Stormchasing mortal

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
O tornado de El Reno acabou por fazer vitimas mortais na comunidade dos "storm chasers"!:( O conhecido Tim Samaras, o seu filho Paul Samaras e Carl Young, todos da mesma equipa científica de "stormchase", faleceram ao serem atingidos pelo tornado de El Reno. A noticia já foi confirmada em vários media.

972301_622448841099319_229326842_n.png


ht_tim_samaras_paul_samaras_carl_young_split_jt_130602_wg.jpg

Storm Chase Media

With an extremely heavy heart, I would like everyone know that some of the best chasers and researchers in the field, Tim Samaras, his son Paul Samaras, and Carl Young have passed away due to Friday night's tornadic event west of the Oklahoma City metro area.

I ask that you please keep the Samaras and Young families in your prayers as they go through this very difficult time...thanks.

https://www.facebook.com/photo.php?...85680078109531&type=3&l=3694f3495a&permPage=1

http://www.theweatherspace.com/2013/06/02/tim-samaras-his-son-and-carl-young-oklahoma-tornad/

970987_580312202000137_119487854_n.jpg
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento América do Norte - 2013

Há neste momento um conjunto de comentários a circular no Facebook e na internet afirmando que uma das pessoas mais importantes na área da meteorologia, nomeadamente tornados e fenómenos severos, Tim Samaras, morreu no tornado de El Reno, com o seu filho Paul e o seu amigo Carl Young.

Muitos stormchasers e colegas do Tim Samaras publicaram algumas mensagens a transmitir muita tristeza. Penso que haverá alguma veracidade nisto, eu próprio não acredito que isto aconteceu, se é que aconteceu mesmo, estou boquiaberto e não sei o que dizer... Espero que tudo não passe de rumores.

Deixo abaixo algumas das mensagens que pude ler no Facebook e os respectivos links para as mesmas:

Postado há 2 horas:

George Kourounis
Unfortunately, it appears that well respected storm chaser and weather researcher, Tim Samaras was killed in the El Reno tornado the other day, along with his son Paul and friend Carl Young. Never in a million years would I have imagined that the first storm chaser to be killed by the storm they were chasing would be him. Always a class act, Tim was an inspiration to many, including myself and I can still barely believe it. He was always driven by passion.

https://www.facebook.com/george.kourounis.7/posts/10152894943795370



(Comentário presente na mesma página acima)
Um comentário do irmão de Tim Samaras:


(Postado por) Richard Leo Ambrose Moss
From Higgins Storm Chasing page..I'm Jim Samaras - Tim Samaras's brother. Thank you to everyone for the condolences. It truly is sad that we lost my great brother Tim and his great son, Paul. Our hearts also go out to the Carl Young family as well as they are feeling the same feelings we are today. They all unfortunately passed away but doing what they LOVED. Chasing Tornado's. I look at it that he is in the 'big tornado in the sky...' We (the family) will keep folks aware of what the funeral estrangements are, but please in the meantime keep Tim and Paul in your thoughts and prayers.

:sad:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento América do Norte - 2013

Ecobcg só vi a tua mensagem quando cliquei no botão para postar a minha...

Pronto, infelizmente é verdade...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento América do Norte - 2013

A célula de 6ªfeira era completamente caótica e apanhou vários chasers muito experientes, o que é bastante raro, uns tiveram uma sorte incrível, outros infelizmente não.
Mas mais uma vez se comprova que quando há rain wrapped tornados, mais vale é fugir para bem longe e desistir.

Nestes dias vai estalar uma polémica enorme sobre chasers nos EUA, mas é preciso não esquecer a importância deles em avistar tornados logo que se formam, o número de vidas que já ajudaram a salvar deve ser incalculável.

MmZTnaI.png
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento América do Norte - 2013

é preciso não esquecer a importância deles em avistar tornados logo que se formam, o número de vidas que já ajudaram a salvar deve ser incalculável.

Concordo e subscrevo. Se me permites o desabafo, Vince:

Muitas pessoas podem não compreender porque é que isto nos afecta tanto, a nós, que gostamos de tornados, tempestades, de fenómenos extremos...

Alguns até podem perguntar (dando o exemplo de amigos meus), "Ah como é que consegues ficar assim se nem conhecias a pessoa pessoalmente e se ela nem é de Portugal nem nada"... "Ah e tal aqueles gajos eram doidos em arriscar-se tanto e não sei quê"...

Isso nunca interessa, pois quando se trata de pessoas que nos serviam de exemplo de determinação, coragem e espírito de equipa, mexe sempre connosco, e eu estou bastante triste com isto.

Também não se pode afirmar que a culpa foi deles, apesar de conhecerem como a palma da sua mão o risco que estavam a correr e o que estavam a arriscar, tratou-se de estarem no lugar errado à hora errada.

É preciso respeitar, pois quando arriscavam a vida era com o único objectivo de poderem futuramente salvar ainda mais vidas, quando afinal foram as deles que terminaram.

Não andavam atrás de tornados para se fazerem de importantes, como já ouvi tristes bocas o dizerem...

Infelizmente o mundo em que vivemos só dá valor às pessoas quando elas deixam de estar entre nós. Não querendo também entrar em exageros, fico por aqui. :(
 
  • Gosto
Reactions: Portugal Storms

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seguimento América do Norte - 2013

É Lightning...infelizmente se fosse o justin bieber, o hugh laurie ou outro gajo "famoso" qualquer, se calhar os teus amigos não te diriam o mesmo....hipocrisias..

É de facto uma pena o que se passou, a situação de anteontem foi uma situação muito complicada, com uma supercelula muito complexa, com vários inflow notches e circulações associadas, e dado a forte instabilidade facilmente cada uma das estruturas poderiam criar tornados de modo inesperado, deve ter sido algo assim que apanhou o Tim.

É uma pena perder 3 vidas com tanto potencial, mas ao penos podemos dizer que os tipos fizeram proveito da existência deles...serão sempre lembrados pela comunidade ligada ao stormchasing:thumbsup:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Seguimento América do Norte - 2013

Mesmo os mais experientes nunca deixam de estar vulneráveis ao perigo que é perseguir tornados, paz à sua alma e condolências à família. :(
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Re: Seguimento América do Norte - 2013

Adorava ver essa "serie" :surprise:, as pessoas que dizem que foi merecido, sao as mesmas que se perderem tudo viram-se logo contra o Estado por nao ter precavido o acontecimento e nao financiar projetos de estudo blá blá blá. Vira o disco e toca o mesmo:angry:
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Re: Stormchasing Confusão no ar...

Parece que após as tragicas mortes dos storm chasers em que se inclui o Tim Samaras parece que o verniz estalou entre a comunidade de "caçadores de tornados" com acusações por parte de Warren Faidley a Reed Timmer e a forma como ele promove o produto...:confused:

Vale a pena ler

http://www.warrenfaidley.com/call-by-responsible-storm-chasers-to-ban-reed-timmer-chasing-antics/

Parece que o site ficou sem a informação "repentinamente"...

Se tiver novidades acerca do assunto, se poderem poste sff.:thumbsup: