Sismo 9.0 e Tsunami no Japão/Pacífico - 11 Março 2011

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Vão-me desculpar esta pergunta que alguns podem considerar estúpida, mas estou mesmo decidido a fazê-la:

Mesmo depois da quantidade simplesmente brutal de energia que foi libertada com o sismo de 8,9, é normal existirem já :surprise: 243 réplicas :surprise: e algumas ainda chegarem à magnitude 7?

Aquilo é realmente uma zona de subducção de placas e uma zona que quando se activa, activa-se bem, mas eu nunca tinha visto réplicas mesmo com graus muito elevados umas boas horas depois do sismo principal...

E, se com o sismo de 7,2 foi libertada energia (este sismo foi há uns 3 ou 4 dias se não me engano), porque houve depois o de 8,9?

http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Maps/10/145_40.php

Será pelo facto de as placas ainda terem mais energia para libertar e estarem a "ajustar-se" depois deste fenómeno, ou qual a razão de tanta réplica? Não estou a dizer que é anormal, apenas tenho curiosidade em saber.

Há bocado disse na CNN que os avisos de tsunami ainda continuam e que impediram as pessoas de ir para casa... O Japão está bem preparado para sismos, em termos tecnológicos e em termos de construções, mas para tsunamis é que não... :(

E até estão habituados a sismos, mas como este não.

A imagem que vi ontem às 6 da manhã (liguei a televisão praticamente poucos minutos depois de ter acontecido o tremor de terra lá, pois levanto-me a essa hora para ir trabalhar) não me sai da cabeça... Mar a entrar dentro de terra e a levar tudo à frente, eu pensei que estava a ver um filme... :shocking: Não tenho sequer palavras para nada..

Só espero é que controlem a central nuclear, senão as consequências seráo inimagináveis. :(
 


Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Por vezes as replicas dura até algumas semanas ou meses depois de haver um terramoto, há registos de replicas bem fortes já passadas algumas semanas:)
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Dado a intensidade do sismo é totalmente normal, e até é bem que elas ocorram Lightning!
Isto porque? Porque com um sismo de 8.9 move uma grande quantidade de Crosta na zona de subducção, e há grandes blocos que não se desfazem e ficam a bloquear a falha, deixando-a "aberta", dai os remoinhos que se viram em alguns vídeos a absorver água para dentro da Terra. Cada replica é cada ajuste da falha, enquanto a mesma vai voltando ao normal.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, um sismo excepcional como foi este vai ter réplicas durante meses ou mesmo anos. Claro que vão diminuindo de frequência, mas nestes primeiros dias serão muitos.
http://news.scotsman.com/world/Japanese-earthquake-analysis-39The-inevitable.6732780.jp

No sismo de 2004, 9.3, uma das réplicas chegou a ter 8.7, embora tenha havido muita discussão se se devia considerar uma réplica ou um novo terramoto provocado pelo outro.

De qualquer forma, nem o sismo nem as réplicas se podem considerar "normais", é um evento excepcional.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Antes de mais dizer que estou impressionado com o que se passou (e está a passar) no Japão.

Uma questão: com este abalo fortíssimo no pacifico, não haverá possibilidade de alterações, no médio prazo, em termos meteorológicos?

P.s: meteopt.com mais uma vez na frente da informação em pt, com o nosso membro no Japão a relatar quase de imediato. :thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Antes de mais dizer que estou impressionado com o que se passou (e está a passar) no Japão.

Uma questão: com este abalo fortíssimo no pacifico, não haverá possibilidade de alterações, no médio prazo, em termos meteorológicos?

P.s: meteopt.com mais uma vez na frente da informação em pt, com o nosso membro no Japão a relatar quase de imediato. :thumbsup:

O sismo de 1960 no Chile mais forte do que este não provocou nenhuma alteração da circulação atmosférica. O evento é geológico. Se fosse uma estrutura vulcânica...
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Autoridades sem notícias de 10 mil habitantes de localidade portuária

As autoridades da prefeitura de Miyagi (nordeste) dizem não ter notícias de quase 10 mil pessoas entre os habitantes locais da localidade portuária de Minamisanriku.
Este número representa bem mais de metade da população de 17 mil habitantes de Minamisanriku, refere a agência Kyodo. As autoridades só conseguiram confirmar a evacuação de cerca de 7.500 pessoas para 25 abrigos. As restantes estão por contactar.

A televisão NHK diz que o exército já foi chamado para ajudar as equipas locais nas operações de busca. Para já não é possivel perceber qual o nível de destruição em Minamisanriku nem se as equipas de socorro já estão no terreno.

As imagens televisivas e informações da agência noticiosa estatal vindas das zonas mais afectadas pelo sismo, na costa a norte de Tóquio, mostravam a devastação causada pela onda gigante que se seguiu ao sismo. Pessoas enterradas sob os escombros gritavam por socorro. Num telhado de um hospital cercado por água, os funcionários tinham cartazes a dizer: “Comida” ou “AJUDA”.

O cenário do dia seguinte ao sismo: casas destruídas, ruas entre os edifícios cobertas com lixo, veículos revirados como se fossem brinquedos, pessoas nos terraços de prédios a pedirem ajuda.

O número definitivo de mortos do sismo ainda está longe de se determinar. Os media japoneses estimam que haja 1300 vítimas mortais. As autoridades japonesas dizem que já confirmaram 703 mortos. Entre mortos e desaparecidos o número subia para 1500.

O exército japonês declarou ontem ter retirado entre 300 a 400 corpos num do porto da cidade de Rikuzentakata, na província de Iwate, no Nordeste do Japão, que ficou submersa depois do tsunami de ontem.

Sendai afundada em água

A cidade de Sendai, que fica 300 quilómetros a Nordeste de Tóquio e apenas a 130 quilómetros do epicentro do sismo, foi uma das mais afectadas pelo tsunami. “Sendai está agora completamente afundada em água”, disse à Reuters o motorista de limusina Yoshikatsu Takayabe, de 52 anos. “O que é que quero que o governo faça? Não consigo puxar o autoclismo. Quero água de volta a minha casa.”

O sismo de 8,9 graus na escala de Richter foi um dos mais graves de sempre e o mais forte registado no Japão. Mais de cem réplicas sucederam-se depois do primeiro abalo, pelo menos uma dúzia com uma força superior a seis graus.

Em Tóquio, o serviço no metro – o mais movimentado do mundo com 8 milhões de passageiros – foi muito reduzido, com inspecções a determinarem a segurança no sistema. Já os comboios tinham recomeçado a funcionar, e as pessoas começavam a regressar a casa depois de terem passado a noite com amigos, família ou nos abrigos designados na capital. Quanto a transportes aéreos, o tráfego estava ainda limitado, depois da suspensão de voos de ontem.

Em muitos locais, as pessoas correram para supermercados para se abastecerem. “As lojas estão todas fechadas, esta é uma das poucas abertas”, disse Kunio Iwatsuki, 68 anos, num supermercado danificado pelo sismo na cidade de Mito, à Reuters. “Por isso vim cá comprar fraldas, água e comida.”
 

MontijoCity

Cirrus
Registo
9 Dez 2010
Mensagens
63
Local
Montijo
Mais um video impressionante e deveras assustador. Uma coisa é ver as imagens aéreas do tsunami a varrer tudo por onde passa, outra é ver numa prespectiva "normal". Impressionante.


Neste vê-se um barco a tentar evitar as ondas:


Mais um que mostra o chão a abrir e água a aparecer.
Video

Se não fosse o tipo de construção utilizada no Japão isto tinha sido algo muito pior do que aquilo que vimos aqui...
 
Editado por um moderador:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Imagem do Google Earth

Natori%20Yagawahama%20Before-After.JPG


http://google-latlong.blogspot.com/2011/03/post-earthquake-images-of-japan.html

Neste link encontram o ficheiro KML do Google Earth das imagens de satélite que foram actualizadas depois do tsunami..impressionante quando se sobrepoe a imagem antiga de Sendai com a nova:shocking:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
"Japão/Sismo: Mais de 10 mil mortos em Miyagi - Polícia
:surprise:

Tóquio, 13 mar (Lusa) -- Mais de 10 mil pessoas poderão ter morrido em consequência do sismo e do tsunami de sexta-feira na prefeitura costeira de Miyagi, anunciou hoje o chefe da polícia local, citado pela AFP.

Segundo Naoto Takeuchi, não há "nenhuma dúvida" que o número de vítimas mortais vai ultrapassar os 10 mil.

No sábado, a televisão pública japonesa NHK noticiou que 10 mil dos 17 mil habitantes da cidade portuária de Minamisanriku estavam dados como desaparecidos nesta prefeitura."

Agência Lusa