Seguimento vulcanismo Islândia 2011

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Tremor harmónico sobe bastante no Katla

Nas últimas horas e após um earthquake swarm no Katla, até 2.1, o tremor harmonico registrou uma subida muito pronunciada, o que denuncia a subida do magma.

Isto pode ser o ínicio de uma erupção nas próximas horas ou dias, ou apenas movimento do magma. É um mau sinal. http://hraun.vedur.is/ja/oroi/alf.gif

alf.gif


Isto surge apenas 2 dias após se ter detectado sinais de uma possivel erupção também no Hekla, que foram notícia pela Europa.

Esta actividade no Katla surge também 2 semanas após alguns pequenos eventos de tremor harmónico.

Em 1999, ocorreu uma subida similar de tremor como a que está a ocorrer agora.
Horas depois, uma pequena erupção ocorreu no Katla (sem romper o glaciar) e causou uma pequena cheia glacial. Foi algo muito pequeno e breve.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parece ter ocorrido pelo menos uma erupção subglacial pois já há inundações confirmadas, com evacuação de alguma população durante a noite.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Update da situação no Katla:

Uma cheia glacial ocorreu esta manhã e destrui uma ponte.
A estrada principal do país está cortada nessa zona.
Turistas e residentes na zona foram evacuados.
Tirando isso, toda a gente está calma.

Pode ter ocorrido uma ligeira erupção debaixo do glaciar, sem ter chegado à superfície. Como ocorreu em 1955 e 1999, quando houve tb cheias glaciais. Mas tal erupção e dificil de confirmar. A zona foi sobrevoada e 3 buracos no glaciar foram detectados.

A actividade de tremor diminui entretanto.
Ninguém sabe o que pode ocorrer em seguida.
Existe a possibilidade de uma erupção mais larga nos proximos dias ou meses. À semelhança do que aconteceu em 2010 e 2011 com os outros dois vulcões islandeses.

Está claro até agora que o magma subiu perto da superficie.

Irei continuar a escrever nas proximas horas.
Vivo a cerca de 100km do Katla, vendo-o todos os dias da minha janela. Portanto qualquer erupção que aconteça eu irei ver.


Parece ter ocorrido pelo menos uma erupção subglacial pois já há inundações confirmadas, com evacuação de alguma população durante a noite.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
:eek::eek::eek:

Fotos soberbas, o peso que o glaciar deve fazer por cima da caldeira é algo brutal e também torna o vulcão uma bomba relógio pois é complicado medir tremores de terra com exactidão sem correlações (digo eu).
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Durante o dia, o tremor voltou ao normal mas os sismos continuaram e continuam.

Tudo me parece indicar que esta actividade no Katla que já dura há 2 semanas, parece querer continuar.

O magma deve ter subido no vulcão e chegado perto da superfície causando algumas explosões em contacto com a água subterrânea e gelo, e causando algum derretimento do glaciar e libertação grande de gás (também detectado em redor do vulcão)

Isto aconteceu igualmente em 1999 e 1955 e dados históricos indiciam que estas cheias são comuns no Katla.

Não me parece que tenha havido erupção pois se o magma tivesse encontrado um caminho até à superfície, ele teria causado sismos maiores e levaria provavelmente a uma erupção plena.

Creio que foram só algumas explosões e gás. 3 cauldróes apararecem no glaciar. A cheia destruíu uma ponte da autoestrada (ring road) islandesa, que levará algumas semanas a ser reparada. Isto é uma dor de cabeça para os residentes no leste da Islândia, para os turistas que gostam de dar a volta à ilha, e para mim, que gosto de fazer caminhadas naquela área. Alguma população foi evacuada, mas a vila de Vík (no sopé do Katla) ainda não.

A inflação crescente no vulcão e ainda mais acelerada entre Abril-Julho, leva-me a querer que estámos a caminhar para uma erupção bastante larga do Katla em breve. Em breve pode significar uns dias, umas semanas, uns meses, ou alguns anos. Mas irá acontecer.

É um jogo nervoso do espera.
Vamos ver o que acontece à actividade sísmica nos próximos dias.

Ainda há 2 dias se tinha evacuado pessoas na área do Hekla, por este ter dado sinais de estar muito próximo de uma erupção também!!

Em baixo, vídeo da cheia glacial. O autor refere "erupção", mas como disse, não ocorreu erupção.

 
Editado por um moderador:

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Vídeo fantástico das quebras no glaciar do Katla e da cheia glacial.

Após ver isto, sinto-me inclinado a dizer que deve ter ocorrido alguma pequena libertação de lava. Têm que se uma quantidade massiva de calor para causar tais fracturas largas na calote do Katla (Myrdalsjokull)

 
Editado por um moderador:

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Quando é que foi gravado esse vídeo?

Já sei.. Obrigado, não estava muito a par da situação pois tenho nada com muito trabalho, mas agora já não lhe tiro os olhos de cima. Esta para breve algo de muito forte e grande...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Houve um pequeno evento de tremor harmónico ontem à noite no Katla (muito mais pequeno que o de sexta que precedeu a cheia glacial), que a julgar pela frequências da bandas é somente relacionada com actividade geotermal ou no glaciar.


Entretanto, esta manhã ocorreu um outro pequeno evento de tremor harmónico, mas detectado nas estações do glaciar Vatnajokull (que ficam relativamente longe do Katla). É provável que esta actividade seja relacionada com a do vulcão Bardarbunga (na zona da fissura Haamarin onde ontem ocorreram alguns sismos). O Bardarbunga é um vulcão longamente adormecido, e de tamanho semelhante ao Katla, vizinho do Grimsvotn. Houve especulação que anterior à última erupção do Grimsvotn ocorreu injecção lateral de magma do Bardarbunga para o Grimsvotn (o que provavelmente explica a intensidade anormal da erupção)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
E o tremor sobe de novo em várias estações no sul da Islândia!!


Mas desta vez há algo inesperado. O tremor é mais forte nas estações do Vatnajokull, perto do vulcão Bardarbunga (e onde se localiza também o Grimsvotn).

Acho muito estranho toda esta actividade, na quarta inflação súbita e sismos junto ao Hekla, 2 dias depois o tremor no Katla e cheia glacial, e hoje passados mais dois dias, tremor no Bardarbunga! Esta actividade é altamente invulgar.

Recordo que quer o Bardarbunga, quer o Grimsvotn (que teve erupção há 1 mês), quer o Katla (que teve uma mini-erupção no sábado), já tiveram em séculos anteriores erupções fissura muito largas, que figuram nas maiores libertações de lava do Holoceno.

Estas fissuras ocorreram por exemplo em 934, 1477 e 1783 com efeitos devastadores como invernos vulcânicos no hemisfério norte. Ver erupção Laki na wikipedia.

Estas fissuras correm desde o Katla até à margem oeste do glaciar Vatnajokull, onde se localizam os outros dois vulcões Bardarbunga e Grimsvotn, e onde ocorre agora o tremor.

Isto é ainda apenas uma dose massiva de especulação minha. Poderá ser actividade no Bardarbunga que não é relacionada com o Katla. Poderá até ocorrer uma nova cheia glacial nas próximas horas, que até poderia ser resultado da erupção passada do Grimsvotn.

http://hraun.vedur.is/ja/oroi/skr.gif
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Foi uma situação em tudo similar à que aconteceu no Katla na sexta à noite.

Primeiro ocorreu um sismo 2.2 no vulcão Haamarin, que pertence ao sistema do vulcão central Bardarbunga (uma caldeira bem grande com 10-15km de diametro).

Depois, o tremor harmónico subiu muito, e entretanto já está a voltar ao normal. Em tudo têm de novo a assinatura de movimentos do magma. Foi uma situação semelhante no Katla na sexta feira que resultou numa cheia glacial.

Até ao momento, mais nenhuma actividade foi registada no Haamarin/ Bardarbunga.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Nova cheia glacial na Islândia, confirmada, desta feita sobre o glaciar Vatnajokull. Não é no Katla, nem Grimsvotn, mas sim no Bardarbunga.
Já está nas notícias islandesas. www.visir.is

Pode ter ocorrido uma pequena erupção sob a fissura Hamarin que pertence ao Bardarbunga.

Para já ainda não há mais notícias.

Isto é muito invulgar, actividade no Hekla, depois no Katla, e agora no Hamarin. Duas cheias glaciais e prováveis erupções subglaciais, no espaço de uma semana.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Mais updates:

No Vatnajokull, a cheia glacial diminui e a fonte parece ter sido o vulcão Hamarin. Duas barragens colheram a água da cheia. Neste momento, o tempo está encoberto no glaciar e portanto os aviões ainda não conseguem observar nada. A ver se ocorreram fracturas significativas no glaciar (como aconteceu no do Katla no fim de semana) e se ocorreu alguma erupção.

No Katla, tudo calmo. A estrada que tinha sido cortada abriu, mas sem ponte, portanto os veículos têm ainda que atravessar o rio, indo pela água. Ontem um autocarro quase caíu de lado e ficou preso no rio, mostrando o quão perigoso é atravessar um rio glacial. Uma ponte temporária deverá estar pronta já amanhã de manhã. Pois a estrada é a principal do país.

Ambos os vulcões Katla e Bardarbunga estão longamente adormecidos e capazes de erupções catastróficas (VEI6).