Boas pessoal, Estas últimas semanas chuvosas despertaram-me a curiosidade para uma visita a bela Serra de Sintra, basicamente quis ir ver como está a rede hidrográfica da serra. Aqui fica uma pequena reportagem. Primeiro, fui espreitar a ribeira/cascata da Atrozela, ja há muito tempo que não via tanta água, esta ribeira vem exactamente da Lagoa Azul: De seguida rumei à barragem do rio da Mula,pelo caminho, era ver as bermas carregadas de água, muitas delas atravessavam a estrada, pequenos deslizamentos de terra também eram muitos... Mesmo à entrada da barragem deparo-me com isto: A ribeira da mula ainda a correr fora do leito.. Chegada a Barragem do Rio da Mula,cenário espectacular: De seguida rumei ao vale de Porto Covo, por onde segue a ribeira da Mula. Pequeno afluente da ribeira da Mula: Vale de Porto Covo: Percorrendo o vale, já numa zona em que o vale é muito mais encaixado. Uma pequena represa:
Belo trabalho! Esse vale de Porto Covo é mesmo bonito e o trilho ao longo da ribeira, e eu nem o conheço. Aquelas ruínas são interessantes, antigas azenhas? Atrozela, outro local que não conheço, aliás muitos vales ainda não explorei, a minha tendência são os cimos. As cascatas do litoral também deviam estar pujantes, Biscaia, Pirolita, Louriçal, Ursa, Caneiro... são dezenas quando chove desta maneira.
É que a serra vai guardando a água, quer no seu interior quer nos terrenos que por terem densa vegetação a retêm. Mas quando o limite de armazenamento é excedido temos cenários notáveis, e perigosos por vezes, como os cascalenses e sintrenses bem conhecem. É lamentável que não haja udómetros e que os poucos que existiam, Colares, Pena, tenham sido desactivados.
Sim também já me questionei varias vezes do que se trata aquelas ruínas, mas não me parece que sejam azenhas, embora a proximidade a linha de água sugira isso. Atrozela é uma localidade perto de Alcabideche, fica nas traseiras do Cascaishopping/A16, lá em baixo, numa cova. Caso precises de algumas indicações é so pedires.