Serra da estrela- 24/02

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Espectacular! :lol:



Nunca estive na serra com essa sensação de calor, deve ser um pouco surreal :eek:.

Fica bem. :)

Quando lá fui a 11/12/13 deste mês estive nos piornos e sentia um calor incrível, fiquei muito tempo de manga curta e tirei mesmo uma foto em tronco nu, a contrastar com a paisagem completamente branca por trás!! No entanto, o carro marcava 5ºC... estava mais frio em Manteigas com 13ºC.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Quando lá fui a 11/12/13 deste mês estive nos piornos e sentia um calor incrível, fiquei muito tempo de manga curta e tirei mesmo uma foto em tronco nu, a contrastar com a paisagem completamente branca por trás!! No entanto, o carro marcava 5ºC... estava mais frio em Manteigas com 13ºC.

Quando fui lá o ano passado no 25 de Abril, foi a mesma coisa. Um calor na neve, brutal. Também andei de t-shirt e tinha uns vans calçado.
Resultado: Apanhei um escaldão nos braços e no pescoço, mas congelei os pés! :lol:

Depois quando cheguei ao Covão d'Ametade, já soube bem o casaco!:p
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Realmente parece incrível, eu facilmente diria que estavam 20 graus. Mas o termometro não acusa, naturalmente. Eu quando digo ás pessoas que estive em tronco nu na serra da estrela, no meio da neve, com 5ºC, ninguém acredita. Já me perguntei o que faria aquele calor. Será da radiação solar que é reflectida pela neve, que vem acrescentar aquela que nos atinge directamente?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Realmente parece incrível, eu facilmente diria que estavam 20 graus. Mas o termometro não acusa, naturalmente. Eu quando digo ás pessoas que estive em tronco nu na serra da estrela, no meio da neve, com 5ºC, ninguém acredita. Já me perguntei o que faria aquele calor. Será da radiação solar que é reflectida pela neve, que vem acrescentar aquela que nos atinge directamente?

Exacto!
Uma vez que a neve reflecte a radiação, quando no meio dela, somos atingidos por raios solares por todo o lado, sendo o nosso corpo uma espécie de "corpo negro" que absorve a radiação solar, aquecendo. Se tivesse vento com 5ºC, de certeza que não andaríamos de t-shirt ou tronco nu. :p
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Muito boas as fotos, mostram bem a quantidade de elemento branco que está para lá.