Será falta de água ou água a mais ?

Tópico em 'Natureza e Viagens' iniciado por pedrw 28 Jul 2018 às 22:42.

  1. pedrw

    pedrw
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    29 Jul 2017
    Mensagens:
    55
    Local:
    lisboa
    Plantei alguns loendros e todos estão com as folhas amarelas e em muito mau estado. Como me garantiram que as folhas amarelas são sintoma de excesso de água passei a regar menos, só que o problema manteve-se. Por isso não consigo perceber se é mesmo excesso de água ou água a menos. Só costumo regar no máximo 1 vez por semana e a terra é muito seca. Hoje estive a remexer a terra para ver se estava húmida ou seca e vi que estava totalmente seca como sempre e por isso reguei. No entanto no horto onde compro as plantas garantem-me que os loendros não gostam de muitas regas e podem viver quase sem água. E portanto garantem que as folhas amarelas só podem ser devido ao excesso de rega. Mas como é possível haver excesso de água se a terra está quase sempre seca ???

    [​IMG]
     
    #1 pedrw, 28 Jul 2018 às 22:42
    Última edição: 28 Jul 2018 às 22:51
    4ESTAÇÕES gostou disto.
  2. Thomar

    Thomar
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Dez 2007
    Mensagens:
    1,935
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Boas. Estou temporariamente a residir numa moradia com loendros e aqui eles tem rega automática e são actualmente regados todos dias. O solo também é pobre.
    Para mim são bastante resistentes, basta ver os que estão nos separadores das autoestradas que não são regados, mas aqui com bastante água eles tem muito bom aspecto. Os teus, poderão ter alguma doença?
    Pode ser que aqui alguém no forum com mais experiência te possa ajudar mais.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    4ESTAÇÕES gostou disto.
  3. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    1,917
    Local:
    loule-caldeirao
    Boas! Como plantas-te os ditos cujos? se jogas-te o torrão assim à toa para a terra poderás ter aí o teu problema. As plantas do Garden centre vêm em pouco espaço e numa terra rica. Ao plantares podes ter dois problemas: 1°- as raízes estarem muito enroladas no torrão (tens de quebrar um pouco/podar as raíz. 2° - A diferença entre a terra do torrão e a terra onde vais plantar, como deves calcular é substancial tanto a nível de nutrientes como a nível da estrutura, compactação, etc

    A nível de doenças, da experiência que tenho só notei ainda o piolho negro e a cochonilha negra que deixa as folhas com uma secreção preta. Não me parece ser esse o teu caso.
     
    Thomar gostou disto.
  4. pedrw

    pedrw
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    29 Jul 2017
    Mensagens:
    55
    Local:
    lisboa
    Felizmente já descobri o motivo porque os meus loendros estavam com problemas.
    Infelizmente não se pode acreditar em tudo o que se lê na internet (sobre plantas) nem mesmo no que nos dizem nos hortos onde compramos as plantas.
    E a verdade é que todos dizem que os loendros "não precisam de água" e até se costuma usar como exemplo os que são plantadas junto ás auto estradas e que nunca são regados.
    Ora, que maravilha, basta plantar e pronto. Manutenção zero!

    E se o loendro começar a ficar com as folhas amarelas e com mau aspecto, dizem-nos logo que só pode ser "excesso de água".
    Então paramos de regar. Foi o que eu fiz, parei de regar 1 vez por semana e passei a regar só de 2 em 2 semanas.
    Só que os meus loenros não melhoraram e a cada dia que passava ficavam cada vez mais feios e sem folhas.

    Paremos para pensar:
    Os loendros das auto estradas são plantados durante o inverno e se não chover alguns deles morrem antes de chegar o verão.
    E plantam sempre plantas pequenas porque se forem grandes terão mais dificuldade em adaptar-se.
    E como recebem apenas água da chuva acostumam-se a viver com pouca água.

    Já os loendros que compramos nos hortos estão em vazos e costumam ser regados frequentemente para não murcharem.
    E quando os plantamos na terra do nosso jardim na maioria das vezes não é no inverno porque vendem-se mais no final do inverno quando já estão em flor. E eu comprava sempre plantas grandes e cheias de flores.

    Em conclusão, devemos regar os loendros do nosso jardim sempre que a terra estiver seca, durante os primeiros anos. E o ideal é manter sempre a terra ligeiramente húmida.

    [​IMG]
     
    #4 pedrw, 25 Ago 2018 às 23:57
    Última edição: 26 Ago 2018 às 00:17
    Thomar, 4ESTAÇÕES e remember gostaram disto.
  5. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,242
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    não se deve plantar no inverno mas sim no outono, pois ainda esta algum calor mas também a humidade aumenta, a minha avó que sempre trabalhou no campo dizia em outubro pega tudo e bem me lembro de ter tudo verde e viçoso,
    compra uma planta florida é a maior asneira pois as flores retiram muita energia, mesmo quando se planta sem flor devesse cortar na primeira floração para permitir um melhor crescimento radicular
     
  6. JPAG

    JPAG
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    14 Fev 2016
    Mensagens:
    25
    Local:
    Vila Viçosa/Elvas
    Os Loendros são autóctones em Portugal, mas ao contrário do que muita gente pensa, são característicos de zonas ribeirinhas, ou seja, zonas húmidas. Aparecem sobretudo a sul do Tejo e são espontâneos em muitas ribeiras do interior alentejano.
    Como curiosidade, os Loendros no Alentejo também são conhecidos como Alandros, e a vila do Alandroal tem este nome por ser uma localidade onde os Alandros crescem espontaneamente nas ribeiras e valas de drenagem da vila. É possivelmente uma das melhores localidades para observar os loendros no seu ecossistema natural.
    Quem conhece Vila Viçosa também pode observar belíssimos exemplares junto ao castelo onde estão dispostos em forma de sebe, e na época de floração formam excelentes "paredes" floridas ;)
     
    Pedro1993 gostou disto.

Partilhar esta Página