Serra de Sintra 28-11-14

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Local
.
Boas pessoal,

Estas últimas semanas chuvosas despertaram-me a curiosidade para uma visita a bela Serra de Sintra, basicamente quis ir ver como está a rede hidrográfica da serra.

Aqui fica uma pequena reportagem.

Primeiro, fui espreitar a ribeira/cascata da Atrozela, ja há muito tempo que não via tanta água, esta ribeira vem exactamente da Lagoa Azul:

De seguida rumei à barragem do rio da Mula,pelo caminho, era ver as bermas carregadas de água, muitas delas atravessavam a estrada, pequenos deslizamentos de terra também eram muitos...

Mesmo à entrada da barragem deparo-me com isto:
A ribeira da mula ainda a correr fora do leito..

Chegada a Barragem do Rio da Mula,cenário espectacular:

10pdily.jpg

25gckn9.jpg

De seguida rumei ao vale de Porto Covo, por onde segue a ribeira da Mula.

Pequeno afluente da ribeira da Mula:

2zq4dmx.jpg

Vale de Porto Covo:

24xgpwg.jpg

27zbyx2.jpg

14kjel3.jpg

fldkd3.jpg

Percorrendo o vale, já numa zona em que o vale é muito mais encaixado.

2i9j6p.jpg

2ajygzb.jpg

11jn5oi.jpg

112fzhd.jpg

Uma pequena represa:

11awbkn.jpg

:thumbsup:

Última edição:
Belo trabalho!
Esse vale de Porto Covo é mesmo bonito e o trilho ao longo da ribeira, e eu nem o conheço.
Aquelas ruínas são interessantes, antigas azenhas?
Atrozela, outro local que não conheço, aliás muitos vales ainda não explorei, a minha tendência são os cimos.

As cascatas do litoral também deviam estar pujantes, Biscaia, Pirolita, Louriçal, Ursa, Caneiro... são dezenas quando chove desta maneira.

Obrigado, nem imagino o acumulado mensal da serra...deve ser algo brutal. :D

É que a serra vai guardando a água, quer no seu interior quer nos terrenos que por terem densa vegetação a retêm. Mas quando o limite de armazenamento é excedido temos cenários notáveis, e perigosos por vezes, como os cascalenses e sintrenses bem conhecem. É lamentável que não haja udómetros e que os poucos que existiam, Colares, Pena, tenham sido desactivados.

Belo trabalho!
Esse vale de Porto Covo é mesmo bonito e o trilho ao longo da ribeira, e eu nem o conheço.
Aquelas ruínas são interessantes, antigas azenhas?
Atrozela, outro local que não conheço, aliás muitos vales ainda não explorei, a minha tendência são os cimos.

Sim também já me questionei varias vezes do que se trata aquelas ruínas, mas não me parece que sejam azenhas, embora a proximidade a linha de água sugira isso.
Atrozela é uma localidade perto de Alcabideche, fica nas traseiras do Cascaishopping/A16, lá em baixo, numa cova.
Caso precises de algumas indicações é so pedires.

• Gosto
Reactions: StormRic