.
Vou-te dar mais um exemplo: entre estes dois locais com 1,7 km de distância linear, acredito que no Inverno haverá temperaturas totalmente dispares, principalmente em noites com geada. É claro que o desnível entre um e outro é de uns 200 mts, o que potencia o Efeito Föhn.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,315
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bons dias,

A reportar de Monte Gordo, esta-se que é um mimo, vento quase que nem vê-lo... A temperatura deve andar nos 28/29°C.


Curioso que viemos bastante tempo com nevoeiro cerrado, a temperatura chegou aos 7°C na zona da nacional 5 após o Poceirão.

Zona antes de Beja também com nevoeiro e após Beja, ainda com bastantes km's de nevoeiro.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
As diferenças são avassaladoras, inclusive em questão de menos de um km linear.
No passado sábado fui a Marvão e quando regressei às 23.30, no alto da vila estava algum vento mas nada desagradável. Quando cheguei à Portagem, sentia-se bem o frio, com 11/12 ºC medidos pelo carro. No caminho de Portalegre, antes de começar a descer o Alto de Monte Paleiros era essa a temperatura; quando cheguei à primeira curva apertada com a encosta virada a S/SE, a temperatura automaticamente passou para os 15/16 ºC, tudo em menos de 1 km. Sinceramente não me recordei de ver a temperatura em Portalegre, mas creio que estaria próxima dos 19/20 ºC.
Vou-te dar mais um exemplo: entre estes dois locais com 1,7 km de distância linear, acredito que no Inverno haverá temperaturas totalmente dispares, principalmente em noites com geada. É claro que o desnível entre um e outro é de uns 200 mts, o que potencia o Efeito Föhn.

Bons relatos, está visto que em Portalegre em virtude do relevo e rede hidrográfica há grandes variações de temperatura. Como costumo dizer isto das inversões térmicas é bem complexo, pois é incrível como há casos de pequenos vales (50mts de desnivel entre o topo e fundo de vale) com diferenças de 6-8 graus. No meu caso como faço ciclismo/Btt sinto as diferenças mesmo na própria respiração, por exemplo atravesso um vale com 10 graus e 100% hr e subo até um topo com 21 graus e 20 %Hr.
Desculpem offtopic
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
As diferenças são avassaladoras, inclusive em questão de menos de um km linear.
No passado sábado fui a Marvão e quando regressei às 23.30, no alto da vila estava algum vento mas nada desagradável. Quando cheguei à Portagem, sentia-se bem o frio, com 11/12 ºC medidos pelo carro. No caminho de Portalegre, antes de começar a descer o Alto de Monte Paleiros era essa a temperatura; quando cheguei à primeira curva apertada com a encosta virada a S/SE, a temperatura automaticamente passou para os 15/16 ºC, tudo em menos de 1 km. Sinceramente não me recordei de ver a temperatura em Portalegre, mas creio que estaria próxima dos 19/20 ºC.
Vou-te dar mais um exemplo: entre estes dois locais com 1,7 km de distância linear, acredito que no Inverno haverá temperaturas totalmente dispares, principalmente em noites com geada. É claro que o desnível entre um e outro é de uns 200 mts, o que potencia o Efeito Föhn.
Toda essa zona é extremamente fria. Conheço quem registe -5ºC ou mesmo abaixo na Vargem mesmo ao fim da madrugada. São buracos de ar frio. :D

Entretanto, 32.5ºC por aqui. Outubro? Onde?