Telescópios e lentes de cameras

Tópico em 'Técnica e Equipamentos' iniciado por Ana Isabel 3 Ago 2018 às 01:30.

  1. Ana Isabel

    Ana Isabel
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    23 Mar 2015
    Mensagens:
    17
    Local:
    Cascais
    Olá.. alguém me pode explicar se existe alguma forma de comparar a distância focal das lentes dos telescópios com as distâncias focais das lentes das cameras em formato de 35 mm e desta forma eu poder saber qual a distância focal dos telescópios?
    Obrigada
     
  2. fhff

    fhff
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    8 Jan 2010
    Mensagens:
    475
    Local:
    Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
    Boa tarde,
    Não sei se percebi bem a pergunta. A distância focal do telescópio é própria de cada telescópio e dada nas sua especificações técnicas. Quando usa uma máquina fotográfica acoplada é como se o telescópio fosse uma lente como outra qualquer. O que muda é o tamanho do campo de visão, que será maior ou menor consoante o tamanho do sensor da máquina.
    Espero ter ajudado.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    Ana Isabel gostou disto.
  3. Ana Isabel

    Ana Isabel
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    23 Mar 2015
    Mensagens:
    17
    Local:
    Cascais
    Boa tarde. Sim, ajudou me um pouco, obrigada. A minha dúvida é em relação à distância focal dos telescópios... e entendo que cada um tem a sua distância focal diferente pois a lente varia de um telescópio para outro... no entanto tal como na fotografia ou video as lentes têm uma distância focal e temos parâmetros de referência mesmo quando o tamaho do sensor da camera é diferente... quer seja 6, 12, 18, 24 ou 36mm é possível saber sempre qual a verdadeira distância focal no formato 35mm independentemente do fator crop de cada sensor...
    Será que nos telescópios se usa a mesma referência, em termos de 35mm para se saber qual a verdadeira distância focal? Porque as magnificações de 50x 100x ou até muito mais eu não compreendo e também não me sei fazer entender para perguntar de uma maneira mais clara...
    Obrigada, fhff
     
  4. fhff

    fhff
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    8 Jan 2010
    Mensagens:
    475
    Local:
    Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
    Nos telescópios não se usa a referência dos 35 mm.
    Como disse, o factor sensor (factor crop) é importante para a definição do campo de visão, que influencia que tipo de objectos poderemos fotografar, e não da ampliação. Aconselho a consulta do link em baixo (simulador FOV).
    Este simulador é interessante pois permite verificar qual o FOV (Field of view) em função do telescópio (distância focal), da máquina fotográfica (tamanho do sensor) e do objecto que se quer observar (escolher no "Targets").
    Ou seja, conseguimos simular o que a máquina fotográfica consegue "apanhar" com imagens de objectos astronómicos reais.

    http://www.skyatnightmagazine.com/astronomy-field-view-calculator

    Ou seja, como exemplo, se usarmos uma câmara crop (1,5 x) e um telescópio de 500 mm de focal, para termos um FOV igual em 35 mm precisávamos de um telescópio de 750 mm de focal (1,5 x 500).

    Estamos a falar de fotografar através do foco primário, ou seja em que a lente é o tubo do telescópio.
    Também podemos fotografar usando a projecção de uma ocular. Nesse caso a distância focal e a ampliação dependem da ocular utilizada e da distância da ocular ao sensor da máquina.

    Em relação às ampliações, estas dependem da ocular que se está a usar. Ampliação = Distância focal do telescópio (fixa) / distância focal da ocular

    Espero ter ajudado.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    Thomar e Ana Isabel gostaram disto.
  5. Ana Isabel

    Ana Isabel
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    23 Mar 2015
    Mensagens:
    17
    Local:
    Cascais
    Obrigada, agora sim fiquei muito mais esclarecida, e com a sua explicação penso que as poucas dúvidas com que ainda fiquei já serão mais fáceis de entender com o link que enviou. Muito obrigada pela sua ajuda :)
     
    Thomar e fhff gostaram disto.

Partilhar esta Página