Seguimento Sul - Setembro 2021

As células têm uma clara preferência para se desenvolverem sobre a orografia mais proeminente.
Uma célula sobre Monchique, poucos quilómetros a nordeste da vila, atingiu eco roxo por volta das 14h30 e mantém-se bastante activa:

n1c3amE.jpg

Curioso, para saber aonde vai nascer a instabilidade na próxima madrugada no Algarve, se vai ser mais a leste, mais a oeste ou em cima da cabeça. :D

O aviso amarelo em Faro devia ser accionado à meia-noite e não às 10 h da manhã como o IPMA tem previsto, os modelos mostram instabilidade durante a madrugada, o ECM coloca mais 30 mm em 6 horas entre 1h e as 7h, o Arome também coloca durante a madrugada, o modelo da AEMET idem e o mesmo até poderá ser laranja. A AEMET tem Ayamonte em aviso amarelo a partir da meia-noite.

Curioso, para saber aonde vai nascer a instabilidade na próxima madrugada no Algarve, se vai ser mais a leste, mais a oeste ou em cima da cabeça. :D

O aviso amarelo em Faro devia ser accionado à meia-noite e não às 10 h da manhã como o IPMA tem previsto, os modelos mostram instabilidade durante a madrugada, o ECM coloca mais 30 mm em 6 horas entre 1h e as 7h, o Arome também coloca durante a madrugada, o modelo da AEMET idem e o mesmo até poderá ser laranja. A AEMET tem Ayamonte em aviso amarelo a partir da meia-noite.

Tal como tinha dito, a actualização dos avisos por parte do IPMA seguiu a minha análise, e colocou o aviso Laranja a partir da 1 h da manhã no Algarve e os distritos de Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco também com aviso laranja mas a partir das 4 h da manhã.

A reportar de Alvor

Da chuva forte e trovoada prevista para hoje de tarde nem uma gota caiu.

O céu está nublado mas não acredito que chova nas próximas horas.
Ninguém previu propriamente chuva forte e trovoada para Alvor, mas sim para o distrito de Faro, muito devido à convenção nas Serras, o que realmente aconteceu.

Ninguém previu propriamente chuva forte e trovoada para Alvor, mas sim para o distrito de Faro, muito devido à convenção nas Serras, o que realmente aconteceu.
Convenção ou convecção nas Serras. :D Sim, o aviso para o Algarve era só referente às serras.

Boas,
Aviso laranja amanhã para os distritos do Sul. Há de facto previsão de acumulados bastante significativos, principalmente ao longo das zonas mais perto da fronteira. O UKMO está louco com mais de 100mm lá para a minha zona. :lol:
Vamos ver se há surpresas ou algum fiasco porque com estes eventos nunca se sabe o que lá vem.

Viva desde Reguengos de Monsaraz.
Férias. Também mereço pela minha terrinha.

Chove neste momento com alguma intensidade. O dia foi marcado por alguma nebulosidade e ameno. Esteve top.

Esperar para ver o evolui nas próximas horas.
Que não aconteça desgraças. E principalmente dia 24 até porque e um dia especial. Inauguração da minha exposição na Torre de Menagem em Monsaraz.

Apareçam

Abraço