Sugestões para o MeteoPT

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Ora aí está uma ideia que eu defendo... a colocação de algumas regras necessárias não deve servir de exclusão à participação nem à diferenciação de conhecimentos!
Apenas digo que pessoas que não têm grandes conhecimentos, sendo apenas meros interessados da meteorologia já colocaram posts e informação de grande valor em termos de previsão e alertas. Por outro lado mesmo muitas vezes não tendo acesso a toda a informação disponível brindam este forum com previsões e opiniões fundamentadas que vem enriquecer o debate em geral!

Quanto à discussão em geral acho que o sistema depressionário "Andrea" veio mostrar aquilo que vai bem e que vai menos bem neste forum como se calhar ainda não se tinha visto antes! Acho que é altura de reflectir e mudar um pouco. E a mudança passa por todos nós! Sendo autocritico, acho que num ou noutro post devia ter dito isto ou tirado aquilo, se calhar nao agi da melhor maneira neste ou naquele dia, assim como de manhã posso acordar bem ou mal disposto. Tento não transparecer isso aqui mas todos nós temos dias sim e dias não...

Como disse muito mais que regras (que também são necessárias) entendo que a mudança para melhor deste fórum passa por todos nós! Com seriedade mas também com boa disposição e uma certa "irreverência" que se for controlada e bem educada é, a meu ver, uma mais valia para esta comunidade! O MeteoPT sobreviveu, cresceu e é uma mais valia a nível Nacional, motivo de orgulho e de responsabilidade para todos nós! Façamos com que ainda nos possamos orgulhar mais no futuro!

Um grande bem haja! :thumbsup:





È só um aparte, o topico que eu me esqueci de mencionar no post que escrevi foi o do "previsões e alertas de abril de 2008"
Quanto ao do sistema depressionário andreia achei saudavel a discusão e as emoções acerca do referido sistema.
 


Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Caros Foristas,

Venho expressar a minha opinião sobre os "nomes" colocados às eventuais depressões que possam ocorrer no nosso território.

Será que isso nao irá criar algumas confusões para os inumeros de visitantes que visitam o forum nesses dias e que não estao a par desta iniciativa , acreditando que estes nomes sejam dados por entidades oficiais tipo as entidades que dão nomes aos furacões nos U.S.A?

A iniciativa parece-me bem mas tenho duvidas que possam provocar confusões ate mesmo associando-os com nomes de furacões quando for a altura deles e a comunicação social falar neles. Os visitantes que estão de passagem ao que casualmente entram no forum poderão pensar que a depressão ou tempestade de chamará " andrea" ou "Balbuina" etc.

Estes nomes penso que deveriam ser sinalizados sempre nos topicos como sendo um pseudónio dado pelo fórum.

Espero que isto não retire um pouco de credibilidade ao fórum ao levar um pouco isto para a fantasia.

O que acham?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga

Está lá o aviso logo na primeira mensagem do tópico da «Andreia».
Como no futuro vai haver uma página com a lista de nomes activos e passados, mete-se lá também o aviso mais visível.
Quanto à fantasia, não percebi. A ideia dos nomes está já a dar bastante jeito para referir determinada situação, e era esse o objectivo principal da iniciativa que teve uma adesão tão natural que até surpreende, quase parece que sempre fizemos isto. Primeiro estranha-se, depois entranha-se :)

Mas tens razão, convem que a explicação disto tudo esteja mais visivel para quem chegue aqui e nunca tenha ouvido falar do assunto.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Caros companheiros foristas!

Tão ou quicá mais importante que os nossos contributos para melhorar este fórum, é a opinião daqueles que, mesmo esporadicamente, nos visitam! neste propósito tive ocasião de falar com um amigo meu que visitou o site e expressou-me de forma sincera a sua opinião.
Eu já referi algures neste fórum que considero que o fórum está muito bem estruturado e nesse aspecto não alterava muito. De qualquer forma o que esse amigo me disse é que achava que a informação mais imediata, nomeadamente os nossos registos instantâneos se encontravam muito dispersos. O que esse meu amigo sugeriu era que houvesse de certa forma um local organizado de consulta de registos com fácil acesso onde os membros colocassem os seus valores (temperaturas, pluviosidade, etc..) de forma a serem facilmente consultáveis, sem andar à procura dentro de um tópico e ás vezes até em mais que um tópico.

Ora eu achei esta opinião pertinente, há quem diga que quem está fora não racha lenha, mas acho que como site que cumpre uma função, a meu ver, bem pública, devemos estar atento áquilo que pensam os nossos leitores. No entanto confesso que tenho muitas dúvidas em como implementar algo do género. Até porque falo por mim: Nem sempre posso participar no fórum, nem sempre coloco os dados em "real time"... e certamente que existem mais casos como o meu!

O forum está a ser alterado e constantemente temos novidades positivas, portanto surgirão certamente soluções e possíveis inovações! Deixo este ponto à discussão!

Saudações a todos!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
É uma boa ideia para implementar num futuro Portal do MeteoPT uma vez que, no fórum é estruturalmente e programaticamente difícil ter uma solução dessas.

É algo já pensado no futuro termos o nosso Wunderground ou Metoeclimatic para podermos registar as condições meteorológicas actuais para memória futura e fácil acesso aos dados. O primeiro passo já foi dado com a disponibilização de alojamento grátis para se colocarem informações sobre as nossas estações meteorológicas.

Obrigado pela sugestão.
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

Já tinha enviado uma mp ao vince a dizer o seguinte

Neste momento que já se está a dar mais importância ao seguimento das depressões, já com nome, com dois tópicos de seguimento, era possível criar um terceiro tópico de seguimento apenas para colocar fotografias e vídeos. isto porque a quantidade de mensagens é tão grande que é difícil acompanhar e ver tudo.

portanto ficava assim:

Seguimento - Sistema depressionário x

Previsões e Alertas - Sistema depressionário x

Fotografia e vídeo - Sistema depressionário x


achava também melhor apenas ser um mod ou admin a abrir o tópico de seguimento especial pois já está num outro nível, assim escusam de corrigir ou editar os post , para colocar a tal informação que tem de estar em cada seguimento.

um abraço
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
boas

Já tinha enviado uma mp ao vince a dizer o seguinte

Neste momento que já se está a dar mais importância ao seguimento das depressões, já com nome, com dois tópicos de seguimento, era possível criar um terceiro tópico de seguimento apenas para colocar fotografias e vídeos. isto porque a quantidade de mensagens é tão grande que é difícil acompanhar e ver tudo.

portanto ficava assim:

Seguimento - Sistema depressionário x

Previsões e Alertas - Sistema depressionário x

Fotografia e vídeo - Sistema depressionário x


achava também melhor apenas ser um mod ou admin a abrir o tópico de seguimento especial pois já está num outro nível, assim escusam de corrigir ou editar os post , para colocar a tal informação que tem de estar em cada seguimento.

um abraço

Foi criado na secção Fotografia/Portugal precisamente depois de teres falado nisso:
-> Sistema depressionário «Balduína» -16-20 Abril 2008
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
2) O tópico "Que tempo fará... ?'" é para quem não quer nada disso, não está aqui para aprender, nem nos seus piores pesadelos pensaria em aprender meteorologia, quer apenas saber se está neve em Andorra, se há um furacão em rota com a Lua de Mel, etc. Está-se nas tintas para a posição do Anticiclone só quer saber se chove ou não no baptizado e a posição do fotógrafo na Igreja. É uma filosofia diferente do tópico das previsões. E obviamente que isto não se destina aoas utilizadores que estão no forum com objectivos bem mais abrangentes.


Quando é que surje esse belo tópico ??
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
"Normais Climatológicas 1961-1990 vs 1971-2000"

Seria bom reunirmos as normais climatológicas para cada estação e a partir daí analisar as alterações a nível de temperatura e precipitação mensais e anuais.

Enfim, poder concluir se se tratam de tendências globais generalizadas, ou se por outro lado serão tendências locais com alguma justificação.

Detectar possíveis influências nas estações meteorológicas:

- Crescimento das cidades: potenciando o efeito estufa urbano
- Construção de novas barragens: potenciando a ocorrência de nevoeiros e amenizando o clima
- Desflorestação: potenciando uma menor evapotranspiração e consigo menor ocorrência de fenómenos convectivos locais
- Evolução arquitectural (forma, cor, envolvência) / planeamento urbanístico (espaços verdes, altura permitida para os edifícios, disposição geométrica dos edifícios, orientação das novas ruas e avenidas): Potenciando a menor ou maior exposição aos ventos dominantes.
- Alterações nos microclimas locais, não por alterações orograficas mas por alterações na incidência dos ventos dominantes, alterações no tipo de vegetação (invasão de espécies não autoctones) ou por substituição de floresta perene por folha caduca.

Seria bem interessante falarmos um pouco do que encontramos de diferente nas nossas regiões! Mas sem dados, é difícil.. O IM devia tornar alguns dados publicos, para bem da educação e da investigação.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Cá vai então a minha sugestão :).

Penso que seria uma boa ideia fazer um tópico para os "ranking's" em vez de se colocarem no tópico do seguimento...

Para que esse novo tópico não ficasse muito pesado, colocava-se o link para a imagem do ranking e o respectivo dia.

Em vez de se responder a esse tópico para colocar mais link's, editava-se a mensagem (neste caso o AnDré) para colocar por exemplo "dia 2 - link" e assim tornava-se menos cansativo procurar o dia X.

Apenas se respondia (mais uma vez uma tarefa para o AnDré:p) ao tópico para começar um outro mês.


Não sei se me expliquei muito bem, mas se tiverem alguma dúvida digam.


Será possível fazer isto???:huh:


ABRAÇO:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não sei se me expliquei muito bem, mas se tiverem alguma dúvida digam.

Será possível fazer isto???:huh:

ABRAÇO:thumbsup:

Hey *Dave*!

Acho que sim, explicaste-te bem.
De qualquer modo e para já as tabelas do ranking continuarão a ser colocadas no final de cada dia, dentro do seguimento meteorológico.
Para o futuro, estamos a estudar novas soluções. Mas obrigado pela sugestão.:thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Pessoal não chorem... Aproveitem o carnaval para se divertirem, vai ser um dia de sol e algum calor. Mas depois vêm os tempos de mudança, a partir do dia 26 (isto é, se os modelos continuarem assim...).

Se fosse um carnaval como um destes três :D :lmao: assim era pior, acreditem...

archives1994224120.png

Esta última, se ainda se chegou mais ao continente, deve ter feito uma festa:surprise:

Se calhar era um bom tema para um novo tópico:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Esta última, se ainda se chegou mais ao continente, deve ter feito uma festa:surprise:

Se calhar era um bom tema para um novo tópico:thumbsup:

Já tinha pensado nisso, em abrir um tópico onde se estudassem situações e modelos antigos, mas não sei se os moderadores / administradores deste fórum vão achar boa ideia... :unsure: