Sudoeste EUA 2025 - Parte 1

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Local
Oeiras / VN Poiares
Não deve haver ninguém que não se sinta atraído por algumas das variadíssimas e diferentes paisagens que constituem os EUA. Afinal, as cidades, Parques Naturais, desertos e aldeias americanas entram-nos regularmente casa adentro através da indústria cinematográfica e televisiva, onde os americanos dominam totalmente.

IQTPfgOyZsWwSYFZdiSpXP9zAWre2zon95tdI14fULFvq-w

Pessoalmente, nunca me senti, e esta viagem veio confirmar isso, atraído pelas cidades americanas. A única cidade que faço questão de visitar pelo menos uma vez é Washington DC, e mais pelo seu simbolismo do que pela sua beleza. Por outro lado, a paisagem rural americana sempre me fascinou. Vários locais que sempre conheci dos westerns que via quando era miúdo (o meu pai adora), outros que via nos programas de documentário da National Geographic à hora de almoço dos fins-de-semana e localizações mais específicas do universo de várias séries (os locais de gravação de Twin Peaks estão na lista para a próxima viagem) colocaram durante anos os EUA na lista de destinos pensados para as férias, constantemente adiados pelo enorme custo do turismo neste país, principalmente o alojamento.

IQROxWKoizZCT7y5fzplYx1pAZqGXo5LZCt2zARV1hujEIk

Mas chegou o ano em que as condições económicas já me permitiram gastar um pouco mais de dinheiro e lá fui eu concretizar o primeiro “pack” de locais a visitar nos EUA. E comecei pelo Sudoeste do país.

O momento da viagem foi o ideal, embora a maior parte das pessoas achasse que não. As maluquices do presidente americano, por um lado desvalorizaram o dólar em mais de 10% face ao Euro, por outro lado afoguentaram muitos turistas europeus, reduzindo o custo das viagens aéreas e do aluguer de carros. Dos motivos que afoguentaram os turistas europeus, não vi qualquer vestígio, bem pelo contrário, como explicarei adiante.

O objectivo era visitar os estados do Colorado, Utah, Arizona e New Mexico. O itinerário foi condicionado pela disponibilidade de voos a preços mais acessíveis e pelo custo de aluguer de carro. A ideia inicial seria começar e terminar em Phoenix, mas encontrei uma viagem a custo bastante favorável para Denver e verifiquei que alugar carro no Texas ficaria muito mais em conta.

Deste modo, optei por voar da Europa para Denver, daí para El Paso, onde aluguei carro, que devolvi 3 semanas depois em Phoenix, de onde voei de volta a casa:

Ida: Lisboa – Londres – Denver 7:10 – 16:30, ambos pela British Airways;

Dia seguinte: Denver – El Paso 9:35-11:20, Southwest Airlines (45€);

Regresso: Phoenix – Londres – Lisboa 18:50 – 23:20 (+1), o primeiro pela American Airlines, o segundo pela British Airways. O custo dos 4 voos foi de 827€.

Aluguei o carro na Alamo, a um preço fabuloso para os standards europeus, 1126€ por 22 dias com franquia zero e entrega a mais de 700km de distância do local de recolha. O carro era um Jeep Compass, ideal para o percurso que fiz que incluía várias estradas em terra.

IQQdkzV6HfCPSLxii30H5uLGAYHDSs3-CZbIKB1LakghZ3o

Percorri um total de 6800km. Conduzir nesta região é simples, a maior parte das estradas têm muito pouco tráfego, são largas e estão em bom estado. Contudo, há certos pormenores que quem está habituado a conduzir na Europa tem de se recordar:
  • Os semáforos estão sempre depois dos cruzamentos, pelo que se deve parar muito antes do semáforo;
  • Em todos os Estados onde conduzi, é permitido cortar à direita mesmo com o semáforo vermelho, desde que se faça stop;
  • Muitos entroncamentos têm STOP em todas as ruas. A regra é avançar por ordem de chegada.

IQQi6OrgA9ryQpTu9aE1kUw5AU3qYiwYhZtawwITA3XaP2k

Os americanos conduzem depressa. O limite de velocidade numa estrada ser de 75 mph, significa que ninguém anda abaixo dessa velocidade, inclusive pesados (75 mps são 120 km/h), mas também ninguém circula muito acima desse valor.

Também dependem do carro para tudo. Não se vê pessoas nas ruas, se é necessário atravessar a estrada para ir ao supermercado, tira-se o carro do passeio à porta de casa, circula-se por 10 metros e estaciona-se à porta do supermercado.

A gasolina é extremamente barata, fiz média de 0,80€ por litro, varia bastante por estado, no Colorado anda por volta de 1,00€, no New Mexico anda pelos 0,60€.

Por outro lado, os alojamentos são extremamente caros, um quarto individual num motel fraco de beira de estrada e cheio de viciados em Fentanyl pode custar cerca de 100€ e um hotel banal ir aos 200€. Em muitos locais alojamentos locais são a solução mais em conta.

A comida também é geralmente bastante cara, mas é relativamente fácil contornar este problema. As grandes superfícies comerciais vendem comida pré-cozinhada a preços mais em conta e praticamente todos os hotéis, motéis e AirBnB dispõem de micro-ondas. A qualidade da comida é razoável, usam excessivamente os molhos e a variedade não é muita.

IQQhm5B9M4PJSanavef71ZiKAe4A8l9ClVU8I3X03f3YcP0

No Sudoeste do país, a comida mexicana é uma alternativa de maior qualidade e a preço mais reduzido.

IQRqYB1ub8B6SZYn328EjpcZAfeQUU0lykSQK9TErSQjg-A

IQR6zQBKyURnQKiBBXVU39XQAXoerR811a-Ao314xLpZd0o

O taco Navajo, variação da tribo homónima do taco, é uma opção mais saudável, com tomate, alface e outros vegetais frescos acompanhados de pão frito e carne picada. Os molhos vêm à parte, logo dá para fugir deles.

IQQMIqpySHMtSZqn2ECgRKn-AfNO26yaFkXCsUpn4s46YWg

Outra receita que abunda no território Navajo é o pão frito, geralmente comido com mel.

IQQnJLJN9bbyR4iDCej76E0mARps0wwXn5R0q6eaFEKBbK0

As doses são industriais, o que é chato para quem como eu viaja sozinho. O exemplo de um pequeno-almoço comum:

IQQIeEpZtgxRQqFOuXqXRKW2ATtHZt4afjsYSilxBVuWmmM

E uma pizza “pequena”, que deu para o jantar e para o pequeno-almoço do dia seguinte. Na mesa ao lado um americano comia uma pizza “média” inteira. As doses são industriais, mas eles comem tudo.

Nesta região do país há duas particularidades que são muito relevantes. Grande parte do território pertence a várias tribos nativas, constituindo reservas, regiões administradas por governos autónomos, poder judicial autónomo e onde a polícia federal apenas pode actuar contra crimes federais e a polícia estadual não tem qualquer poder.

As várias reservas na região do Four Corners (fronteira dos 4 estados que visitei):

IQTAPASOZ4CiQ4b5m-2vmI-jAaX6Ov_Vk_oM-ktddFBmSg4

Em muitas destas reservas é proibido consumir álcool. No entanto, o alcoolismo é um problema sério em muitas destas comunidades, é comum encontrar no limite das reservas várias lojas de venda de álcool, que estão sempre com os parques de estacionamento muito bem composto.

Acabam por ser também uma “reserva”, mas são uma instituição dentro do governo federal e um orgulho do americano patriota, refiro-me aos Parques Nacionais, cuja concentração é a maior do país nesta região. O governo americano faz um trabalho excepcional nestes parques (e também em monumentos nacionais e reservas florestais), com centros explicativos à entrada, excelente informação em todos os locais, delimitação de trilhos, e principalmente na preservação das condições naturais destes locais. São enormes áreas onde não há qualquer construção, onde a maior parte dos locais não são acessíveis por carro e onde, por muita visitante que haja, é possível estar em harmonia com a natureza.

Para aceder a estes parques é necessário pagar, e o custo é elevado. A maior parte dos parques exige o pagamento de 25 a 35 USD por veículo. A alternativa, muito mais em conta, é adquirir o cartão America The Beautiful por 80 USD, que permite aceder a todos os parques durante um ano. São excepção os parques geridos pela nação Navajo, Monument Valley e Antelope Canyon por exemplo.

Entrada no Zion NP:

IQT0LEUfKz8DSJqg4SPVBD9kAVvz9MLYmzoDZMIy3KkrmWo

Alguns de muitos Visitor Centers, acolhedores e muito informativos:

IQTVCQBS5WAVQ5BEnEGtmlcmAeEvfTwj_Psw1tJZ2ME0dgQ

IQSYCIiimGqdRI5Ld7ZxfVdjAXw9ljntoQo1u-uNmq34D0c

A informação sempre presente:

IQRuWZH-fRtOR6En634I9zxeAVdyCz2zDsgBuSF59yOF1o0

A “luta” por manter um ambiente natural passa por todos os pormenores, como o tipo de iluminação nocturna e a limitação de espécies invasoras:

IQTTqTEyRA1uSJh4Umz_Jl0uAZEiJ36Vf2HQkeS5hWBA1pY

IQTAkMxLxPWpQ64bZxp0VJWZARui6ooiU5Graf5ZPu2Oj84

IQTxKVTH1b8VQacOON-8NRCtAWezytmyTbN9b1KVk77Ogfk

E depois, as paisagens… Deixo os parques naturais que mais gostei:

Monument Valley:

IQQEJqQbT0wMToAkJEjfW47JAcio6VE7G5VF9hqEcDRC1cY

IQQkCs-Ya39mQKkmErk6e34rAdqfs54sL_y0FIIevHp0QVM

IQTfmtPukdP3S6XDgAw17v9fAQNzfsVDu2cUDMZWkTvQPjA

Canyonlands NP:

IQRvCRNrg_bJRLl1bn7CPGcmAV3vaHhqEyc66lwhiOFfiho

Bryce Canyon NP:

IQTBuihSr-JISb_Qxpyu-DKeAWbNa69RiU7ypiXlN1jx6cs

E mesmo fora dos parques naturais, circular pela América rural é sempre muito relaxante. São as paisagens típicas dos Westerns:

IQRn6LHL6897S7UCuyAMwznmAbajKbjN6klz1ZqMbd9SzpA

IQRHqIcu17V2QZ-bbLGpOM2RAQGb2i4uxnIbjuSEabaqhuk

IQTFXLMRrksOSInEaObIiPPNARy6IJ9vgjS52JA1ZIAgKQU

E a política… Há claramente duas américas. A rural, conservadora, que ao contrário do que se acha na Europa, não é composta por pistoleiros embrutecidos mas sim por pessoas extremamente afáveis e acolhedoras. O comércio é familiar, algumas vezes fui atendido por miúdos em restaurantes geridos pelos seus pais. Foi nas vilas mais conservadoras que me senti mais bem recebido.

IQQqln_veGPTRofZPn3ZTrAGARSBrCxc8DWYdBXvUQVWRcs

IQTENyKd8mP-T44mvlyfhMQlAQLKTG0-1_0JsX6lRFns9zs

IQQwqJsY2ck2SJj2FX0BS-NdAZ_wqUqKtuMaCxzEv4gW7Rk

IQQQEvlRqopCTLloSaicZN4tAY_Td0gZ3nRtNGvAetclGmM

Depois há a América urbana, que se divide entre os citadinos e as pessoas que vivem em aldeias que estão mais na moda. São pessoas com mais mundo, informadas, um estilo mais próximo ao europeu. Também recebem bem, mas organizam-se de forma mais individualista.

IQR1dBTP2XwPR5W5WCL0mwqmARsKNHYogls1TsUWXtQEUm0

IQT38OW7vgMgQbTHL5xbJuX4AT9cZNyvCWKUi-Y74s6ClKQ

Nunca notei crispação política nos locais por onde passei. É certo que na maior parte dos locais tem inclinação clara para um dos lados, 80% da população deve votar no mesmo partido, mas em algumas cidades percebia-se que pessoas de ambos os lados conviviam pacificamente.

Outros aspectos curiosos:

Muito mobiliário urbano, desde bancos de jardim a sinais de trânsito, é patrocinado por mecenas, geralmente pela família de pessoas falecidas que lhes querem fazer uma homenagem:

IQQ6564GJqvQQYiMGNCfxIY2AUgyVHyKMRzNRVQlWqxwtkE

A Route 66 está em todo o lado, mas não está... Há o traçado pré-1937, o traçado da Route 66 a sério (que já quase não existe, e que muitos dos seus troços estão em terrenos agora privados) e a Interstate 40, a autoestrada que a substituiu nesta região e que mais não é que uma estrada cheia de camiões sem qualquer alma. Actualmente, fazer a Route 66 nesta região deve ser uma frustração.

IQRYif5s8i8wSqvltse-bYL8AXj1toJqMxUfwxOUtuB6qyU

Para um país que se diz inseguro (que salvo raras excepções, nunca notei), os hábitos da população nesta zona não o indiciam. É relativamente comum as pessoas não trancarem os carros. Os quintais raramente têm muros e apesar das portas terem fechaduras bastante robustas, as janelas são facilmente acessíveis desde o lado de fora.

IQSUnWSlAcURTbWDytxgpt6gAXwW5_NdbVZp4MEEdrockTc

Um exemplo, o AirBnB onde fiquei em Alamogordo:

IQQkiZzUn8PdR4BGFTI0sR39AZlq8-cIPDJEnpFeOO_is80

Os autocarros escolares, todos iguais em todo o país. São uma instituição, quando param para as crianças saírem ligam várias luzes vermelhas, abrem-se sinais de Stop, um de cada lado, e todos os condutores de ambos os lados da estrada têm de se manter parados.

IQQlwnOiOa6wR4NporEICRwIAa2ZhXnfenippG1jgty7n7A

Os americanos não andam a pé, usam o carro para tudo. Só andam a pé para uma coisa: passear o cão. Toda a gente tem um cão, todas as cidades estão cheias de dispensadores de sacos para limpar dejectos de cão, e até nos aeroportos há casas de banho para cães:

IQQd20UORsYCTIEIZ5NDSMvfAYlRGF4vBTmvn6Bp638blhM

1 – Lisboa – Denver

Chego ao aeroporto de Lisboa pelas 4:30, deixo a mala de porão e vou para a fronteira, onde fico mais de 30 minutos para poder sair do meu país. É incrível a quantidade de pessoas que está atrasada e passa à frente de toda a gente e incompreensível que apenas haja duas passagens abertas num aeroporto com tantos voos. Já entrei em vários países e nunca encontrei serviço de fronteiras tão ineficiente e antipático como em Portugal.

Ambos os voos são pontuais e tranquilos, chego a Denver e havia aquele receio de entrar nos EUA devido a várias notícias de situações mais complicadas que cidadãos europeus enfrentaram recentemente. Será que me iam revistar o telemóvel? Perguntar a minha opinião sobre o Trump?

Antes da fronteira, duas funcionárias do aeroporto recebem os visitantes com um sorridente “Welcome” e encaminham-nos para o local onde devem ir. Mais à frente, um senhor bastante cordial indica a fila para onde devo ir, onde só há… uma pessoa. Ao fim de um minuto sou atendido por um polícia que analisa o meu passaporte, verifica o ESTA que tem no seu computador, pede-me as impressões digitais e pergunta-me o que é da praxe com tal pressa que eu nem consigo acabar de responder. Ao fim de 3 minutos estou despachado, e vou para o tapete da bagagem de porão.

Aí está uma senhora do departamento de agricultura, com um cão pequenino a cheirar as malas para verificar se não havia itens alimentares proibidos. A senhora, também ela extremamente simpática, deixa os visitantes fazerem festas no cão, enquanto conversa alegremente com eles.

Ao fim de 10 minutos estou a comprar o bilhete para o comboio para o hotel. A terrível entrada nos EUA foi um processo eficaz, cordial, até simpático, que comparado com o que se passa em Portugal parece uma visita a um castelo de princesas da Disney.

Cá fora, estava frio e havia uns farrapos de neve no ar.

IQRRmclArGG4RK4HTzmbgqKDAdAqJcQonpKtLukRlZyq1SE

Fiquei num hotel a menos de 10 minutos de comboio do aeroporto. Eram 17 horas em Denver, mas em Lisboa já era meia noite e eu havia acordado às 3 e meia da manhã. Não havia nada que me chamasse no centro de Denver, e no dia a seguir iria apanhar o avião para El Paso logo de manhã, pelo que optei por ficar perto do aeroporto.

A seguir a jantar começa a nevar de forma mais intensa. Desde meados de fevereiro que não nevava em Denver e desde aquele 18 de abril não voltou a nevar. Este inverno não tinha visto neve, acabei por ser compensado sem estar muito à espera.

IQRvKbx27ZZMQJpZXv5hmeG2AV0OdecZdXqftQ7Iz6kDYv8

IQS0AVhNFQUiT4R3EWJ7OqAVAaIktg8FscHlVb-Edyt9QEU

IQRq1_3DdfykRb20zKUSDfhpAR_FVb5qDuLkEUrXNfjoge8

IQQ-hoVv4DOsQKLi9KQAAJ1MAe-siWmB5TKjbNjR6qr8Apo

2 –Denver – El Paso

Acordo às 4:30 da manhã, efeito do jet lag. Fico um pouco mais na cama, até às 6 da manhã, e o dia amanhece com céu limpo, mas com um fino manto branco e -4ºC de temperatura.

IQQWWjf_3Hl3T5X-M0pXgTSlAa1aHQ1fNW8WucpqRv1OxtA

O Sol nasce enquanto estou a caminho da estação de comboio.

IQTtIvIGgGHPSJ5ro6oSPzbUAT8z1KCuYztrxe98UAUg1hg

IQSxlCQiaY2LQ6s7T5pErXglAZsa1RTZWjdTA4dB-D1dRbo

Havia vários coelhos em redor da estação.

IQQbKbnxIf9jQYpXHuqP3V82ATWsmgNEmxZhJxhYrpvG5jc

Já no aeroporto, deixo a mala de porão, passo rapidamente a segurança e passo pelo abrigo contra tornados, algo que deve dar muito jeito, mas que eu não fazia ideia de que existia em estruturas tão robustas como aeroportos.

IQRyhi5E2XDFRImvsNFIZmZ6AWBG-gaZypiX5KyuWjK1B1w

No exterior do Terminal C, umas mesas com aquecimento “central”.

IQSQGm1zSqL6TqdMUL0_lYkqAUlYhW2vXxC3evh4ClDJTrM

O terminal C é dominado pela Southwest, companhia de baixo custo americana, que até ao mês de maio passado tinha umas regras de embarque interessantes. Não havia lugares marcados, apenas ordem de entrada. Cada bilhete tinha um número de ordem e as pessoas deveriam formar uma fila em função de cada número.

IQQHosDkwlgqQaMf3PBI3V1MASVDbhNC1d9GTw_eUGybSvU

De notar, que a Southwest, apesar de ser low cost, oferecia duas malas de porão no custo do bilhete. Entretanto, em meados de maio as regras mudaram e adoptaram as regras das demais companhias aéreas, bagagens pagas e lugares marcados.

O voo é pontual, chateia-me que nos EUA não haja obrigação de se abrir a “cortina” da janela para aterragem e descolagem, e a dona da janela da minha fila fechou-a assim que se sentou e nunca mais a abriu, portanto não vi nada da paisagem.

Aterro em El Paso, vou buscar o carro, e começa a road-trip. Apesar de ter escrito que visitei 4 estados, El Paso é no Texas, portanto são 5. Alguém se lembrou de colocar El Paso no Texas, apesar de ficar no alinhamento do New Mexico e estar mais próximo de Phoenix do que de Dallas. Sorte a minha, que paguei impostos sobre o aluguer do carro no Texas, que são os mais baixos do país.

Começo por fazer a Scenic Drive que contorna El Paso pela montanha que circunda a cidade. Do miradouro, contempla-se o ex-libris da cidade e de toda a região fronteiriça, a “big, beatiful Wall” de Donald Trump, construída nesta zona nos longínquos anos 1990 na presidência Clinton. Do outro lado, a cidade que até há poucos anos registava a maior taxa de homicídios no mundo, Juarez. Cheguei a pensar visitá-la, mas os problemas que se registaram no mês anterior com europeus nas fronteiras terrestres fizeram-me desistir da ideia e não deixar tempo para isso. Se soubesse o que soube entretanto, da facilidade com que entrei no país, teria deixado um dia a mais em El Paso para ir a Juarez.

IQQy8UB1KlexSKLWjFPgC1nuATUgkOwlc0QlpVEkJsSJrtU

Foto na direcção da Donwtown:

IQRDYOzwUQFOSo1YhsaL4SglAcU_Y36Mm0RFcgGjFQrtiak

Entretanto o vento começa a intensificar-se. Habitual nesta época no sudoeste, é por vezes desastroso, causando tempestades de areia de grande duração que bloqueiam completamente qualquer deslocação. E estava a formar-se uma, a visibilidade estava a reduzir-se, por isso optei por ir para a Downtown, onde poderia circular a pé e refugiar-me em caso de um evento mais severo. Acabou por ser uma pequena tempestade de areia, com baixa redução de visibilidade e que terminou ao fim de uma hora com um chuvisco de lama. As tempestades de areia eram um dos meus principais receios, em março houve 3 nesta região que fecharam estradas durante várias horas, mas esta tempestade em El Paso, de pequena dimensão, acabou por ser a única amostra que apanhei nestas 3 semanas.

O centro de El Paso é semelhante ao de quase todas as cidades que visitei. Decadente, deserto, abandonado. Ocorre um fenómeno estranho em várias cidades americanas, a população está a deslocar-se toda para os subúrbios das cidades, onde vários bairros com construção de grande qualidade crescem como cogumelos. Os centros ficam abandonados ou entregues aos sem abrigo viciados em Fentanyl. No caso de El Paso, está abandonado, tem ar de cidade-fantasma.

No entanto, e apesar de estar paredes meias com uma das cidades mais perigosas do mundo, El Paso é das cidades mais seguras da região, apesar de aparentar ser uma cidade-fantasma nunca me senti inseguro.

IQSs6rDE8IrIQJrAOnKAVvQCAeAi6GQg4_wTs_WpymhrDD4

IQTp5OcHLg28Q6nBJotLOskrASX8ZZKOP15B0q-5xLuedqQ

IQTVctQvn9MhR6o8rad5lHIOAcGtuh9Rt9JmRQhI_c9HGoQ

IQR6NX_9VSxxSKCbvRIFBUzbAWwbGY_eDrbZEeGeLae1wvU

IQTpUIDp7BpEQaFay5HwUNyKAXZxgweJx0F5xUYXtbSOF8M

Na praça central havia meia dúzia de transeuntes.

IQTvM6nhZxtERbgyeom4BgCeAclD9ICZUB0obSQgyxUGPk4

IQSdHIy3uo8TRKc63q1NaRNKAfzlGruFsPnhKobRJrNZeIA

IQTn_thvZ9McQZQ7w2pYljUBAVOgWnf5c9j0B2CpnIcxlXc

IQSIxVeMrKy-Tol3XEkYGJAOAXhJiGhEoY2EVE-lYG-YDls

IQT4LqW7IwUtSp2cuha_Sm0kARcuTUN3DN6tLHQbcW7Xbx8

E, para minha surpresa, encontro uma obra de Bordalo II, nos confins do Texas…

IQRp0MbXvL84R5mxShB2NpgNAbq5zHBPMM1svTz_M1qTzr8

Após a visita da Downtown, vou abastecer-me ao supermercado e, já cansado e com o jet lag a fazer sentir-se, recolho ao AirBnb onde iria passar a noite, num dos subúrbios de el Paso para onde a população se está a deslocar. Passo mesmo junto ao muro.

IQRcLGhqDUOWSJbfgeiqTDDQASiRH30IKoJ13NnBc7Rfmck

A vista do bairro onde fiquei.

IQTTXCCpzSFcS5kFjQPoWhqiAZUn-jhLfRPnORdTtsERprY

IQQzkNKivdsKTpbf2fysQxnWAZYzj6j5SFW0HDq0I1zfTvE

3 – El Paso – Alamogordo 274 km

IQSdD3dad7b_RJ9YLVtDvVniAY4SMaRK9FW7eOFD0-oxrbU

Domingo de Páscoa, volto a acordar cedíssimo, e faço-me a estrada à caminho do primeiro Parque Nacional, o White Sands, que como o nome indica é uma área dunar com areias brancas com grande dimensão.

IQQ0t-M3EfOtSKOp2h-29-4AAT72OTSRGeznnrpOeVia-WU

Ao fim de duas horas de viagem, incluindo uma passagem num checkpoint policial para verificarem que não trazia nenhum mexicano na bagageira chego ao White Sands NP. Tento comprar o passe para os Parques Nacionais, mas a bilheteira está fechada, dizem para comprar na internet. Na internet a página de pagamento dava erro. Entrei de borla, ninguém me chateou, e como compraria mais tarde o passe não me pesou na consciência.

IQT7YRSOCMJBQ7EmCbNtCpT7AeGNnnzYxlVCFFEPFyGBzrk

O Parque é excepcional. As dunas não batem em altura as do Erg Chebbi em Merzouga, onde estive no ano passado, mas a sua extensão é provavelmente maior. São constituídas por gesso e não areia, sendo mais suave ao toque que a areia tradicional do deserto. Faziam parte do fundo do mar, quando esta zona estava submersa.

O facto de ser rodeada de montanhas, cobertas de neve caída na véspera, dá um ar mais surreal ao “deserto”. O sol reflectido no branco queima a pele e os olhos (a primeira vez na vida que senti necessidade de uns óculos de sol), apesar de a temperatura estar relativamente baixa (nem quero imaginar como será no verão com 40 graus…).

IQS6wZ2YNPOfR51m7YuOc-7tASK-jFqlFwelFniDWwgcLSA

Este Parque Nacional situa-se ao lado do maior campo de teste de mísseis do país, sendo por vezes fechado em dias de testes. A Norte, na outra encosta das montanhas, localiza-se o Trinity Site (apenas visitável um dia por ano), onde a equipa de Openheimer testou a primeira bomba atómica da História. A bacia de Tularosa, que inclui o White Sands NP, Alamogordo e outras cidades a Norte registou vários problemas decorrentes dessa explosão, havendo alguns casos de malformações em algumas crianças nascidas nos anos subsequentes ao teste.

IQSj5HdrIIZlQZ5RhUKoQAVZAUgR6LIbRIOHFw33NSbj3Ks

IQTyBirEZjPfQJ1dOOJQpp4IAaIWoQL4TxLDL8965aGT0co

Várias famílias aproveitaram o domingo de Páscoa para vir escorregar nas dunas, havendo uma fila enorme para entrar quando eu estava a sair por volta da hora de almoço. Mas a área é enorme, havia espaço para toda a gente.

IQQa6JbT5QoeSLMnrgWSx726AbxnvazcbInup2awug8Hx4k

IQR8cguKUmQ0Sq_W8y2VLrLAAbcE7pPJSXo9hYoX2vQT-ns

IQQRUgI76ndyQKbgnzuiLCFIARM02y4R5eiAmb0Nf4grVCc

Pouco mais de uma hora depois chego a Cloudcroft, pequeno vilarejo tipicamente americano situado nas montanhas a Este de Alamogordo, a uma altitude de mais de 2500 metros. Constituída por meia dúzia de ruas, o edificado transporta-me para os Westerns clássicos, onde apenas os vários carros estacionados ao longo da rua destoam.

IQSOPU80IkttSLTh-TPKWSo0Aa3tgjYxilAVl6k5SrmPMms

IQRox3EjSGebToqIcWEIvaEKAROiKEJ8HIGCG2NEfr3PB9I

IQTjCtuaFtWUSbB1FBKeoi57AWhvuhv6x612Wg6PsPa-w7s

IQRAPX9mPXazRp4qyIxCcqomATWZufPAxAFHhTquRERW0HQ

IQRiMoubUhV2S4-s7RsYBNIjAfpuU8loQvP3RTYGVbzl1ms

O primeiro contacto com um restaurante tipicamente americano.

IQTAz6QvXKAAR5qKSkogu7uwAVIx5Rwa7khGh-DSPnmjkCI

IQSjGQV4hsEPToiMGhWFznt-AbP-G3tfZKcVQ9jI4J9QVe4

IQQ4RwZsXP_WTK_IijPHPQL7Ad4Sw__xqztPi4jElZtzXRU

À saída de Cloudcroft, a antiga ponte do caminho de ferro que no passado ligava esta estância montanhosa a Alamogordo. As famílias abastadas passavam o verão cá em cima, para fugir ao calor de cidade.

IQQXvKCkkC8aT6beLf8AjbdKAWSVk4fiEAQp2ieSU5dnwA4

E a vista para a bacia de Tularosa, onde as dunas de White Sands dominam a paisagem.

IQSgHBZJORD_SbSzm0mhmxesAbvFYxEWz2No6cmMY-aXTC8

Volto a descer para Alamogordo, onde passarei a noite num AirBnB de uma senhora idosa muito conversadora. Nesta cidade existe um museu da História Espacial, onde tem descanso eterno o primeiro chimpazé a viajar no espaço.

IQS9L_d-i2A_Q6vhy5YaSJEyAQGT3nLRe7Fkwc_4lce5vJs

IQTugPccLkB_TZU1l_y51oKiASwHlbR1q3dMm8f2cz-jnhM

Um pronúncio para o dia seguinte:

IQRlnd434s7OTKTVOix30XpCAcNra-zdqhptU3FodmoX9tM

O interior é medianamente interessante, mas por 8 USD creio que vale a pena passar uma hora aqui.

IQQhzzGa2qFyQ6wYykhJp42uAU3h7FtfaLAAza_tcr0Cm_c

IQRHI1lmjuFHQYpUPIbcpzLaAeabU6R5uV-ZSh8PJ2bVbDE

Um passeio para esticar as pernas após o jantar, onde como habitual circulo por uma cidade deserta, onde apenas os carros demonstram que a cidade é habitada.

IQRnzQZicfCEQJS-ewI4hVcKAUnq-M0rNZOSBD7VNp4CkuY

IQS-TrvU0ojFRZU-KwzWmoAGAdFvCRRhuiypo_BY8jLtHwU

4 – Alamogordo – Roswell 227 km

IQQ0OxJEHFzaRLP3boTyziTbAb5yn9ViNFLAdGXirMVqIX0

Hoje já consegui dormir até às 6 horas. A partir de agora e até ao último dia esta era a hora de levantar. Não só os americanos começam a sua vida diária bem cedo, como o Sol nasce antes desta hora, pelo que opto por deixar de lutar contra o jet lag e cumprir os dias das 6 da manhã até às 22 h.

Subo de novo as montanhas, agora a Nordeste, a caminho de Ruidoso, e depois Lincoln. Apesar de o tempo já estar mais quente, em Roswell vou apanhar perto de 30ºC, ainda apanho temperaturas negativas em alguns locais mais abrigados durante a manhã.

IQQymaLYqMlJRIxDhjJFIu39AdfH4DjcX6MK8TdfbQNWX5o

Antes de Lincoln paro no antigo Fort Stanton, antigo campo militar da cavalaria que conquistou este território aos nativos durante o século XIX, mais tarde transformado em sanatório.

IQTPSZN-I4u4TKgq2o_4DVP6AWGGOg-SNispcRpP8kbOrwk

IQSYHC9zzrgeQ6YK_A8Tc5VaAeRUD4tT4qXY6a4kNoirfzY

IQQKbF2sD975QYFyIgQAgsenAWbplNJ9sRuaC3mrCKr5JjE

IQRPUiyTUjLsSp0LuXJd6TyNAc2aZlnE3v3zCwDz6gzxdp8

Lincoln é uma das cidades mais bem preservadas do velho Oeste. Famosa pela Guerra de Lincoln, travada em 1878 entre duas facções que pretendiam dominar o comércio na região, e onde se destacou Billy the Kid, figura mítica da região e de Lincoln.

IQRojqZaNx2VR511fXdWls0TAbyi8VfTbGBggOZmGyYHYUc

A cidade é um museu a céu aberto. Tem um centro de visitantes com um museu muito interessante e o bilhete de 7 USD permite visitar vários edifícios históricos da localidade, entre os quais a igreja, a antiga loja de John Tunstall (o líder de uma das fações), que tem expostos os produtos que venderia no século XIX e o edifício da prisão e do tribunal, de onde Billy the Kid encetou uma fuga que o tornou uma lenda do velho Oeste.

IQQPnft0t7nmS6f5k7cx3Qc0ATuE52DBLc43wt3U1wipvb4

IQTCdgwgKf4IQLwm8PvkimWrAQt_8omQOM36nNYty8sdEIE

IQTPW9UFjRYNTLm4axdtlR7YAaRFvRhzZ7_aHRnMi1y1q2s

A loja de Tunstall:

IQQiaaTNhBorSYjg-YKV4omzAYfE6hVKbKqbsUpFED9CP0o

IQQOKlyKocjFQK1cKRDSas4HAdF2SNMIAEyTQXSa5A_iOTU

IQRmSam8zVVqT61xG_4V-TOqAcpfY_WT_836x01u_T3U8No

IQRObagptxr8Sq9YYK-EqP6jAXy0Tf_4VqK-9DWM2kgSMh4

IQTsiH3pc4S3QZtPNJ8dugwtAaCB-uz5NVB3kFh9WijleTo

IQTklXDNL1fnTqKrKiWR70FgATBN5H1cKCtJDVHGRvdvhhY

O tribunal / prisão:

IQRuwTSdUafCTa1uvZ_QqQ_zAZiTZP2hN7XdwkQQ2-5xOXQ

IQQ74a2_8OIORID9ovOVIo2gAfh2WG5PqbYNEOL9GkrjWww

IQSHwCYXGBeCQYJjmP4TnplSAWHeeIsZcZftiOn1u0vz128

Neste edifício também se reunia a loja maçónica local:

IQQb4YKXBIPKQK4KNqrKnGOVAQtpbt4_ZlZm7qd33gsENbw

E depois de duas horas bem passadas em Lincoln, faço-me à estrada a caminho de Roswell, para almoçar no seu famoso McDonald’s.

IQRJ9NeBpfy5T75dMi4EZFnbAYHmChuNiYhsE3ic4Sq5JPI

Roswell é uma cidade banal da planície que ocupa o centro do país. Não tem nada que a destaque das demais e seria apenas um ponto de passagem não fosse qualquer coisa ter caído do céu em julho de 1947 num rancho situado a quase 100 km de distância. Roswell teve a sorte de na altura ter uma base da força aérea (que ainda se mantém), razão pela qual, presumo eu, o rancheiro Mac Brazel levou os destroços que encontrou nas terras onde trabalhava para aqui e não para outras localidades mais próximas. Teve sorte Roswell que construiu uma poderosa indústria alicerçada nos acontecimentos de 1947.

O famoso McDonald’s, em forma de disco voador.

IQRuHCJYlXFNSqZ0VVsU9nCOAQblutVuPFiuaCRb2t4CwpM

IQS8plo-jXwsQ7gTw1fkjI7fAbXkVPMuMB5BmZXgPps_bUg

IQQoPMdJuT12QKeJUgW0oGFZAZPDN8v4fgrIYfQkWksD6_k

IQQcfuvLjLX-R6QVAYG1Nr-zAWNwxbOvJg0oQGR3PLlrS6E

O museu dedicado à ovnilogia e aos acontecimentos de 1947, bastante interessante mas algo enviesado na análise dos factos:

IQRWecfrh85GR7pvQqC9WjibAXqNdoPRZ54QG3MmGFCFgB4

IQSiQv_vl0CgTrY-23mrceskAcl_u8sWGBlzSwyBvl4b4gY

IQQhQ2bq2RUXSob6sp444R52Ad8cELc_roOBN3lPQYKnCPs

IQSa53o4_EuoTbJbL5n-i-jbAUvZO8_yGeIBRMZTdFYyc1w

IQTnDwtex-wJRqK9WEXkoHkqAX0_a3oH8YXBNYmzpZHVqbw

Para além do caso Roswell, são mostrados outros casos no mundo e é explorada a teoria de que várias civilizações antigas terão tido contacto com seres de outros planetas:

IQQChXeX_x3dS6zazjEFckSlAYmj7QCd8iq9kcyde8UQuqk

IQSNjLi4d5EbTqjpsTMjWtofAXkdkfgmyBv7UOFe01mbz4I

No museu, existe também uma biblioteca com documentação de vários casos, que faz lembrar o escritório do Fox Mulder.

IQRlzXBfZzs8TptR3AJg5_nhAWBPFIwVRm-DLhhQgrUfEH8

O resto da cidade aproveita o fenómeno alien para tudo. Não há negócio na cidade que não mencione discos voadoras ou humanoides verdes ou cinzentos.

Ninguém sabe ao certo o que Mac Brazel recolheu naquela manhã de julho de 1947. Eu aposto que foi algum projecto secreto do governo americano, que não poderia ser revelado e que a cortina de fumo criado pela lenda ajudou a esconder, mas não tenho a certeza de nada. Poucos saberão o que era e um balão meteorológico não era de certeza. Mas o que aconteceu de verdade já não interessa nada a Roswell. A lenda está criada, o negócio está montado.

IQQwjQr_c2hYTZGDlHG0tOqXAam6KVOkfBAhhsOkuAfHnQU

IQSEYzs9wSeyQbL_YdF3h8awAUcHn-V184MdDvxu7Zfguw0

IQSdAx_P6DZnQ4x-QrzF18rRAWUHpXmy9d-OibtmXixylb0

IQSdJlCcc-40ToeC182D_qvjAZyNJzs4b8VvU7JCQpdKw2M

IQTWI1f9Ph29TJuxVVV9J9LUASz0_bBORj2BqkcNGaMVpx0

IQRqGfYuWTuQQYTXaJMzPblZARC60LfjVYQfo0rB-5b206s

Passo esta noite num hotel na saída Norte da cidade. Nos EUA a maior parte dos hotéis têm este formato mais típico de motel, com os quartos a darem directamente para a rua.

IQTu4kp6jq1JQbVv21eHU-1JAacHpKPfNaZelVJbxLdmkMI

A zona envolvente é residencial. Aqui já não há humanoides verdes em todas as paredes.

IQRyZJY0VSFATaUDNUmNUioOAZxsadE8wJ9owtudD0NyiEk

Uau! Paisagens magnificas! Alguns desses sitios parecem tirados dos filmes de terror :lol: Também tenho curiosidade de visitar essa zona. Se nao é intromissao, quanto ficou a viagem no total?

Mal posso esperar por ver o resto do percurso!
Todos os voos: 875€
Aluguer de carro (21 dias): 1125€
Gasolina (6800 km): 375€
Alojamentos (22 noites): 1800€
ESTA + Seguro + eSIM: 150€
Entradas em museus/ parques (incluindo passe NP): 250€
Alimentação ficou num adicional de 10€/dia face ao que gasto quando estou em Portugal

Todos os voos: 875€
Aluguer de carro (21 dias): 1125€
Gasolina (6800 km): 375€
Alojamentos (22 noites): 1800€
ESTA + Seguro + eSIM: 150€
Entradas em museus/ parques (incluindo passe NP): 250€
Alimentação ficou num adicional de 10€/dia face ao que gasto quando estou em Portugal
Nao ficou caro diria eu.

5 – Roswell – Santa Fe 452 km

IQQ5VG0LEH7NT491U0LSZrvAAQ6JC3WpdJWANTgTaFcZS00

Dia longo de condução, como eu gosto. Estradas desertas, paisagens bucólicas, total relaxamento. À saída de Roswell, uma última menção aos discos voadores:

IQQxN5mILqRjTZtsWaNCiSsmAZn1D5yZYh5dzSKnyFi3KOY

Dirijo-me para Santa Fe, capital do Estado do New Mexico onde vou passar a noite. Não há grandes atrações no caminho, mas eu decido criar uma: vou até ao local onde o caiu qualquer coisa do céu em 1947, e que se situa a cerca de 100 km de Roswell.

IQQ8Wfkp4D_7TpWnus4tkk8EAfmCA6P0uDpLhQA0LpTPBZE

Para lá chegar é necessário percorrer uma estrada de terra batida, em excelentes condições, por mais de 60 km. Fica a caminho de Santa Fe, não me consome muito tempo. Junto ao local denominado pelo Google Maps de UFO crash site existe uma instalação do gasoduto que liga o Texas ao Arizona, razão pela qual a estrada está bem mantida pela companhia que o gere. Existem também vários ranchos na zona, vez em quando cruzo com um carro ou um camião.

Início da estrada de terra:

IQRC_WBMrw27SYNoLIg4c7KiAYv9c5OzdWg9-5oTHUD9E7I

IQS3PL_zC4oxQo5Oj8mOOEqoAWpT5hoMlCXqMGiPgozc4Ec

Foi dos troços de estrada que mais gostei de fazer nesta viagem. Paisagem a perder de vista, tranquilidade…

IQQ-TCVlT2u0R4TK4vcLMZhgAfZUkArLYwS_p7VAjtMUqtg

IQQcWVkeQSykSZgFHqWD5OBFAeazaLAT0K4D3eKuXtzgmA8

Uma antiga pista de aviação próxima das instalações do gasoduto.

IQSsd3tfzDNqSJ-pIZ5NJF15AYEvk8aPaLezxhb3Tw6Q1wM

IQQ-326SvssnSZ6tYjpdEY4hAaKUsL9SD5c1jGaBG4joESA

Segundo informação que consultei na internet, a partir daqui havia que ir a pé até ao UFO crash site, uma vez que a estrada atravessava terreno privado vedado. No entanto, a presença de bois na zona, desaconselhava a fazer 3 km a pé, pelo que consultei a imagem de satélite do Google Maps e verifiquei que existia uma picada que contornava o terreno vedado e que permitia chegar ao crash site no sentido contrário.

E, tirando partido do facto de ter um Jeep, consigo chegar a 800m do crash site.

IQSDp132KT3NS4lexy0to4tVAWIPPDWd-yalKGsP0VwwVlE

IQR-Dcea8_daQ7pkYyH0XJ52AUH9aD_FkugLjg8mUOXVVgA

Avaliando o terreno até ao crash site, achei que o Jeep conseguia lá chegar, e avancei pelos 800 m que faltavam. Consegui lá chegar, ao local do antigo monumento que assinalava o local, entretanto derrubado:

IQTjnqtUh1X8TKp1FJ2wlybsARQFAAchmTJHsv1uD5UYrkw

IQSV6kM0bAEtRrEbpLtc7Iu8AWqp6HV1aGvF13Kgi4etUzA

Volto ao caminho principal, onde após duas horas e meia em estradas de terra volto a entrar numa pavimentada e parto rumo a Santa Fe.

IQRYWGqNwNEyQrN-N_rRnqkRAS8i77FiaAn0hhxy0thq45k

Depois de almoçar os restos da comida que tinha comprado no supermercado em El Paso, chego a Santa Fe. Ao contrário da maior parte das restantes cidades, esta tem vida, tem pessoas, e é bastante interessante.

IQRo7AHWxTiVSILM6TswD16GAWdSfy9LHBng6WSCvUQcXtI

IQSuC0pLZV6VQIY5fWbfhC1TAWLJvmpRNoRQwIw9Mtiey-A

Tem um género de “Plaza Mayor”, onde nativos vendem alguns produtos tradicionais, há músicos de rua, bastante vida e chilis pendurados nos candeeiros públicos.

IQS4V18ZI7kITbVycWjufmSYAWwRROCt247wcfthtRV0710

IQS0FemQmsNwSo9l7ulZTjpnAcpvgchcINThBVivhmFUgDs

IQSNqz2gK6AZRZmt4cu3p9T1AZeBzVinNLiODlTF0DgtFtQ

IQS8Fz6mcxspQIXe7Q0Lpd-DAYZIMUQaAbzgmuKuvDh5vhU

IQSBNB7BGFYjQYo6H-kQnXb_AUjoh2DjffQTdZVK2t_ZTSM

A Igreja principal da cidade, onde se rendiam homenagens ao Papa Francisco, falecido na véspera.

IQSKida3Grf2Q75Bwfw824g-ASUnHuU_sqVqPHzyjhRVUAQ

IQTnkazOL9NiQpV69TdX3JHYAWWGJCsQ3yt1GvtE3oUVXIY

IQTIBieZ9RxRSo5ZsTCUFIAbAX148kQjFNtuXLkkWq5vog0

IQRRb291kUcuTJOUYH1o8O7rAVtAgNaCXNycn5__p9-yKxE

Uma outra Igreja:

IQR3c7VIOuKlT4oITGwHYtHSAWkUh_MWvpLq_FhF0fbLKFk

IQRi82u2I5mOQI6RdvxDiJpNAVtG2p81Cq4s9tFRjOGvbvc

IQR6v727E2rkSLgHDsDRaegnAb5suYDSXEWQgqkP0Qr_fgw

Santa Fe é uma cidade rica, com um nível de vida bastante superior ao restante Estado. Nota-se que a população é mais informada e, por outro lado, mais snob, É daquelas cidades em que se percebe que os Democratas vencem com mais de 70%, tal como no dia anterior percebi facilmente que em Rowell eram os Republicanos que dominavam.

IQQqSeYRI1AGSYsUl5bXZojjATBmEtXCKFYsQyazFNoeatU

Dormi num AirBnB à saída da cidade, onde deu para ver um belo pôr do sol.

IQQcj_j7IU3bT5WvVjDsgsAgAdpw6oxyXQgRAQD7DN3V6XI

Nao ficou caro diria eu.
Beneficiei de "10% de desconto" graças à política económica do Trump, que colocou o dólar a valer menos 10%. Comprei os voos com um mês de antecedência ao preço que teriam com 6 meses de antecedência. O que é caríssimo é o alojamento, e esta média a rondar 85€/noite (quase 100 usd/noite) foi conseguida com muitos AirBnB e Motel 6, onde se consegue fazer uma média de 60€/noite em locais menos turísticos...

6 – Santa Fe – Los Alamos 269 km

IQRQxfMq_4noQqepTypxv_ceAbWRqVMECauHWThIvJUODrw

Hoje seria o primeiro contacto a sério com uma reserva nativa (já tinha atravessado a reserva dos Mescalero – Apache entre Alamogordo e Lincoln, mas nem dei por eles), em Taos Pueblo. Seria quase um ir e vir, porque terminaria o dia em Los Alamos que é a uma distância curta de Santa Fe.

Para não repetir caminho vou a caminho de Taos pelas montanhas, para depois regressar pelo vale do Rio Grande. A paisagem é semelhante ao Nordeste de Portugal, não se notando muito a grande altitude a que estava (tanto Santa Fe como Los Alamos situam-se acima dos 2000 m de altitude). Algumas localidades com nomes peculiares…

IQTEkwSAge3FSb8R2Vt-NxtjAes_a99gIs3R5HV3bC5_iXU

IQTJnG55e_RsSYoLEBtrUJisAevwf2WNKIlp8Odn02TZjhc

IQT6myLR7zmEQ4-aZGED4YRJAQuSqMk8hDr2OZDsBMeGd3Q

IQS37k5gPoExQJpZLD7aXJ9KAQskeSB7Haq9XQnOCG5diQs

Primeiro vou à cidade mais moderna de Taos, uma Santa Fe em miniatura, também com aspecto fancy e arquitectura de tendência hispânica.

IQQI0oLGzduLRKU7gcxPgKExAYFzLIedWxZV-zl4JBhE7yk

IQQ80RiXPMLBTYb9bAQ5UKS7AdFTB8Uz_ZOGYZaDqq8PfBo

IQRFIQ7DslMTT6Fl2tDqdNuTAViiQslGxeYvSNhhaBT3jMo

IQRpdcFP0-n9R6o-SZr6dLI5AeHR9HOD6PBL1xh8I_W9woE

IQR2w4EoiUZcSpJhjnJ492-4AZLco7jmOw5ijSt89v2NqOY

IQTaxSgDCceEQKxpWeNvrDodAafwO0VawA5g3F8q5qd3Nco

Poucos quilómetros a Norte, situa-se Taos Pueblo, uma pequeníssima reserva indígena, que preserva totalmente o modo de viver dos nativos e com regras próprias, como a proibição do uso do telemóvel. O preço para entrar é excessivo, 25€… Os visitantes têm que cumprir com várias regras, como não fotografar os habitantes e não entrar no rio, que é sagrado para a tribo.

IQSuWL_KpvUwTYVSsylfTp43AbCv_vsPKosFAhGddbZwno4

IQRbjrzIkSCrR68vfc-CfmXMARSFeb--b2nX8S1yomtWGRw

IQQb_ssbL3wvT7GjZ-9YYrn_AasEGe_74vexSH6_T-vSe14

IQS7JbRz31-VQJUOcTa1hP0VASerWwIYEt4Zez6T0aqr3nM

O pormenor das escadas, que dois dias depois iria notar com maior exuberância noutra reserva, umas para aceder a habitações situadas em pisos mais elevados, outras para se aceder aos Khivas, os seus espaços religiosos, geralmente acedidos a partir do telhado.

IQTtji7x4Z-aSqEr_hOMz2TLAWXrTi8uebhacyFr5_M1S84

Após almoçar num restaurante mexicano junto a Taos Pueblo, dirijo-me para Los Alamos através do vale, passando pelo desfiladeiro do Rio Grande, o primeiro de muitos canyons da viagem.

IQS72vcQmePvSaTxyjTrCCOyAVuO06KUQGMvxORQ41TYcJU

IQR9qIlu61BkTJQ8bz93KiUuAeTA8GudAiblRniYKustgUU

IQSvbnVR-8uUTZDYS6SjjOqcAY7wFhD62gD6BBzHogn63Q8

Para se chegar a Los Alamos, o caminho preferencial é através de uma auto-estrada que sobe a montanha desde o vale do Rio Grande. Perto do alto paro no Anderson Overlook, miradouro com vista para as montanhas que atravessei durante a manhã.

IQTXCwoKCR5zQ61kgIdBcmurAQ84BfJoC6vU1sFgacibdXc

IQTn6qTM7GVGT5hG8baQ7q6LAVN7D3TPdvAAEmKWlgMR3rw

Antes da chegada à cidade de Los Alamos, a famosa porta para a área do Manhattan Project, recentemente reconstruída, que pode ser vista no filme Oppenheimer.

IQRz1hxtshUsQ7FsFpXzV-VYAWzVRs_ZpmstkR6ycVxKqcU

Los Alamos foi criada na década de 1940 para albergar a equipa de cientistas que projectou a bomba atómica. A História é sobejamente conhecida e retratada em vários filmes e documentários, sendo o mais famoso Oppenheimer, recente vencedor do Óscar de melhor filme.

Por ser uma cidade fundada para uma comunidade científica, e albergando ainda um laboratório nacional de grandes dimensões, tem uma população bastante jovem e dinâmica. Tem inúmeros espaços verdes bastante bem cuidados, arquitectura harmoniosa e de bom gosto, é uma cidade arejada.

Começo pelo museu Bradbury, que se debruça sobre as pesquisas atómicas iniciadas nesta cidade, desde a formação do Manhattan Project até o pós-WWII.

IQRSH_QVakQRQqRwO4t7CWe5AYYRiJUhG2hLvqMy3pyyp4o

IQTNt784jAZ6R7XI_qMPUtCNAW2vs8lS_fYl9NOJwgnOffs

IQSAmn3yJJRKTbv-2rAOyEIEAb1Lp7T9_QKH9QQdcX0z1ME

Réplicas à mesma escala das bombas lançadas sobre Hiroshima (little boy) e Nagasaki (fat man).

IQRauraWeaI9RLEJSsnuJRqFAZtBnlV8Y2XWwZb7SOskkdk

IQQFcZq7yWzmQJWPN8tyWdStAaVW0EbXC3qIY1jRgzPXDB8

No centro da cidade, junto do visitor center, há um enorme parque denominado de Manhattan Project.

IQT_Fi9kVsjIQ74Tpp-2GrpdAXz98E2ccFeco4B0p8J1jew

Do outro lado da estrada, as estátuas de Leslie Groves e Oppenheimer. Atrás, o Fuller Lodge, primeiro edifício de Los Alamos, que albergava um campo de férias durante a década de 1930.

IQRJJy00utp6RbnDfTLpbQO0AWggPSy961syp-yFOkUcayc

As casas de Oppenheimer e de Hans Bethe estão bem assinaladas, sendo que a segunda pode ser visitada.

IQR3dP0j-WuJRYAk_pZ2IaM5AQ7V_UcJYaCQGxyq5j4A1Ns

O prémio Nobel da Física, original, recebido por Frederick Reines em 1995, está exposto na antiga casa de Hans Bethe.

IQQJofNCnMlAT5XZ8_mwWexuAVQasMhwIc-hkul4L4k0AtE

IQReEUaEGSC-QoKpioiozHeBAZtX_L3tELdciQBxKdbB8FY

A casa de Oppenheimer:

IQSiYTgFiAwFRoGrQtHN5HM4AX1C_uQ8MGIq7WPty5bvbuQ

IQRvjH707_IgSb3ItGQVUaACAXG4u1mhvDyGJdsur-ehmaI

Vou ao Wallmart (espectáculo, tem tudo e mais alguma coisa) aviar o jantar e o pequeno almoço do dia seguinte, e sigo para o espectacular AirBnB onde iria dormir, nos subúrbios de Los Alamos e cujos donos adoram a cidade de Lisboa.

IQQlXYW3jpZuT4aiyy7lW21ZAVQsdCLwpbvp2I6D6rTW_eM

IQRzvpAEZ6jXTo8Wggqd4OEOAUt5cpEDcjgwhxPE19hbIBM

O jantar:

IQTrTB4veqcQTYm9ZL05PqVoAdsb5KtZ11HgE6Gry29i13c

E a esplêndida vista ao pôr do Sol:

IQRtVDJQs4v8QL5swcqGnp4nAQxAgaNFAdTseUF_jGliOME

7 – Santa Fe – Grants 480 km

IQRQfTEhLuw-QZ9PdL3jgSWuAZ2AfhiXyKkjmzNNXKTSlo0

Começo bem cedo o dia com maior quilometragem da viagem (e outra vez com uma grande parte em estradas de terra batida), com uma magnífico nascer do Sol:

IQQXOWsA5RZNSpZbOPZ6RAhBATa8V0HlsEhdmWS-orWnnao

Hoje o principal objectivo é visitar as ruínas do Chaco Canyon, acessíveis apenas por caminho de terra batida, e que era uma espécie de Roma do século XI, todos os caminhos iam lá dar. Mas começo por atravessar a antiga cratera vulcânica de Valles Caldera, localizada uns 20 km a Oeste de Los Alamos, a quase 3000 m de altitude.

IQQi-cVx3HhSTJ4omK-WoA7KATMJAUjndQNwGx3VxBIaxas

IQR9cienOcd9TpQf_j9ujLjIAaN-Xf5nCTBeocOS-RL32s8

Após uma viagem de mais de duas horas, sem grande motivo de interesse, entro na estrada de terra batida e começa a tornar-se mais interessante. Ao contrário da estrada do Roswell crash site, esta tem alguns troços em mau estado. A paisagem continua bastante semelhante ao interior de Portugal.

IQT59ng0LyKmS5_mqgc_ddyoAQlxKzCinXtu41BIhq86lis

IQSx6hVWmDx7R5LpG9sWMUjXASnMExFvfxQTdFjnDh0DL6w

Chego ao visitor center do monumento nacional da cultura Chaco, onde finalmente consigo adquirir o passe dos Parques Nacionais. Em frente ao visitor center, o primeiro de muitos buttes que iria ver nesta zona do país.

IQTysrqZTpyHSqVHMou4KaZ_AXrEiKo_tnER2SBsuvB8PbU

Há ainda muito mistério que envolve a origem e a queda da cultura Chaco. As culturas nativas americanas não usam a escrita para registar a sua História e tradições, porque querem mantê-las secretas e invioláveis para “forasteiros”, passando-se apenas o conhecimento de forma oral dos mais velhos para os mais novos. Deste modo, somente a tradição oral das várias tribos, que na sua maioria deverão ser descendentes da cultura Chaco, permite ter algum conhecimento sobre este período da História, e já com bastantes imprecisões resultantes dos vários pontos acrescentados por quem contou o conto.

Há muita polémica, até porque algumas tribos acham essa hipótese ultrajante, sobre uma teoria de que se teria praticado canibalismo neste local. Há algumas provas e vários cientistas defendem essa teoria, que permitiria por outro lado relacionar a cultura Chaco com as culturas indígenas do México, que praticavam canibalismo como forma de exercer o poder sobre os mais fracos e os vencidos.

A verdade, e isso é inquestionável, é que o Chaco Canyon era, durante o seu apogeu (séculos XI, XII), o centro nevrálgico da região, tendo-se identificado várias estradas que radiavam daqui.

IQTJBDAlBp13RbiabrBhhnLtATCdNDRfrFu-np0aQndzypM

No visitor center apresenta-se uma maqueta das ruínas do Pueblo Bonito, a maior edificação do canyon.

IQTx-CRj9E37TrUfh0-2OeBVAUNfWxK8R7ymEoygS-HX2M0

E aqui a reconstrução do que teria sido o Pueblo Bonito.

IQSBXOv2JpbGRYItQwL4eHkhAU1L7YhnD0T2svnMs31AdFo

As ruínas do Pueblo Bonito:

IQR61Y4QOHTMTrpB_NHcwComAcypdOqN50WMnvi_QieTjmk

IQTpby0w8X9oQb9GtGgeqWTiAdqH7qFIKcOfOED0rvo8Bi4

IQRgeyH_K2YhRKDpSi_qAu6OAQgVyOOT-uUm_XQ08COkFLk

IQStgnpFPM5wRoKO1wIAncM8AcSNvljIwIbZhdXzcQWUHxM

Um dos vários Khivas do Pueblo Bonito, locais de culto dos nativos americanos.

IQTim7JDCbObQ6t5sQosN9OJATh9ORUj5UbbagiaKlUkoh4

Os habitantes deste local deviam ser muito baixos, as portas não tinham sequer 1,5m de altura:

IQSf0UNSkkBATqJS4grtuEf_AXAJFVWzwS60KGGQyMGF-tM

É uma questão de tempo até mais umas rochas caírem sobre as ruínas:

IQQXbj-ugd8MQoYmpg4Uj2gRAYNZtpxO-vhD-kJOnRl9GJI

Outros “pueblos” do canyon:

IQTJW94OCPBXSq1BQzqwU0cfAYNONrftheFys6QdjQ7E38E

IQSAts9UoHqKQY_iGheOpcz1AYs-wXoPUEYsQJ8m04T9Bvw

Também há vários petróglifos no Canyon, embora nos dias seguintes tenha visto uns mais nítidos e impressionantes.

IQQ-TwOLtfB-R5-Ly7rMqTY3ATPX_wJlaYMnH3ZkrbqnBSM

IQQmlOLaOuh1RYt07N4kH7uNAa2ODHRykfvMJkQRInBzfjE

É uma visita agradável, mas sem uma ida ao visitor center não dá para ter uma ideia clara sobre o que foram estes Pueblos durante o seu apogeu, uma vez que as ruínas já estão em muito mau estado.

Por fim sobra o último mistério. Porque é que, a partir de meados do século XIII, a cultura Chaco desapareceu sem deixar rasto aparente. Mudanças climáticas podem explicar este desaparecimento, dependiam muito da agricultura e tinham um vasto sistema de canais de irrigação que com uma eventual redução da precipitação deixaram de poder produzir. Mas essa teoria não explica a desaparição da cultura Chaco como uma identidade centralizada, das quais derivaram várias tribos nativas. A razão da implosão, é ainda um mistério.

Parto rumo à civilização, não sem antes passar por uma das paisagens mais surreais da viagem. Antes disso, mais uns quilómetros na terra batida, alguns deles em que só mesmo um jipe passaria.

IQQcZ9pfmmkMRKUqFV04sZZ4Afx2sNjNEurxAn93HogeFmA

IQQoa6mGb4urTov4qoW9wyv7AaR0DMKt764N1E2zSllR9ww

Ah-Shi-Sle-Pah, sal cinzento no dialecto dos Navajo, é um local completamente perdido nas badlands do New Mexico. Se não tivesse tropeçado nestas fotografias no Google Earth não teria passado por aqui, e a verdade é que durante a hora em que lá estive mais ninguém passou por lá. Nunca me senti tão isolado nesta viagem como aqui. Mas vale muito a pena, umas dezenas de chaminés de fada, com uma terra cinzenta, e uma paisagem surreal.

IQTMKrY9m9GhTqJzOP-iSjl_ARQfN1-EpgsM0tgO_z6qR3A

IQTq-y3B2OMYRL_iChTT2hmsAbXDG9153KjCNzfBXOFAFjs

IQTV2V_ShToaSY4-uYMS9tbOAdJ2igpbUWypmdixHpf6b70

IQQtfQDczTU5RZ2iUwZQIzc2Aec97X5lvmMrG54h5OgF89U

IQQqrsO3GIvRQKlyz6GDXhT4ATVvGVh3Dn1QH4z_me4TWLs

A longe o Chaco Canyon.

IQQ-xmTP0wOOTreA98QF-gxLARF404O4tJCqFt7QioCQvqs

Havia mais paisagens surreais semelhantes, mas exigiam uma larga distância a percorrer a pé, pelo que me fiquei por estes. Sigo de novo viagem, a caminho do local onde iria dormir, Grants.

IQR65T_g0lK7RpHwZ6ta0yNrATq3Aj_yJyP6uwEn9oHU3us

Grants localiza-se na Route 66, e aqui a estrada ainda existe, paralela à I-40 cheia de camiões. Deu para fazer uns 30 km na Route 66 original.

IQS5io2CB_0qQ61Zc66gVKzFASad76hje3t36WP6Do4UEQ4

Fiquei num Motel 6, que ao contrário dos reviews no Booking, não é assim tão mau. Quarto limpo e confortável.

IQSDgbmSwf6TToXtuep7V6IoAcvvV5zqv_4NTowSfJ8TjPI

IQTsL10o6ZQFRrk2n9hAvgcAAVBDZkreqIfGCAZj3K1qw4U

8 – Grants – Gallup 264 km

1749813154696.webp

Primeiro pensamento do dia, ir à janela confirmar que não me roubaram o carro. Grants, e toda esta região do New Mexico junto à I-40 é das zonas do país com maior número de furtos automóveis, e o Motel estava numa zona particularmente exposta. Felizmente, o carro estava lá, intacto.

Parto para o Pueblo de Acoma, na reserva homónima, que tem a particularidade de se localizar no alto de um butte. Faço mais alguns quilómetros na antiga Route 66.

IQTgkgJJb1qHTZ3Awd59NKLGAQVP09toC4kuHeqjycizb7U

A vista para o território Acoma.

IQS2vGVQjqOqQIsfZgkKZxQBAXSFHxAfAEyAKDPuir_eeGM

IQSAVh0mxSRqQ7O8K5BIRgahAarsXQyNjmvwVYVuA7WFYKA

IQQODYdBdhMCS4qowSCD7luYAQdwModFULRVI4Dzg1hVULQ

Só se pode visitar o Pueblo em visita guiada, para a qual se pagam 32 USD, com permissão para fotografar incluída (cumprindo as regras de não fotografar os habitante e locais sagrados). Valem mais a pena estes 32 USD que os 25 que paguei em Taos, esta aldeia é maior e tem mais piada. A carrinha que leva os visitantes desde o visitor center até lá acima.

IQRJ558ePX0MS54XGholJO4_AZpWT71Li9WYunvXqf06YQ4

Já lá em cima, após visitar a Igreja onde é proibido fotografar.

IQSgnoEHYCgMRbT8KHTj7Tf_Adzjxac2ddulEuvq0YNka5o

Aqui as escadas são mais exuberantes. Estas permitem aceder ao Khiva.

IQS0SvVi243YSpIOO0SpGidBARgJVxGyRMRbtmmgzppVYTw

IQQ3pBMfqHJqS502LOCAYh1nAYpjNk2WWV8n5lxlap5NjL4

Outras imagens da vila, que pela sua posição tem umas belas vistas para as paisagens circundantes.

IQQw91I7JGinTJ725_67FvxmAZ1zPkgXr3Ekp0hUrXCVHow

IQRU8sKeU6fQQIGRyWFgAeGVAQFVyFzLWwaocXzPRhLNU7c

IQRmyHw66fzDRYS0TUB3d1M0AV7oEYYElGSETwV3hESM388

IQRgbLaC0-ivR7iQk4qvtkRCAVtxQyxpMrVka8W21_WkTuw

Quem quiser pode voltar para o visitor center a pé, pelo antigo caminho de acesso à aldeia. O caminho é bastante íngreme e pouco seguro.

IQSK5g13Qq1rRptUq-rC5T3GAXQRJTLoAjnWHoKBND78vSI

IQRakHr0CmjKT4k5gykP-iB1AQ_4dYoxwgJ6mth3kzxGiA4

IQQiTLt3ClfkTLaH8cUfmjBzASGVE8Ty1yARSPYMk6rWOzI

Já cá em baixo, com pavimento mais firme.

IQStPN5Rwd9XSot6uVVjTn_0AXYsSCnu4MPrPsRKEvGQ-A4

IQR8cM5OwW2eToGAsfdkPZabAQKN6iiBCdXy-3nMbacOV1Y

IQQqt-aKqUdQQ5h3ArxXEqxRAcKiyZowa9-9dJuxTo5WiCo

E de regresso ao visitor center.

IQR4zuKf8mVeRY1e5u7NkDONAXimcWuEKMqsCtUD2ALei1M

Volto a passar por Grants, onde passo por inúmeros motéis em ruína ao longo da antiga Route 66.

IQQmrhKOrxhcQLKF6xBDPaY2AQ2WcFttlTQYWbu2qX65LQA

IQQCLG_Ra_raRpSlRa90E2w2AdYwPYmiB8rQ0WDOOOF-o0Q

E já a caminho de Gallup passo pelo Momumento Nacional de El Morro, o local que durante a época da colonização do Oeste do país era das poucas fontes de água fresca de que os viajantes se poderiam socorrer.

IQSGRZl0AvijSJFwoX9FFuXlAW2MS35LRyH3IlCqJsyrp1A

IQSjhNkyQ9bnSoxvt4iuNrEvAUPZ6RHRwiv4G9nVDPShA2s

Neste local há vários petróglifos, de várias épocas. Não apenas de nativos americanos, mas também de viajantes do século XIX, alguns deles que nunca chegariam ao seu destino, sendo mortos em emboscadas de bandidos ou de nativos. No visitor center à entrada é fornecido um guia explicativo de muitas das inscrições, que contava o que aconteceu aos seus autores após seguirem viagem.

IQTzdG_c-L3wQ5l0NycCc4OkAZFVp89JLBto5OCkfOcZ31s

IQQSHf_aVNgsQpRO3k97wB2FAXJFzHTD5fpqxp7HARKYzvA

IQQovC11duUJS5WiJyahmxsmAcjmdXLqH7fgFoR00DWJ9Y4

E chego a Gallup, uma das principais cidades do New Mexico, e atravessada pela Route 66.

IQRPbkIxag6dQae4IuaIKYgbAeioxV3DDuYjbPJALC4N6d8

IQQ_J7JiG9VSQbZodBQ6_Vt8AeK06tLsoqUsoudjzS2YAvs

Tal como El Paso, o centro de Gallup é uma cidade quase fantasma, quase não se vê vivalma, apenas carros.

IQQ2DGMebsrbQqwOdCvMliV9AdvTw_ULBerVkGOXIzRPjkc

IQQUY9TZrgkPTrXv-KX4kGSdAY9dc5okunge6Wg5QBKln80

IQRq7nuMZU5RRruBU6V825c8AQiK3Nz84t0HJX9KYr9i7Bc

IQTgxhS8xvO3TLTQSJ5JnR3sAfHzC9tH8amKlKGFmFC8ekw

Aqui cruzei-me com alguns viciados em Fentanyl, a maioria viviam em motéis decrépitos.

IQSvuywqJZKfR6izEUAtirmPAUeYBtjox34XIWaD70f35rk

Fiquei hospedado no magnífico Hotel El Rancho, que durante o apogeu dos filmes western albergou muitos dos actores que vinham para a região para gravações.

IQQh1aLoP9VqR69r8hR7WjxmAd22DQArGBVqUTzvLTlMsWI

IQRBQK3MPHc1Sok-RnLBaA96AfvQZQEtMiQUf2LH9_Fa0Kc

IQR7haS61HutQrwI4PI6QCLyAW48Ewtnjb8k5_U1cKvJfcY

IQSntfg7pkCkSJHwYRY_4kdpAQ9dHEKTfhXQJKZFUM3ehW8

Cada quarto tem o nome de um actor/actriz que se hospedou neste hotel.

IQRmaOpqRhE6R7fU_dW-HauFAfSzXfI3U4p-_ySL4kguSEo

O ambiente no lobby é muito pitoresco, com pessoas a tocarem piano e música Country a tocar em fundo.

IQQuXxK_qvO_TqIprcUtcjULAfOCP-2xELizZX3kjAT7CYE
IQQSSFhgGEGpQqTQ991G2KTMASsJmtHk-Qw8UxvxmlNK2UI

IQQj-OxR4bV2RLk9d-n-TU8yAcSQvzSPq8_wm1fwigP9iAY

IQRA-7wHx0KLSL52QTbnVqdeAaG1TES8j58DDfkEkB8xFFE

Não consigo ver nenhuma foto no post de ontem. :(

• Gosto
Reactions: algarvio1980
9 – Gallup – Monument Valley 342 km

IQSwcpp-Pk5OSrYz0UC5CKKHAScWo5o7RLziI3mzXLabR78

Após uma semana por percursos menos turísticos, inicio agora uma semana pelos lugares mais famosos da região. O primeiro é o Monument Valley, mas antes de lá chegar há outros pontos de interesse menos famosos pelo caminho.

O primeiro, já no estado do Arizona, é a cidade de Window Rock, capital da nação Navajo, que é a maior de todas as reservas nativas do país. Nesta cidade reúne o poder legislativo Navajo, e todos os órgãos governativos.

A Window Rock, é esta rocha, considerada sagrada pelos Navajo.

IQQ3C5_fzXN8SLFSD3pNpZX_AQXg2HXjFgflx2yY8fiCi38

Junto à rocha, e tal como acontece nas maior parte das capitais estaduais "típicas", o monumento ao soldado desconhecido. Junto a este, a homenagem aos Navajo code talkers, soldados Navajo que durante a segunda Guerra Mundial estabeleceram a comunicação em código dos soldados americanos, utilizando o dialecto Navajo, que nunca foi decifrado pelos adversários.

IQRdQ-0G7Dv6SpVFUAYvSLm_AWf3z5p7ihysw_GFixF_5HA

Os edifícios do governo:

IQRas6IVo6PORLpIT3XX7ZQgAVZCtyg8p-eoXgpzG85usqg

IQRN5LtjglDjRa9jqLaEL8rdAQt4TSJd1ZOY0haWWPtKxEU

IQTLPXnFAQeHQrVN6ROuMH_sAcstkNHGOopcKICd3dC0UvY

E após mais uma hora em estradas de terra batida, chego ao primeiro canyon de grande dimensão da viagem, Canyon de Chelly (lê-se shay).

IQQyF0Wwc5SdRpezgeOQnAHkAfecb0Yib_EYqAGzSlB-XIY

Impressiona pela dimensão, que as fotos não conseguem traduzir na totalidade. Aqui, a vista mais impressionante, para a Spider Rock, uma coluna rochosa que se manteve no meio do canyon.

IQRvmCdQmn4OQqDJsEcobW60Ac7UZMVR0pUZGJtmnE270xw

IQQ_NFS8G9UzRa4096xkKyEdASTXe5wlstNaAx4-yir8YXg

IQS8oaRq-s7JT7pFHQLagqGnAQXV1ojKX0TEyz1a6nqWdmM

Lá abaixo só é possível aceder em visitas organizadas e com quantidade de visitantes limitada.

IQSGe77i1yrMToVp5or12Q1SAUq3tik56XvhO7oNW_nA1qA

IQQcFz7ZuSRiQZoATQIC4CgGAbotgtagmAosgWeYW2ryOTo

IQQOcbSnKfgVRpEOGkZBpGBqAYs9MxtCzxsHQ0Pj4IUt8uk

IQTFqnBGZGgUSpZMyXtjCXGpAYcugOkVaeM2dzqwZNmRM7E

Após o Canyon de Chelly, vou a caminho de Monument Valley. A aproximação mais impressionante e conhecida é por Norte, mas eu guardo essas vistas para o dia seguinte e aproximo-me por Sul, onde também há algumas rochas peculiares.

IQT00Pa6lHhJRKupzSfddhRoAel75-lFn4jMUfLhqknMp8w

IQR0Ke6Va1QaTIBscLeQ-SL0AXLoQkxaR0puFOjxYxzgVLQ

IQQx9689gyrjQYLocSM4TWf9AXIkhGlbMMiaNmURa-iiEPE

Na aproximação, num dia de muito vento, a poeira no ar vai crescendo conforme avança o dia e o vento vai-se intensificando cada vez mais.

IQS4lSUJKQrbQ5evm_3isOcbAUeVmu9cWi8EMjF9s0dG2Dg

Após 10 minutos na fila para entrar em Monument Valley (relativamente barato, 8 USD, o parque é gerido pelos Navajo, logo o passe dos Parques Nacionais não permite a entrada), chego ao local de uma das mais famosas vistas do país.

IQTV98GRqwarTJKeDaRhbKCZAUWKrGxjn7XShTkmxjK9wLw

Pela primeira vez deparo-me com uma grande quantidade de turistas. Mas o espaço é enorme e excepção feita ao visitor center, mal se dá pela multidão.

IQQyrzo0xuJsRIxXovMo30n2AVrFQDFlh335X4WYpFLz7Ys

IQTvsC0wCqN0T4Ss13t3VwstAevaZ2AAT7aHxchtbgKTpcE

Desde o visitor center inicia-se um caminho circular com cerca de 25 km ao longo do Monument Valley, com vários pontos de paragem. A estrada é de terra batida e carros baixos têm alguma dificuldade em fazê-la. É possível fazer este percurso através de visita guiada, para quem não tem veículo apropriado, mas aconselho todos a fazerem com veículo próprio, ao vosso ritmo e a pararem onde e quando quiserem.

As fotos falam por si.

IQRBVAh1ZbGuQpAEbrVh8TVPAdxpmYw5GoFqGQrQB95VOdo

IQRaA_mVmnNjRKPRkuOgOYzpASGy_ywRHZ0JW2ZlX8NZ_Fk

IQRfLVXN6BBES5g9DEvGrNSPAdjZDeTkJBrR5lAzQQFL6zM

IQQwQVJR59sUSb3B1OcQAMe_AXf_1PVhACQXkucWOCYCGYM

IQSTHDHwxM87SbY3Ux1ePzzMAQJSH0BXAIF6-HU4Qr6LCBs

IQSaVzdjkalHRaKMFHM99U3UASWip0leXltUVHko0ky_RSU

IQT1BFd1SniVQ6K9ju2_oEyIATGfaF4ko783HBLuUMm4FPI

IQS2m1qHn7TCS4Qwzceilw1iAS1vHazewDj_VNrS-51enpE

IQSMAsn2ayb6Q5PyhjG5UzFAAZ_Ys-Y79CrxpTB-dZS-KNY

IQSJkYWkNN23T4qOuAM-cl_JAaSr3gxvGs38Wy7gPgyalIA

IQRrBqITpYuVQJ5-YR6FEvAMAdCd1KUqVi5YgdiIiJQjm-4

IQS-6fYPi1W5QotsSPD0VOO4AZy7WcgBipqoh0KXOdginbc

IQSyUBGFEvXOTKfd9qc2S7PxAZWl5HQqu12CE737Xgba4vI

IQRZtG1AyPwYQ7wcFrsfr4pKASfySeutlwJagu-_dEitzPg

IQS9nG-9k3u_Ta6YYNzX50ucAS8JPqZEPEkrbqUvHTTvWrk

IQSYhuAejEblSYJ0-cN_sxsyAeiO5j2Tc4T7sCz8agXPbyY

IQTgUwqtsVfmSKxo6zdFgyCAAajfcg-4cStEUiXfPEAoS7Q

Ao regresso, no visitor center, cada vez mais poeira levantada pelo vento.

IQRgsp-oQwSIRYPxefwX3FNtARRmemA8LxOKt1-4WithYJ4

Depois de jantar num hotel já fora do parque (dentro do parque é caríssimo e, segundo os reviews, de pouca qualidade), dirijo-me ao AirBnB onde vou pernoitar, uma cabana com vista para o Monument Valley. Foi a noite mais cara da viagem (a localização paga-se) e nem sequer tinha duche (que com a poeira que apanhei neste dia teria dado muito jeito, no dia a seguir acordei com a almofada alaranjada…). Mas gostei muito do local, e repetiria se voltasse.

IQQLW7PKc_GxQ4u6Koqadxs7AWPXtAZ2myiwwVSh7ZzYtuA

IQR9Qr3x_hhvRpeISYjWe-I0Aa_giQkt0Cc2P7Otr_k-3Q4

IQRxdtYLMUZCR6boLVNWKkGXAY2acIscvepO-VteXIobqfA

IQQr_qzcuzqiQK02gdqbB4cFAYAaOp7pqNv4Y5PR4G9sy4w

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial