Sismos Portugal - 2009

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Desde o sismo de 6,0 o número de réplicas registadas já vai em 24. :unsure:

Oxalá que isso sirva para atenuar a tensão existente na zona do epicentro, mesmo sabendo que a existência de réplicas não significam obrigatoriamente nada em todo este processo, o que assusta ainda mais!

Só agora aqui vim tentar colocar algo que à partida é pouco mais que nada!
Obviamente não fiquei indiferente, mas devo dizer que não senti absolutamente nada (sono profundo); nem o abalo mais forte nem as réplicas. Apenas tomei conhecimento disto pela manhã na rádio. :scared:
Se tivesse sentido algo àquela hora, dormir o resto da noite estava fora de questão, quase impossível, talvez por já ter apanhado alguns sustos há anos atrás cá e também em Cádiz...

Temos tido talvez demasiado descanso quando ouvimos dos especialistas que algo talvez aterrador já teria acontecido numa base de carácter cíclico; limitamo-nos a afirmar que ainda bem que alguns erros de "previsão" persistem. O pior de tudo é que a dúvida continua a ser não se mas quando ocorrerá...
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Algumas pequenas réplicas que ainda persistem no Cabo de S.Vicente ontem uma de 2.6 e um outro pequeno sismo de 3.2 perto dos Açores.
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
A referires apenas tráfego, ainda estive um minuto ás aranhas e ver que tipo de tráfego se tratava.

Mas neste caso parece que essa teroria não se confirma, visto que os Algarvios foram dos últimos a acederem à internet e terá sdo dos locais onde se sentiu mais o sismo.

O EMSC através do serviço de medição e localização de tráfego no seu site conseguem definir onde o sismo foi sentido. Isto em 10/20 minutos logo a seguir ao sismo ser sentido. Neste intervalo de tempo ainda a Protecção Civil está "às aranhas."

Neste vídeo é explicado que a própria Protecção Civil de Portugal já lhes pediu ajuda para saber se um sismo tinha causado estragos...

 
Editado por um moderador:

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
Questao para os mais entendidos....É normal os abalos que teem sido sentidos no Canhão da Nazaré e com esta magnitude???
2009-12-27 02:33 -2,7 Canhão da Nazaré
2009-12-27 02:32 -3,1 Canhão da Nazaré
2009-12-28 10:12 -2,2 Canhão da Nazaré

Tambem reparei nisso.



Tambem deixo aqui a pergunta se e normal as replicas que tÊm ocorrido do sismo a sw de sao Vicente
 

nogueirareis

Cirrus
Registo
26 Dez 2009
Mensagens
6
Local
Barreiro
Eu não entendo muito disto, mas, será que são replicas ou eventos isolados e normais?

Recordo que no principio deste ano houve um conjunto de situações semelhantes, apesar de mais fracas e tem-se mantido durante todo o ano.

semttulopz8.jpg


http://www.meteopt.com/forum/sismologia-vulcanismo/sismo-4-7-113km-sw-de-lagos-1746.html

Ou seja, pequenos sismos normais numa zona onde se cruzam três placas.