Sismos Internacionais 2018



luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
@luismeteo3 isso foi do Tsunami ou do sismo??? É que na RTP 1 mostraram essa imagem e atribuíram aos efeitos do tsunami. Parece-me mais liquidificação de solos... :intrigante:
Pois eu também ouvi a reportagem da RTP mas o que eles disseram foi um erro. Esta imagem é o resultado da liquidificação do solo, aliás esta área já é longe da costa.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
A liquidificação dos solos acontece, quando um solo predominantemente argiloso e pouco estruturado, recebe fortes ondas sísmicas e adquire características de líquido por perda de estrutura. Este fenómeno é relativamente comum e é frequentemente observado em cortes geológicos de rochas argilosas. Lembro-me de as observar nas minhas aulas de Campo 1 e 2 na Costa da Caparica e nas margas vermelhas da Dagorda.
A liquidificação dos solos também foi observada no grande sismo de Christchurch, Nova Zelândia em 2011 e no do Japão.



 
Última edição:

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
366
Local
Coimbra
O primeiro vídeo não é liquefacao. Fuga de águas talvez. Aliás todos os vídeos desse fenômeno q vi não têm tanta agua como este.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Update 15:30 UTC:

Screenshot-2018-10-02-at-17.29.41.jpg


Update 14:37 UTC: The number of people known to have died in Indonesia in Friday's earthquake and tsunami has risen to 1347, disaster response officials say.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
O primeiro vídeo não é liquefacao. Fuga de águas talvez. Aliás todos os vídeos desse fenômeno q vi não têm tanta agua como este.
Uma das consequências da liquefação dos solos é alterar os aquíferos, aliás a sua existência potencia a liquefação. E sim, esses vídeos são comprovadamente de liquefação.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não sabia que a liquefação pudesse ter efeitos tão devastadores, sempre pensei que fosse o tsunami que tivesse subido o rio e tivesse descido até a essas zonas devastadas.. a zona de Palu foi mesmo de extremos, foi o tsunami e a liquefação :(
Pois tudo isso foi devastador! Não viste os vídeos que postei em relação à liquefação em Palu? Simplesmente assustador!
 
  • Gosto
Reactions: Cinza

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Uma das consequências da liquefação dos solos é alterar os aquíferos, aliás a sua existência potencia a liquefação. E sim, esses vídeos são comprovadamente de liquefação.
Também tenho dúvidas, aquele vídeo na rua parece-me que possam ser canos ou esgotos também a rebentar?

Apesar de não entender muito do assunto, na verdade penso que aqui até haja alguma confusão de conceitos.
O conceito de liquefação do solo é o mesmo sofrer uma alteração que o faz comportar como um fluido no estado líquido, portanto como que "mole" ou sem rigidez típica de um sólido.
Sim é mais provável acontecer num solo saturado e arenoso, portanto será comum ao acontecer a água contida nos poros subir à superfície, como em alguns dos vídeos.
Mas noutros, nomeadamente urbanos, pode-se estar a confundir roturas de canalizações com esse fenómeno.
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Também tenho dúvidas, aquele vídeo na rua parece-me que possam ser canos ou esgotos também a rebentar?

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
Esses vídeos em meio citadino podem envolver quebra de canos, etc mas se vires bem a rua parece flutuar na água e anda como se fosse um barco. Existem mais vídeos desse sismo ainda mais impressionantes. Normalmente estes fenómenos de liquidificação alteram sempre os aquíferos, por isso se vê água a jorrar como se fossem fontes e acumulações enormes de lama.

Edit: Já agora acrescento que, num corte geológico onde se observe um fenómeno desses, o que se vê é precisamente o estrato de natureza arenosa, argilosa ou margosa, interrompido caóticamente por um fluxo ascendente do mesmo material geológico, que corta os estratos superiores como se de uma fonte se tratasse. Vou tentar encontrar uma foto que exemplifique o que acabo de descrever.
 
Última edição:

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Uma cidade problemática com estes problemas é a Cidade do México, seja pelo tipo de solo aonde está implantada como por estar numa zona sísmica muito activa.

Este artigo;
https://sigarra.up.pt/flup/pt//pub_geral.show_file?pi_gdoc_id=417266

que é uma tese de mestrado, explica principalmente a partir da página 27 a situação.

Em Lisboa lembro-me que durante a construção do troço do metro entre Sete Rios e Colégio Militar, o solo ruiu na zona do Jardim Zoológico,
Na altura a explicação numa aula de Mecânica de Solos e Fundações foi o tipo de argilas existentes no subsolo, que tinham umas características muito especiais,
Em repouso uma grande resistência à compressão, mas quando por acção de vibração perdiam essa característica, E foi esse o caso devido à vibração das máquinas (tuneladora)
Nessa altura falou-se como exemplo o da Cidade do México e o perigo de se construir em zonas que os solos pela sua natureza são instáveis em termo de resistência.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Cinza e luismeteo3