Será falta de água ou água a mais ?

Tópico em 'Natureza e Viagens' iniciado por pedrw 28 Jul 2018 às 22:42.

  1. pedrw

    pedrw
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    29 Jul 2017
    Mensagens:
    54
    Local:
    lisboa
    Plantei alguns loendros e todos estão com as folhas amarelas e em muito mau estado. Como me garantiram que as folhas amarelas são sintoma de excesso de água passei a regar menos, só que o problema manteve-se. Por isso não consigo perceber se é mesmo excesso de água ou água a menos. Só costumo regar no máximo 1 vez por semana e a terra é muito seca. Hoje estive a remexer a terra para ver se estava húmida ou seca e vi que estava totalmente seca como sempre e por isso reguei. No entanto no horto onde compro as plantas garantem-me que os loendros não gostam de muitas regas e podem viver quase sem água. E portanto garantem que as folhas amarelas só podem ser devido ao excesso de rega. Mas como é possível haver excesso de água se a terra está quase sempre seca ???

    [​IMG]
     
    #1 pedrw, 28 Jul 2018 às 22:42
    Última edição: 28 Jul 2018 às 22:51
  2. Thomar

    Thomar
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Dez 2007
    Mensagens:
    1,896
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Boas. Estou temporariamente a residir numa moradia com loendros e aqui eles tem rega automática e são actualmente regados todos dias. O solo também é pobre.
    Para mim são bastante resistentes, basta ver os que estão nos separadores das autoestradas que não são regados, mas aqui com bastante água eles tem muito bom aspecto. Os teus, poderão ter alguma doença?
    Pode ser que aqui alguém no forum com mais experiência te possa ajudar mais.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    1,914
    Local:
    loule-caldeirao
    Boas! Como plantas-te os ditos cujos? se jogas-te o torrão assim à toa para a terra poderás ter aí o teu problema. As plantas do Garden centre vêm em pouco espaço e numa terra rica. Ao plantares podes ter dois problemas: 1°- as raízes estarem muito enroladas no torrão (tens de quebrar um pouco/podar as raíz. 2° - A diferença entre a terra do torrão e a terra onde vais plantar, como deves calcular é substancial tanto a nível de nutrientes como a nível da estrutura, compactação, etc

    A nível de doenças, da experiência que tenho só notei ainda o piolho negro e a cochonilha negra que deixa as folhas com uma secreção preta. Não me parece ser esse o teu caso.
     
    Thomar gostou disto.

Partilhar esta Página