Não tenho por hábito partilhar aqui as caminhadas que faço mas desta vez achei que o devia fazer. Pela primeira vez escolhi um local diferente do “tridente mágico” (Trás os Montes, Peneda-Gerês e Sanabria), tendo essa escolha recaído na Serra do Açor. Não conhecia a zona e agora conheço muito pouco, mas o suficiente para vos dizer que é uma serra lindíssima. Muito boa para caminhas com trilhos muito bem marcados, paisagens fantásticas e onde ainda não se paga. A caminhada que fiz foi de baixa dificuldade. Saída de Benfeita, passagem pelo Sardal e pela Fraga da Pena e regresso (já por estrada) a Benfeita. Cerca de 9 Km de pura beleza. Água e xisto por todo lado, fica na memória a água que desce os montes de forma abrupta por todos os lados. Gosto sempre de fazer um piquenique no monte mas desta vez o local escolhido para a merenda estava ocupado por 4 javalis por isso decidimos ir comer de forma segura já a Benfeita. Conheci muito pouco de um local que merece nova visita.
A chuva de Abril fez rebentar uma vegetação luxuriante por aí. Imagens incrivelmente belas. Da serra do Açor só conheço a zona circundante do Piódão. E reconheço que vale bem a pena.
Boas imagens daqui da zona , muitas das imagens são o reflexo do abandono progressivo quer das terras (cultivo) quer das aldeias por falta de condições a todos os niveis . Isto implica um abandono das gentes do interior para as cidades e mesmo para o estrangeiro.
Excelentes registos Para mim, das várias viagens que já realizei, é dos sítios mais magníficos que já visitei em Portugal. E adorava voltar a correr essa serra assim tenha tempo. Quando, na minha opinião, o bastião turistico de Piódão até é das atracções menos espectaculares de toda a zona, acho que isso é sinal de quanto fiquei impressionado no global!
Excelente passeio É uma região que também gosto muito. Reparei nas imagens que a Primavera ainda está um pouco atrasada, por esta altura era para já estar tudo muito mais amarelo com a flor da giesta.