Sierra de Ancares.

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
uau :shocking::shocking:

Tenho mesmo que ir conhecer a serra de ancares. Dá-me na cabeça e ainda mudo-me para viver aí :lmao:

Olha o progresso por vezes também tem o seu lado negativo, e eu como vivo num sitio pequeno e calmo aqui também há muitos sitios onde o tempo parou e as pessoas vivem bem assim. Essas zonas devem de ser poupadas ao crescimento económico e à poluição turística, porque senão perdem o seu valor.
Eu sou um apaixonado por história e tudo o que se refere a celtas, idade média, castros, mosteiros medievais, sou sempre o primeiro quando posso a ir conhecer e visitar esses mesmos sítios e a zona onde tu vives está agora na minha lista. Fascinam-me essas montanhas com essas florestas encantadas. Por isso têm de saber preservar o património.

Em relação aos ursos, pois eu além de ter medo tenho nojo. Nunca gostei muito de ursos lol... A minha sorte é que não existem ursos onde eu vivo ;) não gosto de animais selvagens como cobras, lobos etc etc...
Além dos ursos também encontra-se aí o lince ibérico calculo...

Olha a minha aposta vai para a cidade portuguesa de bragança lol :d mas devo de estar errado.. Os meus amigos portugueses se lerem isso vão me atirar tomates à cara e com razão lol :lmao:

voute dizer.

O último povo do val chamase.......

guimara e fora fundado por un conde, que tinha una mulher chamada vimara (o nome de origem do pobo), mais també era nome de home. O seu filho mesmo chamavase vimara, como o pobo, mais con os seculos o pobo mudou "v" por "g", e de vímara mudou a guímara.

Agora eu acredito que vose conhece de que cidade portuguesa estamos a falar.
 


duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
hahahahahaha... Acertei no nome da cidade antes de dizeres lol..

Afinal não sou assim tão burro lol :lmao:

Olha que não fazia ideia que era a cidade de Guimarães... Então estamos a falar de um passado bem remoto, porque a cidade de Guimarães é muito anterior ao nascimento de Portugal. Estamos a falar há mais de mil anos de existência. Fantástico!!!

Mas tu és galego??

Nao, nao sou galego. Mais o val fica perto de Galicia, e ainda as pessoas falam como falabase na idade Media, e ten palabras extrañas ao castellano e ao portugues.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Que precioso. Existem dialectos que mantiveram-se ao longo dos tempos como se falava na Idade Média.

O Mirandês por exemplo é um bom exemplo do antigo dialecto que se falava creio em Leão e que resistiu com o passar dos tempos. Mas existem algumas aldeias espanholas e portuguesas que têm dialectos que não se alteraram com os tempos. O galego por exemplo por estar enquadrado em Espanha, foi sendo assimilado pela influência da língua espanhola, ao passo que o português evoluiu separadamente sem influência alguma.
Mas a Península Ibérica é isso mesmo: Um mosaico de povos, línguas e culturas de Portugal a Andorra ;)

O que vale é que portugueses e espanhóis entendem-se razoavelmente bem devido à aproximação linguística entre as línguas.

Sim, basicamente por a origem latina, e penso por un sustrato anterior ao latín. Mesmo a palabra "izquierda" "esquerda" nao é latina se nao vasca, tanto como "pizarra", palabras que nao tenhen as outras lenguas latinas, mais sim as peninsulares. Un estudio estava a dizer que a existencia de esas palabras bascas en tudas as lenguas peninsulares, e indicativo de una poboación prerromana anterior aos celtas e romanos na península e que estava a falar una mesma lingua, e os únicos que ainda falan sao os bascos.

Mesmo a palabra garduña/gardunha nao e basca ni celta ni latina, ni germana ni hebrea ni moura, se nao prerromana, mais nao se conhece o pobo que deu origen a palabra, moitos dizen que foram os velhos pobos das cavernas, pois ten moita logica que as palabras mais velhas dos idomas sao nomes de animais, como en español perro, ardilla o mesmo garduña.
O cao fora o primero animal en domesticar o humano, e en portugues é mesmo latina (canis) mais en español ainda temos PERRO, que moitos dizen que con seguridade e a palabra mais velha da nosa lingua, pois nao e ni celtica ni latina e de seguro e o nome das primeiras pesoas das cavernas. Mesmo os romanos dixeram que os iberos gostaban moito de eles, e cada familia mínimo tinha uno.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
A tua família já aparece desde o século XIV?
Mas a tua origem é daí do vale?
Sei que a minha tetra-avó ( avó da quarta geração) era espanhola da região de Leão e o meu tetra-avô era brasileiro e possuía grandes herdades de café com escravos... Olha devo de ter primos em Espanha muito distantes mas não os conheço lol lol :D

A poboaçao do val sempre fora moito endogámica, e una zona moito isolada, e por iso que casi todas as pessoas sao familias, mais penso esto acontece en todos os pobos pequenos. E poucas pessoas foram lá, e por iso una poboaçao moito constante no tempo, e penso o 95% poden encontrar os antecesores na idade media.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Verdade! Por isso que o basco é muito diferente do português e do espanhol. Deve de ser uma língua celta suponho e anterior à presença romana na península como tu dizes.




Por acaso não sabia isso. Grandes coisas que me contas. Hoje fiquei a aprender um pouco mais de história contigo :cool: Obrigado. Mas na verdade quer o português, quer o espanhol são línguas um pouco difíceis de aprender para um estrangeiro devido à sua fonética, se bem que o português consegue ainda ser um pouco mais difícil que o espanhol. Um português entende perfeitamente um espanhol a falar se ele falar devagar e pausadamente, mas um espanhol por vezes já tem alguma pequena dificuldade em saber entender algumas palavras portuguesas. :thumbsup:

O basco nao e celta, e ainda mais antiguo, ni siquiera é indoeuropeo.

Celtas, germanos, eslavos, griegos, kurdos, iranies, linguas da India sao indoeuropeas, mais nao o basco.

Na Europa ha tres grandes familias.
Indoeuropeas: quasi todas.
Fino-ugrias: con dos subfamilias, finesa (finlandes e estonio) e ugrio (hungaro)
Basco: una sola lingua (lingua isolada sen relaçao con nenhuma outra).
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Sim isso é verdade! Em povoados muito pequenos como as aldeias, as famílias costumam ter laços de consaguinidade muito próximos entre si. Aqui onde vivo existem vários sítios assim onde os pais se casam com primos e primos com tios...

Interessante pensava que isso só acontecia aqui nos Açores mas não aí... Depois gostava de falar melhor contigo em privado para me informares mais algumas coisas sobre o património cultural e paisagístico da tua localidade.
Um abraço amigo ;)

Ta bo, mais agora vou fazer algo de desporte, gosto de fazer desporte por a manha no verao cando nao trabalho.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Interessante o vosso diálogo "nocturno":D

Fiquei a saber mais um pouco de história e de natureza. Por isto é que gosto destes espaços comunitários que são os fóruns.:w00t:

Para saberem mais um pouco sobre a serra de Ancares tem este link: Ancares

E sobre Guimarães há muito a dizer e a contar. E eventualmente para mostrar com imagens. Afinal é o Berço da Nação e só isso vale a nossa atenção...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bonitas imagens da Sierra de Ancares Duero:thumbsup:

É uma região muito bonita e deve ser muito interessante de visitar;)
 

Bergidum

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
118
Local
Comarca del Bierzo. León. España.
Belas fotos do val de Fornela, na vertente oriental da serra de Ancares.
Tuveches moita sorte de ver o urso, hai varios animais nesta parte da Serra, chegan ata a autovía A6, entre elos dúas femias con crianças. Hai poucos días fotografiei pegadas (huellas) a escasos 500 m da A6.
Pra os portugueses, dicir que este animal tamén se atopa, em pequeno número, nas serras occidentais de Zamora:Sanabria, Trevinca...e non é descartabel o seu paso polas altas terras de Montesinho.

Duero, uma pregunta: aínda quedan teixos nesas florestas fornelas? hai tempo que non paso por aí. Estón recopilando información sobre o teixo, Taxus baccata, en toda a conca do río Sil, en León, Ourense e Lugo.
Un saludo.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Hola, disculpa por la tardanza, he estado fuera estos días.

En el valle de Fornela, tejedas no hay ninguna, o al menos no conozco. Hay muy pocos tejos, bastante desperdigados pr el monte, aquí y allí y al menos yo nunca he visto mas de cuatro tejos juntos.

En la zona de Chano hay algunos desperdigados y "encima" de Peranzanes también. Es posible incluso que existan ahora mas tejos plantados en los propios pueblos y linares que en el monte. Mismamente una vecina plantao cuatro en la linar hace unos pocos años. Creo que los saco de esquejes de tejos del monte y en ocasiones busca estiercol de caballo para echarselo.

Yo lo he pensado también, pero de momento solo tengo frutales, cerezos, algún manzano y como no algún castaño y unos pocos nogales.

Me han parecido mas abundantes los tejos en Burbia y en el valle de Ancares, pues supuestamente Fornela nunca ha sido Ancares, aunque ahora así se publicite.

La "joya" botánica del valle serían los prunus lusitanica que hay en el reguero que baja de Fresnedelo al poco de pasar Barcena, y también aunque de eso no se mucho las plantas de turbera y lagos de montaña que hay en las lagunas de las zonas altas.

Ahora el rebollo se está expandiendo y también es bastante común el abedul, del que hay ejemplares que deben andar cerca de 30 metros.

Como digo tejos pocos, muy desperdigados por el monte, y casi siempre solitarios.
Un saludo.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
ABRIL 2010

imgp1312b.jpg


imgp1313.jpg


imgp1318e.jpg