Superlua da noite de 5/6 Maio 2012

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na próxima madrugada vamos ter a chamada "Superlua".

KlQyn.gif


A órbita da Lua não é uma circunferência, é uma elipse. Quando a Lua nessa elipse está mais próxima da Terra está no Perigeu, quando se encontra mais afastada da Terra está no Apogeu.

E quando está no Perigeu e coincide com uma Lua cheia, chama-se a isso uma "Superlua", que é o que sucederá na próxima madrugada. Esta noite e a próxima serão uma excelente oportunidade para fotografar o nosso satélite natural, desde que não haja nuvens claro.

Nada de muito extraordinário a olho nu perante qualquer outra boa Lua Cheia, muito menos aqueles relatos exagerados que aparecem por vezes naqueles emails estúpidos que habitualmente circulam nestas alturas. Mas de facto a Lua nestas alturas está "maior" (14% mais próxima no perigeu) e mais brilhante ( 30% mais brilhante quando coincide a Lua cheia com o perigeu). E estes eventos são sobretudo ocasiões em que aproveitamos para perder algum do nosso tempo para olhar ou fotografar mais atentamente o nosso satélite natural.

Especialmente bonitas são as fotos com tele-objectivas que registem o nascer da Lua sobre um monte, por exemplo com árvores, casas e/ou pessoas de fundo para dar uma noção de escala. E ilusão óptica também, as tele-objectivas são excelentes para isso.

O pico da Lua cheia será na próxima madrugada às 04h35, mas as melhores fotos são do nascer da Lua, pois a própria terra/atmosfera criam uma ilusão óptica.

A Lua hoje nasce por volta das 20:14 em Lisboa, aos 113° (Este-Sudeste), talvez haja demasiada luz a essa hora. Amanhã será outra oportunidade, nascerá por volta das 21:28, aos 117° (Este-Sudeste).

Quem tiver umas boas tele-objectivas, e precise de dicas de como preparar convenientemente esse registo, perguntem aqui. Obter daquelas boas fotos que aparecem nestas alturas e que nos fazem abrir as bocas de espanto, exigem planeamento meticuloso, mas coisas como o Google Earth hoje em dia ajudam bastante.

Pelas previsões, hoje haverá mais abertas do que amanhã. Boas observações e boa sorte a todos.


 
Editado por um moderador:


Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Dicas como Fotografar a Lua
Dependemos exclusivamente de nosso Astro para o sucesso, talvez aí esteja a maior dificuldade em conseguir fotos espectaculares. Nem sempre dá para tirar fotos da Lua, pois ela precisa estar de uma certa forma “preparada” para as fotos.

A parte da Lua:
1.Lua cheia é mais fácil, quanto maior o tamanho dela e mais perto, melhor;
2.Se a Lua estiver muito brilhante, vai ser mais fácil tirar as fotos, mas não vai sair com muitos detalhes. Portanto: nem muito clara e nem muito escura;
3.Sem as nuvens na frente ou com nuvens, tente explorar cada uma das situações, lembre-se, não existe condição não favorável, sua imaginação está aí para isso, use-a;
4.Mesmo assim, o que eu quero dizer com esses 3 itens é justamente o que eu disse no primeiro parágrafo, ou seja, nem sempre que dá para tirar boas fotos


A sua parte:
1.Tenha paciência, se estiver sem tripé tire fotos no modo burst;
2.Um tripé é recomendado, mas dá para tirar boas fotos sem ele;
3.Utilize a lente com maior distância focal que você tiver (70mm a 300mm).

A parte da câmara:
1.ISO100 ou ISO200, evite passar disso para não granular a textura da superfície da Lua;
2.Diafragma fechado, f/16 ou f/22 (por isso eu recomendo o uso do tripé), o diafragma fechado vai garantir os detalhes;
3.Estando estes 2 parâmetros fixados, mexa no tempo de exposição e veja o resultado, é um pouco de tentativa e erro mesmo no início; você não tem parâmetro de comparação nenhum porque o fotômetro não irá ajudar muito, pois existe um breu e uma claridade muito forte, então quando ele fizer a média, não vai acertar 100%. O que você pode fazer é configurar o fotômetro para Spot, de forma que ele não faça a média por um todo, mas mesmo assim aconselho a não guiar-se muito pelo fotômetro;
4.Coloque para tirar em RAW

A parte da pós produção (Lightroom e Photoshop):
1.Caso o céu não tenha saído preto, adicione um pouco de blacks, pois isso irá facilitar todo o trabalho de manipulação, tornando os elementos céu e Lua mais simples;
2.Dê uma esquentada nos tons da foto, a Lua um pouco amarelada é sempre mais bonita, excepto que você queira transmitir uma imagem natural;
3.Fora isso, não mexa muito, mas sinta-se a vontade para fazer ajustes no contraste e no brilho, tomando cuidado para que o céu não deixe de ser preto.

Algumas fotos tiradas da net:













 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Ver se tiro alguma de jeito, a minha tele é que está estragada, não posso fechar o diafragma, sempre presa na abertura máxima :angry:

Só um reparo, quem tiver sensores APS-C e usar aberturas muito pequenas vai causar difracção de luz, a abertura com mais detalhe ronda os f/12, menos que isso e começa a perder detalhe, F/22 por exemplo tem menos detalhes.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Boas ao fim de alguma espera as Cumulostupidas lá deram uma pequena trégua e lá consegui tirar algumas fotos desta super lua;)

61MNP.jpg


xte0X.jpg




Este hallo que se Vê nesta foto é devido ás nuvens!
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Fotos fantásticas. Eu ainda tentei ver mas, como disseram acima, os cumulostupidos não deixaram; bloqueavam o céu a Este.

Edited (06 Maio 2012)

Hoje já pude ver o nascer da lua. Bem grande e amarela/laranja. Apesar de já não se encontrar no perigeu.