Na próxima madrugada vamos ter a chamada "Superlua". A órbita da Lua não é uma circunferência, é uma elipse. Quando a Lua nessa elipse está mais próxima da Terra está no Perigeu, quando se encontra mais afastada da Terra está no Apogeu. E quando está no Perigeu e coincide com uma Lua cheia, chama-se a isso uma "Superlua", que é o que sucederá na próxima madrugada. Esta noite e a próxima serão uma excelente oportunidade para fotografar o nosso satélite natural, desde que não haja nuvens claro. Nada de muito extraordinário a olho nu perante qualquer outra boa Lua Cheia, muito menos aqueles relatos exagerados que aparecem por vezes naqueles emails estúpidos que habitualmente circulam nestas alturas. Mas de facto a Lua nestas alturas está "maior" (14% mais próxima no perigeu) e mais brilhante ( 30% mais brilhante quando coincide a Lua cheia com o perigeu). E estes eventos são sobretudo ocasiões em que aproveitamos para perder algum do nosso tempo para olhar ou fotografar mais atentamente o nosso satélite natural. Especialmente bonitas são as fotos com tele-objectivas que registem o nascer da Lua sobre um monte, por exemplo com árvores, casas e/ou pessoas de fundo para dar uma noção de escala. E ilusão óptica também, as tele-objectivas são excelentes para isso. O pico da Lua cheia será na próxima madrugada às 04h35, mas as melhores fotos são do nascer da Lua, pois a própria terra/atmosfera criam uma ilusão óptica. A Lua hoje nasce por volta das 20:14 em Lisboa, aos 113° (Este-Sudeste), talvez haja demasiada luz a essa hora. Amanhã será outra oportunidade, nascerá por volta das 21:28, aos 117° (Este-Sudeste). Quem tiver umas boas tele-objectivas, e precise de dicas de como preparar convenientemente esse registo, perguntem aqui. Obter daquelas boas fotos que aparecem nestas alturas e que nos fazem abrir as bocas de espanto, exigem planeamento meticuloso, mas coisas como o Google Earth hoje em dia ajudam bastante. Pelas previsões, hoje haverá mais abertas do que amanhã. Boas observações e boa sorte a todos.
Dicas como Fotografar a Lua Dependemos exclusivamente de nosso Astro para o sucesso, talvez aí esteja a maior dificuldade em conseguir fotos espectaculares. Nem sempre dá para tirar fotos da Lua, pois ela precisa estar de uma certa forma “preparada” para as fotos. A parte da Lua: 1.Lua cheia é mais fácil, quanto maior o tamanho dela e mais perto, melhor; 2.Se a Lua estiver muito brilhante, vai ser mais fácil tirar as fotos, mas não vai sair com muitos detalhes. Portanto: nem muito clara e nem muito escura; 3.Sem as nuvens na frente ou com nuvens, tente explorar cada uma das situações, lembre-se, não existe condição não favorável, sua imaginação está aí para isso, use-a; 4.Mesmo assim, o que eu quero dizer com esses 3 itens é justamente o que eu disse no primeiro parágrafo, ou seja, nem sempre que dá para tirar boas fotos A sua parte: 1.Tenha paciência, se estiver sem tripé tire fotos no modo burst; 2.Um tripé é recomendado, mas dá para tirar boas fotos sem ele; 3.Utilize a lente com maior distância focal que você tiver (70mm a 300mm). A parte da câmara: 1.ISO100 ou ISO200, evite passar disso para não granular a textura da superfície da Lua; 2.Diafragma fechado, f/16 ou f/22 (por isso eu recomendo o uso do tripé), o diafragma fechado vai garantir os detalhes; 3.Estando estes 2 parâmetros fixados, mexa no tempo de exposição e veja o resultado, é um pouco de tentativa e erro mesmo no início; você não tem parâmetro de comparação nenhum porque o fotômetro não irá ajudar muito, pois existe um breu e uma claridade muito forte, então quando ele fizer a média, não vai acertar 100%. O que você pode fazer é configurar o fotômetro para Spot, de forma que ele não faça a média por um todo, mas mesmo assim aconselho a não guiar-se muito pelo fotômetro; 4.Coloque para tirar em RAW A parte da pós produção (Lightroom e Photoshop): 1.Caso o céu não tenha saído preto, adicione um pouco de blacks, pois isso irá facilitar todo o trabalho de manipulação, tornando os elementos céu e Lua mais simples; 2.Dê uma esquentada nos tons da foto, a Lua um pouco amarelada é sempre mais bonita, excepto que você queira transmitir uma imagem natural; 3.Fora isso, não mexa muito, mas sinta-se a vontade para fazer ajustes no contraste e no brilho, tomando cuidado para que o céu não deixe de ser preto. Algumas fotos tiradas da net:
Ver se tiro alguma de jeito, a minha tele é que está estragada, não posso fechar o diafragma, sempre presa na abertura máxima Só um reparo, quem tiver sensores APS-C e usar aberturas muito pequenas vai causar difracção de luz, a abertura com mais detalhe ronda os f/12, menos que isso e começa a perder detalhe, F/22 por exemplo tem menos detalhes.
Boas ao fim de alguma espera as Cumulostupidas lá deram uma pequena trégua e lá consegui tirar algumas fotos desta super lua Este hallo que se Vê nesta foto é devido ás nuvens!
Não a apanhei a nascer, cá vai a tipica foto Quando estou na aldeia é bem mais favorável para a apanhar a nascer, por trás das serras (Açor ou Estrela). Em Agosto de 2010 apanhei-a assim:
Mais um, só a vi quando já estava muito alta e não dava para enquadrar com outros objectos no chão, estava o céu completamente limpo menos a Este... Fotos fixes
Fotos fantásticas. Eu ainda tentei ver mas, como disseram acima, os cumulostupidos não deixaram; bloqueavam o céu a Este. Edited (06 Maio 2012) Hoje já pude ver o nascer da lua. Bem grande e amarela/laranja. Apesar de já não se encontrar no perigeu.
Pois... Esta foto foi tirada de Lisboa para o Montijo. Repare-se na intensidade da luz e no reflexo na água.