Sismos Portugal - 2015



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Parece que foi a oeste do Faial mass o @lserpa poderá ter mais informações acerca do evento ... A verdade é que aqui na Terceira não sei porquê mas pensei para mim "será que fez um sismo?" porque estava aqui na cama e senti algo muito minúsculo e depois vim a ver que sacudiu bem lá pelos lados do Faial ... Fala.se em grau 3 no Faial mas no epicentro a oeste da mesma ilha o IPMA regista 4.8 na escala de ritcher ...
Estou a tentar obter informações através do civisa, mas o site não está a responder... Sei que aqui na cidade da Horta e na zona onde me encontro considero IV na Mercali Modificada... Já não sentia assim há muito tempo...
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Eu não posso afiançar que senti o sismo mas a verdade é que aqui na Terceira estava aqui deitado e pensei que poderia ter havido um sismo porque parece que senti uma pequena vibração muito ténue ... Se chegou cá deverá ter sido apenas uma vibração quase imperceptível ... Mas pelas ilhas do triângulo parece que se sentiu com bastante intensidade ...

SISMO DE GRAU IV NO FAIAL
Informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) obtida pela Antena Nove:
Ocorreu um sismo pouco depois das 22 horas do domingo 19 de abril de 2015 cujo epicentro se situou a 51 km a oeste da freguesia do Capelo na ilha do Faial que atingiu a magnitude 4.8 da escala de Richter e a intensidade IV da escala de Mercalli Modificada. Foi sentido em toda a ilha do Faial e também no Pico. Desde sexta-feira já se tinham registado 4 sismos que não foram sentidos o último dos quais às 20h50 e o penúltimo às 8h57 de hoje. No entando o IPMA considera que os eventos se inserem num padrão de normalidade.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Afgdr e fablept

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O CVARG indica 4.3 de magnitude. Às 21:50 já tinha havido outro sismo de 2.9.

IA9lau5.png


Adição - Reduzida a intensidade para 4.2
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Parece que houve mais um sismo segundo o IPMA às 22 e 49 grau 2.1 na escala de Richter ... Poderá já ser uma réplica do outro?

E o outro sismo das 22:08 parece que se confirma ...

MAIS UM SISMO

Seis minutos depois do sismo que atingiu 4.8 (às 22h02) fez outro com a magnitude 2.9. Às 21h50 tinha feito um de 3.0 e às 8h57 outro de 2.3. Todos a oeste do Faial na mesma zona epicentral (a cerca de meia centena de km). Apenas o sismo das 22h02 foi sentido.

Mais informações que estou a retirar através do facebook do Jornalista faialense Souto Gonçalves tiradas creio da Rádio Antena 9 ( rádio local faialense )

ONZE RÉPLICAS

Após o sismo das 22h02 (hora dos Açores) o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou, até pouco depois das 23 horas, 11 réplicas, com magnitudes à volta de 2 graus da escala de Richter.

Pelas 23h05 ocorreu uma réplica maior (3.1) a 16 km do Capelo, bem mais perto do que o sismo das 22h02, que ocorreu a 51 km a oeste do Faial.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Parece que houve mais um sismo segundo o IPMA às 22 e 49 grau 2.1 na escala de Richter ... Poderá já ser uma réplica do outro?

Provavelmente o 'retoque' do sismo das 22:08 (que desapareceu)? O IPMA subiu a magnitude para 4.9. O CIVISA subiu também mas para, 'apenas', 4.4.

Às 23:05 mais um (IPMA): 3.2. Profundidade: 4km
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Muito confuso o IPMA. Desaparece o sismo das 23:05 e o das 22:49/22:08. Agora é só 1. Sismo ocorrido às 22:30. Profundidade: 1km; Intensidade: 2.1

Nota: Em caso de emergência/pânico não consultar o IPMA :lol:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985