Cut-off
Depressão caracterizada pela presença de uma bolha de ar frio em altura, a depressão integra-se no meio dessa bolha.
Stormy essa definição é ligeiramente vaga, ou melhor... Talvez seja melhor enquadrar mais o assunto para perceber melhor...
Acho que para começar se deveria referir até que o próprio nome ajuda a perceber o que é, "
cut-off", como que "cortada de". A tal bolha de ar frio que referes em altitude, bolha essa formada por isolamento de parte do ar frio associado a um cavado e à circulação geral, numa entidade isolada, "estrangulada".
Também às vezes é referida como "gota fria", pelas mesmas razões pode-se entender perfeitamente a origem desse nome, que na verdade, até será a primeira coisa a entender do mecanismo que depois pode gerar a depressão.
Relativamente à parte da depressão, pensando apenas no termo "gota fria" (portanto ar frio em altitude isolado do resto da circulação) pode ou não desenvolver-se uma depressão com expressão até à superfície e visível nas cartas sinópticas de pressão. Mas o facto de existir essa depressão à superfície ou não e até de existir instabilidade não garante sempre nem necessita sempre que essa depressão exista, pois o simples facto da existência de ar frio em altitude pode gerar instabilidade sem necessariamente haver uma circulação fechada de uma depressão.
Daí a terminologia "
cut off low" e afins sempre ter sido muito discutida...
Suponho que quando se "abrevie" para
cut off, se esteja sempre a referir a
cut off low, que sim, implica existir uma depressão originada por esse isolamento de ar frio em altitude na fase inicial do processo.