Storm Chasing EUA 2008



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Normalmente quando se diz "tanto photoshop" é algo de depreciativo, mas muitas das fotos que estão neste tópico são de alguns dos melhores fotógrafos de tempestades ou de meteorologia do mundo ;)
(...)
Agora, voltando ao Photoshop, claro que um bom fotógrafo hoje em dia faz pós produção com ele: levels, curves, sharpness, etc. Isso é banal. Mas o Photoshop não faz milagres. Normalmente só se nota o photoshop em maus fotógrafos como eu por exemplo, o chamado over-processing. Os bons fotógrafos usam-no de forma a tornar fotografia mais próxima da realidade, pois por exemplo numa fotografia duma tempestade ao pôr do sol a gama dinâmica é enorme (pode chegar aos 8 ou 9 stop's) e os sensores das máquinas não registam de forma eficaz aquilo que nós com os nossos olhos vemos, ou melhor, conseguem sim, mas é preciso algum trabalho extra de pós-produção para ir lá buscar essa informação (por exemplo aos RAW) e usá-la de forma equilibrada. Portanto, ao talento que acima referi, acrescenta ainda mais este, da pós produção, que para ser bem feito também é preciso saber o que se está a fazer. Dominar isto tudo, da meteorologia extrema à fotografia e pós produção requer muita aprendizagem.

Os maus fotógrafos é que exageram ou distorcem. E aliás, dessas fotos todas não vejo nada de photoshop, nota-se sim nalgumas trabalho de pós-produção, mas nem é aquilo que se chama habitualmente de "photoshop". Numa ou outra parece evidente a utilização de tecnicas como o digital blending a partir dos RAW, do HDR, etc,etc. Tudo técnicas que se forem bem feitas só valorizam a fotografia e de todas que estão neste tópico não vejo nenhuma onde essas técnicas sejam mal utilizadas, antes pelo contrário.

É tudo verdade o que dizes Vince! :D :thumbsup:

Já tenho alguma experiência (para aí uns 10 anos de photoshop) na minha área profissional (para quem não se lembra é só ver o meu perfil = http://www.meteopt.com/forum/membros/thomar.html) Design e Artes Gráficas. :D ;)

E já agora agora, realmente muito boas fotos!!! :nicephoto: :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais umas, desta vez do conhecido fotógrafo meteorológico Jim Reed.


jimfa4.jpg

(c) Jim Reed
Mais fotos aqui.

jimvo3.jpg

(c) Jim Reed
Mais fotos aqui.




Quando acabarem de ver este video podem fechar a boca :D

 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
:surprise:
Em quanto estará avaliado o seguro de vida deste individuo??

Ele provavelmente sabia o que estava a fazer. Isto é um tornado fraco, na foto não vemos o topo acoplado a nenhuma supercélula potente, é uma coisa parecido com as trombas não supercelulares ou qualquer coisa assim. No site ele chama-lhe Tornado landspout.
Ele lá deve ter reparado que o vórtice se estava a extinguir e foi quando correu para lá.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Também esta a estranhar o facto do tornado não estar ligado a uma nuvem, mas independentemente do perigo as fotos estão magnificas :surprise:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Até podem ser uns grandes malucos:lol:

Mas só tenho uma coisa a dizer do vídeo, Espectacular (só o vento que se levantou, aquela rotação, Brutal :D:eek::lmao:)

Sim, espectacular sem dúvida.
Esqueci-me de referir que quem aparece mais eufórico a falar é George Kourounis, podem consultar o site dele aqui: http://stormchaser.ca/

Após dois anos a pedir, conseguiu há pouco ir ao centro dum furacão a bordo dum Hurricane hunter, foi precisamente durante o furacão IKE:
http://stormchaser.ca/Hurricanes/Ike_Hurricane_Hunters/Ike_HH.html