que beleza realmente! Uma costa paradisíaca, recantos quase selvagens, que belas fotos tentadoras! Venham mais descobertas destas, o meu conhecimento da Arrábida restringe-se às praias mais conhecidas, Portinho, Sesimbra. Bem sei que algumas destas casas construídas no meio da mata protegida e sobre as falésias já existiam antes da criação do Parque Natural, mas outras não, privilégios... Os relevos calcáreos são de mais difícil exploração devido precisamente à grande irregularidade do terreno e existência de fendas e abismos perigosos.
Verdade, não me canso de elogiar aquela linha de costa, é simplesmente brutal. Sim falando dos perigos da arrabida, aquela fenda, por exemplo, faço ideia os javalis e raposas que já terão caido lá. Alpertuche é muito interessante, praia bem selvagem, o acesso é espectacular, atravessa-se uma grande area de mato. É uma praia pouco conhecida, pois é muito escondida, o proprio acesso desde a estrada principal da serra, também não é muito perceptível, aconselho vivamente uma visita.
http://www.tsf.pt/sociedade/interior/galapinhos-setubal-eleita-a-melhor-praia-da-europa-7203740.html Pessoalmente não sei qual a melhor praia da Europa (penso que dificilmente haverá alguma), mas é decerto um elogio a uma zona muito bonita.
Um artigo interessante sobre o clima da Arrábida (e zonas envolventes) pode ser encontrado no google, com o seguinte nome: «Aspectos do clima local da Arrábida». A ver se ponho mais informação sobre este assunto.