Storm-chase Coruche 28 Maio 2011 - MeteoAlerta.com e MeteoPT.com

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Mais uma reportagem de storm-chase, do dia 28 de Maio.

Vídeo









Reportagem

Planeado de véspera, valores de CAPE elevados, a rondar os 2000J/kg, o Estofex dizia:



Véspera (Sexta-feira 27 Maio)

estoc.gif


SYNOPSIS
Moderate instability is forecast for most parts of Iberia in a warm and moist airmass ahead of an upper cut-off low. Some decent WAA and diurnal heating may lead to approx. 1500 J/kg MLCAPE over the western parts of Iberia which partly overlaps with enhanced 0-6 km deep layer shear.

DISCUSSION

...Iberia and N Maghreb States...
Deep layer shear increases from about 10 m/s in the northern half of Iberia to more than 20 m/s towards Morocco and N Algeria as an upper jet stream is located near the southern tip of the upper cut-off low. In contrast to the horizontal gradient in vertical shear, instability will likely reach its maximum over central Portugal where 0-6 km shear is rather low. GFS shows a slightly veering wind profile up to approx. 500 hPa which leads to some 100 - 150 m²/s² SRH3. If convection starts to develop, the evolution of isolated well-organised multicells and a few supercells will be likely. The main threat is expected to be large hail and some isolated severe wind gusts as LCL / LFC heights are quite high (around 2 km) and steep mid level lapse rates indicate a dry EML which is favourable for evaporative cooling. Flash floods and tornadoes are unlikely in such a situation, but they are not completely ruled out. The peak activity of severe thunderstorms is expected in the late afternoon / early evening.


O Estofex estava um pouco errado e percebemos isso logo quando a discussion deles foi publicada, a análise dos modelos da véspera e da manhã de sábado mostrava um cenário um pouco diferente, e até um pouco raro, com convecção a começar muito cedo, com valores invulgarmente altos de CAPE logo pelas 12z.

Isso desanimou um pouco pois para chasing geralmente não é bom a convecção começar muito cedo, tende a ser mais fraca, mais generalizada e dispersa com as nuvens e chuva depois a prejudicar o aquecimento, é preferível haver algum capping layer a segurar durante algum tempo o aquecimento diurno e a coisa "explodir" apenas a meio da tarde (chamemos-lhe efeito panela de pressão). Ou seja, a coisa apresentava-se diferente do que o Estofex dizia, que apontava para um pico ao final da tarde e noite, quando o GFS mostrava que pelo contrário, as coisas começariam e acabariam relativamente cedo.

Apesar da contradição, e dos sinais de convecção demasiado cedo, decidiu-se ir na mesma até porque já muita gente que tinha decidido o dia e alterado os planos pessoais para isso mesmo. Após o habitual stress da escolha do local para onde ir, target area (a coisa mais difícil em chasing) e de gerir todas as opiniões discordantes , decidimos ir para um eixo entre Montemor-Coruche-Santarém.




Sábado 28 Maio (Manhã)

O dia de sábado começou com células a formarem-se em terra em plena manhã, o que não é muito habitual por cá como sabem, pelo menos desta forma. Ainda por cima, precisamente na zona que tínhamos escolhido como alvo, o que fez temer que a energia se "esgotasse". O que só reforçou os receios acima descritos.

satt.jpg



De qualquer forma, estava tudo organizado e afinal, os modelos apesar dessa convecção matinal, continuavam a pôr bastante CAPE a meio da tarde. Para o final da tarde, acabaria cedo, com o GFS a modelar uma pluma de ar seco a entrar pelo sul.


mapaet.jpg




Eu e o Miguel encontraram-nos logo de manhã cedo em Almoinha, Sesimbra ("A" no mapa), acompanhando a convecção que já se ia formando. Henrique e Pedro juntaram-se a nós para depois seguirmos para a zona de encontro, próximo de Coruche, onde apareceriam mais tarde o o Saul, Vince e Stormy.








malta1.jpg


img4659.jpg





Sábado 28 Maio (Tarde)


Local de encontro, viaduto sobre a A13 ("C" no mapa)

No local combinado.

chasers.jpg


caada1.jpg


caada2.jpg


caada3.jpg



A ideia era na zona de Coruche nos dividirmos em dois grupos, uns iriam para norte e outros ficariam ali ou iriam para leste ou sudeste.
Mas entretanto tudo se precipitou muito rapidamente. Analisado o satélite e radar e o que víamos a leste, decidimos seguir rapidamente para Coruche.


satw.gif


A célula era um bocado confusa à primeira vista no satélite, apresentava contudo uma belas torres a sudeste de nós.

sar.gif



As coisas começavam a ficar interessantes








(HDR)
img466456tonemappedcr.jpg


celulam.jpg






Shelfcloud e chuva torrencial ("D" no mapa)

Antes mesmo de chegar a Coruche encontrámos-nos com uma shelfcloud com aspecto agressivo


HDR
img467123tonemappedcr.jpg


cellcoruche.jpg




Nós entrámos nesta shelf lateralmente e já com ela praticamente em cima de nós, começando um dilúvio pouco depois.
O Nuno Figueiredo apanhou-a mais de longe a Nordeste de melhor forma, com toda a sua pujança fotográfica


(Panorama)
59628542.jpg


21807708.jpg


A reportagem completa do Nuno pode ser vista aqui:
http://www.meteopt.com/forum/portugal/shelf-cloud-coruche-28-maio-2011-a-5734.html



Chuva torrencial e vento forte

Por detrás da Shelf cloud vinha um dilúvio, em que era impossível circular na estrada ou mesmo abrir o vidro para fotografar ou filmar.

18876244.jpg



Depois de 15 minutos de chuva intensa foi acalmando

55533261.jpg


uvs110603002.jpg



Depois de acalmar a chuva, mais uma olhadela nos computadores, decidiu-se ir mais para Leste, rumo a Couço ou Mora.
Logo que iniciamos a marcha, a sul de Coruche vimos alguns efeitos do temporal (no regresso já estavam lá Bombeiros e GNR a controlar a situação)

72188357.jpg







Entre Coruche e Couço


Decidimos mais uma paragem, no ponto F do mapa, pois aproximava-se mais animação, desta vez um festival eléctrico.
(A maioria das imagens são de frames video pois já sabem que é difícil apanhá-los de dia, ainda para mais à chuva)

25051cr.jpg


25052cr.jpg


25058.jpg


raiocoiso.jpg




raiop.png





Malta Gira ( Malta que gira mal da cabeça )


chaserq.jpg


img4678.jpg


maltau.jpg




Couço


Terminado o festival eléctrico seguimos para uma estação de serviço de Couço, para analisarmos a situação no satélite e radar. O dia estava terminado como já desconfiávamos. Eram já 17 horas e tratámos finalmente de almoçar, e regressando depois a casa.


Esperamos que gostem da reportagem.



Participaram nesta chase e na edição desta reportagem (texto, fotos e vídeo) o Henrique, Miguel, Pedro, Rebelo, Saul, Stormy (estreante), Vince e no vídeo também estão as fotos do Nuno Figueiredo que gentilmente as cedeu.
 
Editado por um moderador:


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Essa estrada entre C e F não me é desconhecida :rolleyes: passo muitas vezes por aí só que infelizmente nunca me apanhei lá em dias de trovoada, só de imaginar aqueles campos debaixo de shelf clouds e fortes trovoadas
Que inveja...

Bem, passando ao que interessa, excelente reportagem!!!! :surprise:

:thumbsup::w00t:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
A reportagem está excelente:w00t:, muitos parabéns e muito obrigado por partilharem connosco :thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
O que dizer desta reportagem!
Acho que estão a habituar muito mal o pessoal!;)

Profissionalíssimo! Com todos os pormenores! Excelentes fotos e video!!
A demonstrar já um elevado nível de organização!!! De fazer inveja a muitos stormchasers internacionais!!

Muito Bom mesmo pessoal!!:thumbsup:
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Uma excelente reportagem , fotos deslumbrantes , desde os raios ás nuvens , nota.-se que o momento foi bem capturado e bem trespassado para o fórum , sem duvida um excelente trabalho de toda a equipa quer nos filmes , fotos e até mesmo na aventura aqui descrita.