Sugestões para o MeteoPT



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Isso é normal num fórum como este, e ainda mais visível nesta área tão específica. Mas isso acontece em todas as comunidades online em maior ou menor escala, há sempre uma desproporção enorme entre o numero de membros inscritos e de participantes mais activos. Há sempre os membros ocasionais, mas eles não nos ocupam recursos e removê-los só nos dá trabalho. Além do mais, membros com actividade, nem se seja apenas um post, não se devem apagar num sistema devido às ramificações que esse membro tem na base de dados.

Como o fórum não é nenhum clube, associação ou partido onde se paguem cotas, também não interessa a limpeza de ficheiros ou cadernos, se não nos ocupa recursos também não vale a pena remove-los, é sempre bom ter um contacto mesmo que antigo e ocasional com membros mesmo que não participantes, às vezes precisamos de mandar mensagens a eles. Nesse aspecto deve pensar-se como no marketing, nenhuma empresa deve destruir um contacto (cliente) já feito pois custa muito mais arranjar um novo do que manter um existente, pelo que apagar voluntariamente um membro seria do ponto de vista estratégico ou de gestão um erro e nós nunca o faremos. E também nunca transformaremos o MeteoPt num clube de acesso restrito, outro grande erro que agora não interessa explicar o porquê. Porque o MeteoPT na verdade são vários MeteoPt's, há um meteopt que tem um núcleo activo mas reduzido de participantes, há um outro meteopt com os seus quase 2000 membros a grande maioria sem participação mas visita regular, e ainda há um outro meteopt visitado mais de 100 mil vezes todos os meses. Cada pessoa escolhe o MeteoPT que quiser.

De qualquer forma, nestas alturas meteorologicamente fracas o Meteopt não vai assim tão mal como poderá parecer, há que pôr as coisas na devida perspectiva, isto é um fórum de meteorologia e somos um país pequeno e Portugal não é propriamente um paraíso de fenómenos meteorológicos, antes pelo contrário.

Olhemos por exemplo para o gigante Meteored na Espanha que tem 9 anos de vida e 10 mil membros num país com quase 5 vezes mais população. Nós temos apenas 3 anos e meio e temos 2000 membros num quinto da população. O tópico de Análises do Meteored no mês de Março tem 8 mensagens, o nosso tem 24 mensagems. No Meteored o tópico de discussão de modelos tem 528 mensagens, o nosso tem 828 mensagens. Curioso não ? A leitura que faço é que em época baixa, tempo monótono, a nossa base regular é mais dedicada.

Eu também gostava que existisse mais participação mas não posso apontar uma arma à cabeça das pessoas e obrigá-las a participar :D A realidade da meteorologia é esta, a dimensão do nosso país é a que sabemos, e como demonstrei mais acima, proporcionalmente até nem estamos nada mal comparados a outras comunidades similares muito maiores existentes noutros países.

Face à nossa realidade como país, face ao tema e face à sua curta existência, comparando todos os dados a que temos acesso, toda esta comunidade do MeteoPt pode orgulhar-se do que é hoje, mesmo que por vezes nestas alturas de tempo monótono as coisas pareçam demasiado calmas. Mas na meteorologia é mesmo assim, aqui e em qualquer outro lado. Um fórum de meteorologia tropical vê-se em grandes dificuldades em manter a maquina a funcionar se existir um furacão e por outro lado fica meses e meses às moscas fora da época. Nós aqui também temos os altos e baixos, cai um nevão no Porto e Minho ou há umas inundações em Lisboa e entram milhares de pessoas de repente e mandam tudo abaixo, ou passam-se semanas com anticiclone e pouca participação. É a vida, é mesmo assim. Sem dramas. Não é defeito, é feitio destas comunidades.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Comunidade silenciosa? Sendo assim qual seria o critério para mim que só tenho 473 posts? Nós somos uma comunidade numerosa e cada um participa, lê ou escreve conforme o tempo de que dispõe. Eu gosto deste forum, porque é livre, aberto e não perde tempo medir-se a si próprio. :D
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Cada organização tem a sua estratégia e quem a estabelece são os seus administradores. Este Fórum não tem fins lucrativos, não está necessariamente sujeito às regras do mercado, mas enquadra-se na nossa sociedade e acaba por se confrontar com a competitividade dos nossos dias, até a nível internacional.

Em comparação com o Meteored espanhol, verifica-se, conforme o Vince sublinhou, uma performance superior e acrescento até que o entusiasmo de quem aqui participa também ultrapassa o de nuestros hermanos.:thumbsup:

Ou seja, estamos bem enquadrados no "mercado" e quero aqui deixar uma palavra de louvor e de estima aos nossos administradores e moderadores pelo seu trabalho e capacidades demonstrados.

Em relação a uma eventual maior exigência na admissão/eliminação de membros, compreendo as razões pelas quais não será conveniente alterar o actual status quo, se nos fica mais oneroso eliminar um membro do que mantê-lo activo, a decisão parece óbvia.;)

A verdade é que a nossa responsabilidade tem aumentado, em quase todos os tópicos o número de visitantes ultrapassa largamente o número de membros, sinal do interesse pelo que aqui se debate, se apresenta e explica.

De qualquer forma, estas e outras reflexões podem contribuir para o agitar das consciências de quem aqui está e de quem por aqui passa, no sentido de não se limitarem a assistir mas também de participar, que é isso que a vida nos ensina...:)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Comunidade silenciosa? Sendo assim qual seria o critério para mim que só tenho 473 posts? Nós somos uma comunidade numerosa e cada um participa, lê ou escreve conforme o tempo de que dispõe. Eu gosto deste forum, porque é livre, aberto e não perde tempo medir-se a si próprio. :D

Para esclarecer definitivamente o meu ponto de vista, só acho estranho alguém se registar e ter depois uma participação activa de 0 (ZERO) Posts! E não são tão poucos quanto isso...Lógico que tudo que seja > 0, por definição é positivo e aí faz todo o sentido que permaneçam e participem dentro das suas possibilidades e interesses.:thumbsup:

Mas o Vince já esclareceu e bem a estratégia de desenvolvimento e consolidação do nosso Fórum e da minha parte aceito a sua lógica e não irei levantar mais esta questão:)
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Há sempre os membros ocasionais, mas eles não nos ocupam recursos e removê-los só nos dá trabalho. Além do mais, membros com actividade, nem se seja apenas um post, não se devem apagar num sistema devido às ramificações que esse membro tem na base de dados.


Olá Vince
Compreendo isso perfeitamente, mas…,
Ao ter colocado o meu último post sobre o assunto, hesitei em divulgar uma informação que perante o fórum poderá eventualmente não surtir grande efeito, contudo a meu ver, penso que poderá ser alvo de um esclarecimento, visto que se trata de uma situação diferente.
Refiro-me ao ex-membro Luca, o Luís Carlos, que desde o dia 1 de Março já não está entre nós. Falecido neste dia, devido a um acidente de viação quando se deslocava para sua casa após um dia normal de trabalho.
Perdi um colega de serviço mas acima de tudo perdi um grande amigo e por tanto sentir a sua morte, até há bem pouco tempo não me sentia bem ao ponto de divulgar tal informação. As minhas sinceras desculpas por isso.
Assim, pergunto se diante deste caso em particular não seria mais sensato remover a sua mesmo que breve actividade e claro a sua inscrição neste fórum?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Olá Vince
Compreendo isso perfeitamente, mas…,
Ao ter colocado o meu último post sobre o assunto, hesitei em divulgar uma informação que perante o fórum poderá eventualmente não surtir grande efeito, contudo a meu ver, penso que poderá ser alvo de um esclarecimento, visto que se trata de uma situação diferente.
Refiro-me ao ex-membro Luca, o Luís Carlos, que desde o dia 1 de Março já não está entre nós. Falecido neste dia, devido a um acidente de viação quando se deslocava para sua casa após um dia normal de trabalho.
Perdi um colega de serviço mas acima de tudo perdi um grande amigo e por tanto sentir a sua morte, até há bem pouco tempo não me sentia bem ao ponto de divulgar tal informação. As minhas sinceras desculpas por isso.
Assim, pergunto se diante deste caso em particular não seria mais sensato remover a sua mesmo que breve actividade e claro a sua inscrição neste fórum?

Embora a tua questão não seja dirigida a mim, não posso de maneira nenhuma deixar de te dizer que sinto muito pelo sucedido... Sei (infelizmente) bem o que isso custa...

Numa comunidade com 2000 membros (e a aumentar) este tipo de situação pelas leis da nossa frágil existência vai certamente acontecer e todos nós iremos perdendo colegas foristas ao longo do caminho pelo único motivo certo que temos na vida. Ainda recentemente o fórum sentiu com pesar a perda do membro grannevada... No caso dele, o registo ficou activo até pelo arquivo que foi sendo partilhado por ele ao longo do tempo e pelas participações posteriores de sua esposa. No entanto acho que cada caso é um caso e essa gestão de registos será certamente atendida pela administração do fórum...

Mas mais importante que isso neste momento e mesmo não conhecendo pessoalmente a pessoa em causa:
Descansa em paz Luca, onde quer que estejas :(
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Depois de uma ausência de vários dias é que muita pena que vejo a partida inesperada e involuntária de mais um membro do MeteoPT. As mais sinceras condolências à família e em especial a ti Loureso.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá Vince
Compreendo isso perfeitamente, mas…,
Ao ter colocado o meu último post sobre o assunto, hesitei em divulgar uma informação que perante o fórum poderá eventualmente não surtir grande efeito, contudo a meu ver, penso que poderá ser alvo de um esclarecimento, visto que se trata de uma situação diferente.
Refiro-me ao ex-membro Luca, o Luís Carlos, que desde o dia 1 de Março já não está entre nós. Falecido neste dia, devido a um acidente de viação quando se deslocava para sua casa após um dia normal de trabalho.
Perdi um colega de serviço mas acima de tudo perdi um grande amigo e por tanto sentir a sua morte, até há bem pouco tempo não me sentia bem ao ponto de divulgar tal informação. As minhas sinceras desculpas por isso.
Assim, pergunto se diante deste caso em particular não seria mais sensato remover a sua mesmo que breve actividade e claro a sua inscrição neste fórum?

Já o havia dito em Março, via mensagem privada, mas mais uma vez as minhas condolências perante o sucedido.

Cada membro faz parte deste fórum para sempre.
Mesmo já não estando entre nós, teve história por cá, interagiu com outros membros e isso conta sempre.
No recente caso do GranNevada, há cerca de um ano falecido, os seus vastos registos jamais seriam apagados, devido à preciosidade que constituem.
Por isso, muitos de nós pensamos que não é lógico apagar o registo dos membros que tivemos por cá, mas é claro que, como amigo dele, podes ter uma opinião mais fundamentada acerca disso e falar com a administração do fórum.

Descansa em paz, Luca. :(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olá Vince
Compreendo isso perfeitamente, mas…,
Ao ter colocado o meu último post sobre o assunto, hesitei em divulgar uma informação que perante o fórum poderá eventualmente não surtir grande efeito, contudo a meu ver, penso que poderá ser alvo de um esclarecimento, visto que se trata de uma situação diferente.
Refiro-me ao ex-membro Luca, o Luís Carlos, que desde o dia 1 de Março já não está entre nós. Falecido neste dia, devido a um acidente de viação quando se deslocava para sua casa após um dia normal de trabalho.
Perdi um colega de serviço mas acima de tudo perdi um grande amigo e por tanto sentir a sua morte, até há bem pouco tempo não me sentia bem ao ponto de divulgar tal informação. As minhas sinceras desculpas por isso.
Assim, pergunto se diante deste caso em particular não seria mais sensato remover a sua mesmo que breve actividade e claro a sua inscrição neste fórum?

É como o Daniel Vilão diz.
Há mensagens que são preciosidades. E significam também empenho.
A actividade do Luca foi breve aqui no fórum, mas ainda teve tempo para deixar um simples gesto de dedicação à meteorologia aqui.
Seria injusto apagar o seu trabalho.

Os meus sentimentos à família e amigos do Luca.
Um forte abraço, Loureso.
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Já o havia dito em Março, via mensagem privada, mas mais uma vez as minhas condolências perante o sucedido.

Cada membro faz parte deste fórum para sempre.
Mesmo já não estando entre nós, teve história por cá, interagiu com outros membros e isso conta sempre.
No recente caso do GranNevada, há cerca de um ano falecido, os seus vastos registos jamais seriam apagados, devido à preciosidade que constituem.
Por isso, muitos de nós pensamos que não é lógico apagar o registo dos membros que tivemos por cá, mas é claro que, como amigo dele, podes ter uma opinião mais fundamentada acerca disso e falar com a administração do fórum.

Descansa em paz, Luca. :(

Olá
Esta minha solicitação apenas se baseou no que senti, quando por acaso, acedi a um tópico onde o Luca participou; como é óbvio nunca é uma situação agradável pelo menos para mim que lidei bem de perto com a pessoa em causa.
Percebo que talvez esteja a atribuir uma dimensão um pouco atípica a esta situação e como tal respeito qualquer que seja a decisão a ser tomada.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Talvez se possa criar uma secção própria para membros infelizmente falecidos, onde se mantenham as suas contribuições e se respeite a sua memória. Doutra forma, que é o meu caso, arriscamo-nos a nem dar conta desses penosos acontecimentos.:(

Aproveito para enviar os meus pêsames aos familiares e amigos dos membros já desaparecidos, em especial a ti, Loureso.
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Talvez se possa criar uma secção própria para membros infelizmente falecidos, onde se mantenham as suas contribuições e se respeite a sua memória. Doutra forma, que é o meu caso, arriscamo-nos a nem dar conta desses penosos acontecimentos.:(

Aproveito para enviar os meus pêsames aos familiares e amigos dos membros já desaparecidos, em especial a ti, Loureso.

Muito obrigado a todos.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
E se criássemos um canal no Youtube totalmente dedicado ao nosso fórum onde estivessem presentes TODOS os vídeos feitos pelos membros?

Um canal do tipo Discovery Channel ou National Geographic (para terem uma ideia :p).