Que telescópio (spotting scope) me recomendam para acoplar numa nikon D60 ? Orion Terra 18-36x60mm WP Zoom Orion GoScope 350 Ou estes dois( mas já saem fora do orçamento)… Orion Dakota 20-60x62 Zoom Orion Arcadia 20-60x78mm Zoom Mas estou mais inclinado para os dois primeiros pelo preço…. Todos de encontram em http://www.gem51.com/ Obrigado.
No meu tempo tinha que se resolver primeiro o problema de acopolar a máquina a um telescópio... 4 tipos de obter uma foto: - no foco primário (usando como única objectiva a do telescópio) - ampliação "afocal" (ocular do telescópio mais objectiva da câmara) - ampliação com ocular (sem a objectiva da câmara) - ampliação "negativa" (com a lente de barlow, mas sem ocular do telescópio nem objectiva da câmara) Há uma peça que é chamada de "anel de ligação" que serve para unir a máquina ao corpo do telescópio...
Tens de ter em consideração que os refractores que mencionas não são corrigidos ao nível da aberração cromática. A aberração acromática resulta essencialmente do facto de a lente simples se comportar como um prisma, decompondo a luz branca nas suas cores componentes,as cores do arco-íris. Originando deficiências (aberrações) na imagem final, tirando a nitidez e contraste á imagem. Este tipo de equipamentos são os refractores acromáticos, são os mais comuns pelo preço relativamente baixo. Dentro deste tipo há um equipamento a ter em atenção: ShorTube 80 - www.gem51.com - www.bs-astro.com Nas duas lojas o cod de pesquisa é o 9948. São a ter em consideração pela relação qualidade/preço. Quanto aos Zoom, sou um pouco contra este tipo de sistema, torna as imagens mais escuras (é a minha opinião ). Quanto ao adaptador para a Nikon D60, se o focador tiver rosca T macho na ponta, com cerca de 20€ fazes a festa, se não tiver +/- 35€. Boas compras
Obrigado pela explicação jpmartins. Podes me dizer se no Orion ShortTube 80mm a distancia focal é de 400mm. Esta distancia é igual á distancia medida pelas objectivas de uma câmara fotográfica ou o zoom é diferente? Obrigado.
Sim a distância de focal é de 400mm no ShortTube. Podes trabalhar o zoom usando um adaptador (telextensor) que permite usar uma ocular no seu interior. O telextensor vai fazer ligação entre o telescópio e o adaptador para a D60. Este adaptador permite usar oculares de diferentes distâncias focais, e variar assim o zoom. Oculares zoom não vou muito com elas Não sei se me fiz entender.
Mas o zoom de um telescopia é igual as objectivas de uma câmaras fotográfica? Por exemplo numa objectiva som o máximo de 300mm o zoom não é grande coisa...
Sim, por isso é que falei no telextensor. Se tiveres um refractor de 400mm e usares uma ocular de 10 mm, ficas logo com uma ampliação de 40x. Mas se queres "poder de ampliação" neste caso recomendo um catadrióptico, do tipo C90 Mak com 1200 mm de distância focal. Há duas situações a ponderar, refractores com grande distância focal, são equipamentos grandes e pesados, o que os torna pouco práticos para a observação terrestre e necessitam de bons tripés. A segunda situação é que para conciliares equipamentos de grande focal e compactos, os preços sobem bastante que são o caso então dos catadriópticos.
Orion Terra 18-36x60mm WP Zoom Mas este nao diz qual a distancia focal, como sei qual é o seu zoom? http://www.gem51.com/verproduto.php?id=1469&fam1=6&fam2=61