Sugestões para o MeteoPT

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Faço aqui uma sugestão um pouco radical que a mim me parece ser a mais óbvia, visto que actualmente na secção dos Seguimentos Meteorológicos faz-me confusão como as coisas estão organizadas. A sugestão passa por criar apenas 3 tópicos, sendo eles o seguimento a Norte, Centro e Sul.
Faz-me confusão ver seguimentos meteorológicos referentes a locais perto de Portalegre no tópico destinado ao Sul, sendo que Portalegre faz parte do centro e não Sul. Se Portalegre está mais a norte que Lisboa e Lisboa está dentro da secção Litoral-centro, faz mais sentido alterar esta disposição.

Para mim faz muito mais sentido a divisão ser feita da seguinte forma:
Norte:
  • Minho
  • Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Douro Litoral
  • Beira Alta
Centro:
  • Beira Litoral
  • Beira Baixa
  • Estremadura
  • Ribatejo
  • Centro e Alto Alentejo
Sul:
  • Baixo Alentejo
  • Algarve
 
  • Gosto
Reactions: Davidmpb e jonas_87


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Faço aqui uma sugestão um pouco radical que a mim me parece ser a mais óbvia, visto que actualmente na secção dos Seguimentos Meteorológicos faz-me confusão como as coisas estão organizadas. A sugestão passa por criar apenas 3 tópicos, sendo eles o seguimento a Norte, Centro e Sul.
Faz-me confusão ver seguimentos meteorológicos referentes a locais perto de Portalegre no tópico destinado ao Sul, sendo que Portalegre faz parte do centro e não Sul. Se Portalegre está mais a norte que Lisboa e Lisboa está dentro da secção Litoral-centro, faz mais sentido alterar esta disposição.

Para mim faz muito mais sentido a divisão ser feita da seguinte forma:
Norte:
  • Minho
  • Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Douro Litoral
  • Beira Alta
Centro:
  • Beira Litoral
  • Beira Baixa
  • Estremadura
  • Ribatejo
  • Centro e Alto Alentejo
Sul:
  • Baixo Alentejo
  • Algarve

A divisão foi feita tendo em conta a realidade climática do país...

Fará sentido juntar por exemplo a Beira Alta com o Minho?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Assim também não faz sentido Albufeira estar junto com Portalegre no mesmo tópico! :)

Poderá ser discutível, mas olha então para a tua proposta. Se não teria lógica estar junto com Albufeira (que até posso entender, embora não ache que sejam localidades climáticamente antagónicas) que sentido faria juntar Portalegre a Figueira da Foz?
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Poderá ser discutível, mas olha então para a tua proposta. Se não teria lógica estar junto com Albufeira (que até posso entender, embora não ache que sejam localidades climáticamente antagónicas) que sentido faria juntar Portalegre a Figueira da Foz?
Eu percebo esse ponto de vista. É certo que o interior e o litoral têm climas totalmente diferentes, tal como o norte, centro e sul. Mas seguindo essa comparação de climas, penso que para colocar todas as regiões do país com o mesmo clima num tópico, teriam que existir mais alguns tópicos que aqueles que existem. Visto que isso ia causar mais confusão (tal como cria confusão para mim o Seguimento destinado ao Sul), acho que faz mais sentido uma divisão baseada em províncias do que em clima. O clima muda e as regiões não.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Eu percebo esse ponto de vista. É certo que o interior e o litoral têm climas totalmente diferentes, tal como o norte, centro e sul. Mas seguindo essa comparação de climas, penso que para colocar todas as regiões do país com o mesmo clima num tópico, teriam que existir mais alguns tópicos que aqueles que existem. Visto que isso ia causar mais confusão (tal como cria confusão para mim o Seguimento destinado ao Sul), acho que faz mais sentido uma divisão baseada em províncias do que em clima. O clima muda e as regiões não.

Actualmente a divisão está feita recorrendo a um misto de divisão por distritos / divisão por similaridade climática, apenas no Sul (todo o Alentejo e Algarve) os distritos estão juntos devido há pouca participação nestas regiões.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Vou deixar uma pequena sugestão, de uma situação que existia, mas deixou de haver, que é a possibilidade de num determinado tópico se poder inserir a página a ver, de modo a quando se quiser ir por ex. a página 50 de um tópico já com 100, não ter de se andar de duas em duas páginas para lá chegar, ( a não ser que exista essa possibilidade e não consigo dar com ela ) ;).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Vou deixar uma pequena sugestão, de uma situação que existia, mas deixou de haver, que é a possibilidade de num determinado tópico se poder inserir a página a ver, de modo a quando se quiser ir por ex. a página 50 de um tópico já com 100, não ter de se andar de duas em duas páginas para lá chegar, ( a não ser que exista essa possibilidade e não consigo dar com ela ) ;).

É só mudar o número no URL da página onde estás.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Na questões dos seguimentos, podendo - se fazer pequenos ajustes em determinadas regiões, acho que a divisão só faz sentido se se fizer uma divisão baseada nas realidades climáticas.

Penso que a divisão atual faz sentido, talvez só com umas pequenas alterações, talvez o seguimento Litoral Norte se devesse restringir aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e 3/4 concelhos do extremo norte do distrito de Aveiro e talvez se criasse um seguimento só do Algarve.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Faço aqui uma sugestão um pouco radical que a mim me parece ser a mais óbvia, visto que actualmente na secção dos Seguimentos Meteorológicos faz-me confusão como as coisas estão organizadas. A sugestão passa por criar apenas 3 tópicos, sendo eles o seguimento a Norte, Centro e Sul.
Faz-me confusão ver seguimentos meteorológicos referentes a locais perto de Portalegre no tópico destinado ao Sul, sendo que Portalegre faz parte do centro e não Sul. Se Portalegre está mais a norte que Lisboa e Lisboa está dentro da secção Litoral-centro, faz mais sentido alterar esta disposição.

Para mim faz muito mais sentido a divisão ser feita da seguinte forma:
Norte:
  • Minho
  • Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Douro Litoral
  • Beira Alta
Centro:
  • Beira Litoral
  • Beira Baixa
  • Estremadura
  • Ribatejo
  • Centro e Alto Alentejo
Sul:
  • Baixo Alentejo
  • Algarve

Concordo e é uma sugestão que eu faço ao fórum, é alterar as secções do fórum, também me faz confusão Portalegre estar no tópico do sul e Setúbal ou mesmo Lisboa estar no centro.
Apenas uma pequeno exemplo:
EoNdOuI.png


A distância entre Setubal e Nisa em linha reta é de 154,08km e a distância de condução é de 239km sendo que Nisa bem mais a norte está no seguimento sul e Setubal está no centro. Outro exemplo que dou entre localidades perto é entre Coruche( distrito de Santarém) e Mora( distrito de Évora) onde a 1ª está no centro e a 2ª no tópico Sul.
Sei que não é fácil organizar as secções mas era bom que o Staff e os administradores revissem alguns critérios que me parecem pertinentes:).
Outra sugestão que deixo é criar mais ícones de animação como por exemplo um sol, ou neve a cair;)


 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,315
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Concordo e é uma sugestão que eu faço ao fórum, é alterar as secções do fórum, também me faz confusão Portalegre estar no tópico do sul e Setúbal ou mesmo Lisboa estar no centro.
Apenas uma pequeno exemplo:
EoNdOuI.png


A distância entre Setubal e Nisa em linha reta é de 154,08km e a distância de condução é de 239km sendo que Nisa bem mais a norte está no seguimento sul e Setubal está no centro. Outro exemplo que dou entre localidades perto é entre Coruche( distrito de Santarém) e Mora( distrito de Évora) onde a 1ª está no centro e a 2ª no tópico Sul.
Sei que não é fácil organizar as secções mas era bom que o Staff e os administradores revissem alguns critérios que me parecem pertinentes:).
Outra sugestão que deixo é criar mais ícones de animação como por exemplo um sol, ou neve a cair;)



concordo com o exemplo do Alto Alentejo que referiste, penso que Portalegre não fazia mal pertencer ao centro, mas o exemplo de Coruche e Mora não concordo porque assim mesmo fazendo as divisões ficava igual, porque havia localidades da parte inferior ou superior da divisão que ficava sempre próxima de outra localidade de outra divisão vizinha
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Davidmpb

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
concordo com o exemplo do Alto Alentejo que referiste, penso que Portalegre não fazia mal pertencer ao centro, mas o exemplo de Coruche e Mora não concordo porque assim mesmo fazendo as divisões ficava igual, porque havia localidades da parte inferior ou superior da divisão que ficava sempre próxima de outra localidade de outra divisão vizinha
Sim talvez tenhas razão, mas o que me faz confusão comparando por exemplo Coruche com Portalegre é que Portalegre fica mais a norte e fica no seguimento sul e Coruche fica mais a sul e fica no seguimento litoral centro e Coruche assim como o distrito de Santarém fica entre o litoral e o interior e o clima não difere muito do Alto Alentejo.
A minha proposta e vendo como os seguimentos estão, acho que faria mais sentido o distrito de Santarém e o distrito de Portalegre fazerem parte do interior centro.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Percebo o ponto de vista, geograficamente Portalegre fica bastante mais a Norte que Setúbal, isso é um facto. Mas sendo um forum de meteorologia, a divisão deve ser feita por climas. E acho que não há grandes dúvidas que, climaticamente, Setúbal tem um clima mais parecido com o de Leiria do que tem Portalegre (que fica a uma latitude semelhante a Leiria).

Relativamente à questão de Coruche e Mora, é um problema impossível de resolver, os concelhos localizados nas áreas limite têm climas semelhantes mas ficam em seguimentos diferentes.