Seguimento Sul - Setembro 2016

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Viragem do vento para Oeste, temperatura em descida com 31,2ºC.

Bom dia

Segundo os dados do IPMA, desceu até os 28,6 ºC, mas sinceramente foi uma noite dentro de um forno... Se para o ano tivermos noites assim, passo a dormir na arca congeladora... :sweat::sweat:
Agora, por Arronches, estamos com uns 31 ºC/32 ºC e uma sensação térmica bastante desagradável. E só são 9.30h...
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Mínima hoje em Portalegre foi de 30,6ºC!! Não sei se foi batido algum record.

Esse valor é do IPMA?? Estive a ver os gráficos das estações e, considerando o valor da Estação de Portalegre desceu aos 28,6 ºC às 7h. Se for de 30,6 ºC deverá ter batido o recorde de temperatura mínima mais alta registada em Portalegre...
Independentemente disso, é demasiado calor... Até parece que levei uma pancada na cabeça, tal é o estado de atordoamento que sinto... Nem o café alivia... :wacko::nugget:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Hoje, parece estar mais agreste do que ontem, hoje o sol queima mais. Praia não gosto assim, gosto da praia mas não para torrar na praia. Vamos ver, se Faro hoje chega aos 38ºC ou a estação é medida dentro de água outra vez. Sigo com 33.6ºC. :huhlmao::D
 

PTG

Cumulus
Registo
3 Abr 2008
Mensagens
141
Local
Portalegre
Esse valor é do IPMA?? Estive a ver os gráficos das estações e, considerando o valor da Estação de Portalegre desceu aos 28,6 ºC às 7h. Se for de 30,6 ºC deverá ter batido o recorde de temperatura mínima mais alta registada em Portalegre...
Independentemente disso, é demasiado calor... Até parece que levei uma pancada na cabeça, tal é o estado de atordoamento que sinto... Nem o café alivia... :wacko::nugget:
 

PTG

Cumulus
Registo
3 Abr 2008
Mensagens
141
Local
Portalegre
O valor não é do IPMA é mesmo do termómetro lá de casa, mas penso que está bem calibrado. A temperatura tem a ver, acho eu que não sou meteorologista, com a zona em que me encontro, já bastante alta. Se a mínima foi de 30,6ºC, ontem no mesmo sitio a temperatura não passou dos 37ºC, mas sabemos que nas zonas mais baixas terá ultrapassado o 40ºC. Esta zona é curiosa no que diz respeito a temperaturas...no inverno raramente há temperaturas negativas mesmo nas noites com céu limpo.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
O valor não é do IPMA é mesmo do termómetro lá de casa, mas penso que está bem calibrado. A temperatura tem a ver, acho eu que não sou meteorologista, com a zona em que me encontro, já bastante alta. Se a mínima foi de 30,6ºC, ontem no mesmo sitio a temperatura não passou dos 37ºC, mas sabemos que nas zonas mais baixas terá ultrapassado o 40ºC. Esta zona é curiosa no que diz respeito a temperaturas...no inverno raramente há temperaturas negativas mesmo nas noites com céu limpo.

Ahh ok, mas não deixa de ser um registo bastante interessante. Eu vivo perto do hospital e sinceramente, de todas as noites quentes deste verão (e já lá vão umas boas poucas), a noite passada foi a pior... Em casa, cheguei a ter 34 ºC na cozinha, medidos com um termómetro de mercúrio...
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Mais um dia tórrido por estas paragens além-guadiana... seguramente com várias horas acima dos 40ºC :calor:
Ainda um ambiente extremamente quente na rua, apesar de serem 22:30. Felizmente amanhã e em especial na quinta já teremos um alívio deste martírio:uau:.

PS: Vivo no Alentejo há precisamente 10 anos e não me lembro de ter alguma vez sentido um calor tão terrível. Já senti muito calor e até mais prolongado no tempo, é certo... mas este foi diferente... foi feroz, aflitivo, assustador... este calor dói no corpo.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
PS: Vivo no Alentejo há precisamente 10 anos e não me lembro de ter alguma vez sentido um calor tão terrível. Já senti muito calor e até mais prolongado no tempo, é certo... mas este foi diferente... foi feroz, aflitivo, assustador... este calor dói no corpo.
É verdade, digo o mesmo. Hoje vi uma notícia na CMTV sobre o calor, em Beja, e algumas pessoas de idade diziam que nunca tinham visto um verão assim. Tem sido mesmo horrível.
_________
Boa Noite,
Por aqui foi mais um dia extremamente quente :calor:ainda foi mais elevada que ontem, esteve mesmo muito insuportável e ainda por cima o vento foi nulo o dia todo. O termômetro do carro chegou a marcar 44ºC em andamento :sweat:graças a deus este inferno já vai acabar :uau:
Máx: 43,0ºC
Min: 19,1ºC

Tatual: 24,2ºC
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
PS: Vivo no Alentejo há precisamente 10 anos e não me lembro de ter alguma vez sentido um calor tão terrível. Já senti muito calor e até mais prolongado no tempo, é certo... mas este foi diferente... foi feroz, aflitivo, assustador... este calor dói no corpo.

@Prof BioGeo felizmente não passou pelos anos de 2003 e 2005, pois esses foram outros verões de má memória... Em 2003, com cerca de 30 dias seguidos com temperaturas superiores a 35 ºC e os primeiros com vários acima dos 40 ºC, foi uma loucura.
Mas também concordo que este calor tem sido feroz, aflitivo, assustador e arrisco a dizer que foi também mortal.

Máx: 43,0ºC

@joralentejano afinal ontem ainda foi mais quente... Até Portalegre, às 17h, o termómetro do carro nunca desceu dos 42 ºC...

Bom dia

Apesar da manhã ter acordado quente, comparar com a madrugada de segunda para terça é totalmente impossível. O céu está totalmente limpo, o vento fraco ou nulo e umas temperaturas próximas dos 28 ºC.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano