Sonda de t° compatível com Davis VP2 de baixo custo.

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por Toby 21 Out 2019 às 20:55.

1. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Thomar e XtraNO gostaram disto.
  2. geoair.pt

geoair.pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2010
    Local:
    Lourinhã
    Bom dia,
    Obrigado pela partilha!.
    Tens algum comparativo em utilização real com o sensor oficial da Davis?
    Cumps

Toby gostou disto.
  3. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Bom dia,

Desculpe se a minha resposta é muito curta, porque eu preciso saber o ano de fabricação do ISS

Para informação: Davis usa SHT ;)

4. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Bom dia,

Muito provavelmente vou refazer uma série de sondas t° para Davis VP2.
    As sondas SHT75 compatíveis são substituídas por SHT85 mas no I2C BUS tão incompatíveis com o VP2.

Assim, dentro de pouco tempo não teremos outra escolha senão o Davis VP2 original a 90 euros!

O preço é 3x mais barato do que Davis, mas um pouco mais caro do que o conjunto anterior, o objectivo não é exceder os 30 euros .
    Este 3º lote será um pouco modificado para uma montagem mais fácil num abrigo.

Actualmente os membros do InfoClimat estão a fazer as suas contas de participantes.
    Cabe-lhe a si ver se alguém está interessado.

PS: Estou a fazer isto para me divertir e para ser útil, não para ganhar dinheiro! ;)

5. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Bom dia,

Finalmente, encontrei alguns SHT75 a um bom preço: 20,20 euros, eles vêm do mesmo fornecedor que da vez anterior: Europa, portanto sem alfândegas e chegam na próxima semana.
    Por isso estou a lançar uma série que eu próprio estou a fazer.
    Mas eu só terei 27 pcs! Nem mais uma e francamente tenho grandes dúvidas de poder encontrá-los em poucos meses: não são produzidos desde há algum tempo!
    Para informação, tinha explorado a SHT31-LSS (apenas SHT31 compatível com Davis VP2), esta solução: tinha encontrado uma oficina que podia montar esta SHT31-LSS num pequeno PCB mas ....
    esta SHT é uma versão "industrial" a encomendar à Sensirion em 10.000 ex mini!!!!

No 27 SHT75, há ainda 11 disponíveis! (16 já reservados)
    Dado o montante (27 x 20,20: 545 euros) estou a comprometer-me: primeiras reacções = primeiro a ser servido.

Duas possibilidades:
    1/ o SHT75 nu a 20,20 euros + portes de envio (2/3 euros)
    2/ o SHT75 pronto a ser ligado:
    Estou a pensar em utilizar este tipo de suporte, que tem a vantagem de poder ser utilizado verticalmente (MetSpec, Barani, Young shelter, ...) ou horizontalmente.
    Num 7714, encaixa sem preocupações, no abrigo ISS será necessário verificar mas virando o suporte ou cortando-o (linha vermelha) é perfeito.
    Farei uma marcação para que a sonda seja bem direccionada para baixo.

Vou utilizar conectores JST 1,25 para ligar a sonda, sendo o passo desta 1,27 sem problemas.
    Como este conector está ligado por cabo, será mais fácil crimpá-lo no suporte da sonda, com novamente uma marca de cor para o sentido de montagem.

Os cabos serão soldados num cabo plano RJ12 de 1m, penso que para confiar num fornecedor chinês bem conhecido no mundo da astrofotografia porque faz com que o RJ12- ST4 seja fortemente utilizado nos nossos montagens.
    É mais caro do que o "brico" local, mas penso que a qualidade será melhor.

Para esta assembleia, chegamos ao MÁXIMO MAIS GRANDE em : 20,20 euros SHT75 + 4,5 euros porta sonda + 3,5 euros RJ12 + 3 euros conector/resina/camisa térmica, etc. = 31,2 euros, sejamos pessimistas 35 euros.

O interesse é evidentemente a permutabilidade do SHT assim 35 euros + 20 euros (segundo SHT) : um cálculo rápido 1 sonda = 27,5 euros em vez de 70 euros na Alemanha !
    Com este sistema, pode trocar para se certificar em caso de deriva, numa estação meteorológica as medidas de T°/HUM são bastante difíceis de comparar em caso de dúvidas.
    Agora o passo é confirmar o número de sondas prontas a usar de modo a fazer as minhas encomendas.

Faço isto porque gosto de mexer e pagar menos

PS: O meu Davis VP2 está equipado com uma sonda SHT75 :)

6. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    O lote inteiro está reservado!
    Infelizmente, mais uma vez nada em Portugal, nenhuma reacção, nenhuma troca de ideias com o único objectivo de poupar dinheiro. :intrigante:
    Decepcionante!

7. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Boa tarde,

Se os proprietários do Davis VP2 estiverem interessados, o princípio da minha assembleia:

Anticiclone Açores gostou disto.
  8. Anticiclone Açores

Anticiclone Açores
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Mar 2021
    Local:
    Açores
    Obrigado pela partilha @Toby. Sem dúvida muito interessante esta alternativa. :thumbsup: Um abraço

Partilhar esta Página