Seguimento Sul - Setembro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Descargas eléctricas até às 4:10
Hg9Ljxb.jpg
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Aqui em Faro seguimos com 0 mm e dos 0 mm não deverá passar, no dia de hoje.

Agora esperar para ver se os modelos ficam mais generosos para aqui ....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, já choveu fraco com pingas grossas. Já ontem de manhã, também tinha chovido que molhou o chão, não dá é para acumular nada. No radar, parece-me que existe alguma instabilidade no Barlavento algarvio na zona de Lagos e depois na Serra de Monchique.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Temos 3 células ( podem ser supercélulas) nas seguintes zonas:

Possível supercélula/célula a Este de Évora e está a deslocar-se para Redondo. Pelas imagens de radar parece-me uma supercélula com bastante atividade elétrica, é possível que ocorra granizo.


Temos outra célula em Mourão (na zona do Alqueva) e outra célula a Oeste de Barrancos.

far140907173029.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Miguel96, nem me digas nada.

Hoje, pelas 17h40m +/- decidi ir dar a minha habitual volta de bike pelos trilhos aqui dos arredores de Évora, antes de regressar a Lisboa para mais uma semana de trabalho.

De facto o aspecto a Sul/SE não era o melhor, e a volta que tinha planeado era nessa direcção, curiosamente :lmao: Ainda assim, consultei a imagem de radar no iPhone e nada parecia ameaçador:


Enquanto ia andando ia de frente para a célula, e quando já estava perto da saída para Estremoz (EN114), num estradão de terra batida, sou brindado com um forte trovão e um raio nãão muito longe de mim (até este momento tudo permanecia calmo) :surprise: Estava literalmente no meio do nada, o céu escurissimo e enquanto pensava o que fazer, cai outro raio. :confused: E começo a ver altas cortinas de chuva.

Entretanto a imagem das 18h era esta:


Bem, fiquei sem reacção, a única hipótese que tive foi voltar para casa a todo o gás :calor: Só parei já perto de casa para captar esta fotografia:

A imagem correspondente no satélite:


Ainda tive várias vezes na situação de impasse de ficar a filmar, mas confesso que não estava a gostar da brincadeira. :lol: Entretanto nem 10kms fiz, mas cheguei a casa a pingar água, está muito abafado.

Impressionante foi o crescimento da célula.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Temos 3 células ( podem ser supercélulas) nas seguintes zonas:

Possível supercélula/célula a Este de Évora e está a deslocar-se para Redondo. Pelas imagens de radar parece-me uma supercélula com bastante atividade elétrica, é possível que ocorra granizo.


Temos outra célula em Mourão (na zona do Alqueva) e outra célula a Oeste de Barrancos.

far140907173029.jpg

É uma hiper mega ultra celula!:lol: